quarta-feira, julho 11, 2007

Rosa, a cor da moda!


Numa altura em que se discute calorosamente a nova camisola alternativa do Benfica 2007/08, ou melhor a cor em questão vou falar sobre (muito provavelmente) a primeira equipa que utilizou tal cor.
Ora, este pode ser um assunto novo de discussão em Portugal mas, em 1897 la più bella squadra - a Juventus, é fundada e adopta como equipamento oficial camisola rosa e calção preto.
Em 1903 um senhor inglês de nome Savage que vivia em Turim e era negociante de tecidos, maravilhado com a ascensão meteórica da Juventus em Itália propôs que se mandasse vir um novo equipamento, mais moderno e completo, e para isso usou os seus contactos no seu país natal mais propriamente em Nottingham.
O responsável da fábrica têxtil ao ver o equipamento que lhe fora enviado como modelo, pensou que o rosa tivesse desbotado do branco e notando algumas semelhanças com o equipamento do seu clube que era preto e branco listado na vertical, produziu um novo equipamento para enviar para Turim com essas cores. Imagine-se a cara de espanto quando os responsáveis da Juve abrem a encomenda vinda de Inglaterra... passada a desilusão inicial não tiveram outro remédio senão adoptar a camisola bianconera como novas cores oficiais da squadra e até deu sorte porque dois anos depois festejavam o seu primeiro scudetto italiano.
Não se pense que a camisola rosa passou à história, manteve-se como equipamento alternativo, sendo hoje a terceira camisola oficial.
Em 1997 foi produzida uma camisola especial para festejar o centenário como se pode ver na foto em cima. Na outra foto, Nedved, Buffon e Del Piero, os três grandes símbolos da Juve, exibem a camisola rosa da época 2003/04.
Acho portanto que o Benfica fez uma boa escolha, já que a nova camisola é muito bonita e não há comparação possível com outras usadas num passado recente como foram uma cinzenta ou uma amarela...

Sem comentários: