quinta-feira, fevereiro 21, 2008

Impossible is nothing!

O meu primeiro contacto a sério com o Rugby deu-se durante a fase final do Mundial de 1995 realizado na África do Sul e fiquei absolutamente maravilhado com as perfomances de um jovem jogador neozelandês que se tornou o maior fenómeno de sempre do mundo oval! Recordo-me em especial do jogo dos 1/4 de final dessa prova em que o fantástico ala all black de seu nome Jonah Lomu converteu 4 ensaios frente à poderosa Inglaterra algo que ninguém conseguia fazer desde 1905! Depois dessa partida todos os holofotes se viraram para Lomu, ofuscando mesmo a presença de Nelson Mandela no jogo da final com os sul africanos. A Nova Zelândia era favorita como é sempre em todas as provas onde participa, mas os springboks com o apoio do seu público e a presença do lendário Mandela na bancada motivaram-se e levaram o jogo para prolongamento onde venceram por 15-12 não permitindo assim que a estreia de Lomu em mundiais fosse perfeita.

Lomu nasceu a 12 de Maio de 1975 em Auckland e tornou-se o mais jovem jogador de sempre a representar os All Blacks com apenas 19 anos. No ano seguinte bateu todos os recordes para um jogador de Rugby, foi o jogador mais jovem de sempre a atingir 12 ensaios em jogos internacionais num ano, foi eleito o melhor jogador do Mundial, eleito o desportista do ano na Nova Zelândia e escolhido para fazer parte do melhor 15 da modalidade de sempre. Os prémios, distinções e reconhecimento a nível mundial foram-se sucedendo e Lomu é considerado por muitos como o melhor jogador mundial de Rugby de todos os tempos.
Lomu tem 1m96 pesava 125kg e corria os 100 metros em 10,8 segundos. Tudo isto somado era absolutamente letal para os adversários, chegou a fazer ensaios após ultrapassar 8 oponentes! Era absolutamente impressionante o seu poder físico! No Mundial de 1999 converte 8 ensaios em 5 partidas, novo recorde mundial, mas mais uma vez em termos colectivos as coisas não correm bem aos all blacks que perdem na meia final contra a França.


Em 1996 sofre alguns problemas renais, mas suplanta-os, consegue resistir ao avanço da doença até finais de 2003 (pouco tempo antes da disputa do seu terceiro mundial) altura em que lhe é diagnosticada uma doença rara do foro renal (nephrotic syndrome) que o obriga a interromper a carreira falhando assim a participação no Mundial. O mundo oval temeu o afastamento precoce do seu maior ícone e nos primeiros tempos após 8 horas diárias de diálise, Lomu mal conseguia andar, segundo o próprio caia depois de dar 2 passos... Os tratamentos não estavam a resultar e o transplante renal era a única solução possível.
Em Julho de 2004 recebeu de um dador anónimo um rim e mesmo após o transplante os médicos continuavam a ter muitas dúvidas sobre se poderia voltar a andar normalmente, quase que nem considerando a hipótese de voltar a jogar que era o sonho de Lomu. Com uma força mental impressionante, de etapa em etapa, lutando contra a possível rejeição do transplante Lomu receberia dos médicos no inicio de 2005 a notícia que poderia voltar a jogar! Não escondeu a alegria e declarou que tinha esperado ansiosamente durante esses longos e penosos meses pelo momento em que voltaria aos relvados. Esse momento deu-se a 4 de Junho de 2005 no mítico Twichenham em Inglaterra, o mais famoso estádio mundial de Rugby. Lomu alinhou num 15 misto de craques internacionais no jogo de despedida do capitão inglês Martin Johnson. Depois disso voltou a jogar em vários clubes na Nova Zelândia e recentemente transferiu-se para o Cardiff Blues, uma equipa galesa. Aos 32 anos por certo será difícil senão mesmo impossível voltar aos grandes momentos vividos de 1994 a 2003, mas só o facto de ter voltado aos relvados é sintomático da fibra que são feitos os grandes campeões e Jonah Lomu é um deles! Um dos meus ídolos de juventude e que continuo a admirar, senti uma enorme alegria em vê-lo na bancada do estádio do Lyon em Setembro no jogo que opôs a sua Nova Zelândia aos nossos Lobos, o jogo mais importante de sempre do Rugby português!

Pelos all blacks, Lomu disputou 63 partidas convertendo 73 ensaios! É o jogador com mais ensaios marcados em fases finais de mundiais, 15! A Adidas, seu patrocinador de sempre dedicou-lhe um anúncio publicitário com o título Impossible is nothing
onde o próprio Lomu conta e desenha a sua história de superação e recuperação notáveis. "Tornar o sonho realidade está nas mãos de cada um."

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bonita a história dele. São histórias assim que engrandecem esportistas como ele, e nos mostra que lutar pelo que queremos é algo muito possível quando encontramos dentro de nós a força para tornar nossos sonhos realidade. Isso serve para qualquer coisa, para qualquer pessoa em qualquer lugar desse planeta. Como bem diz o slogan da campanha: 'Impossible is nothing'.

Até me emocionei. Obrigada JP!

"Tornar o sonho realidade está nas mãos de cada um."

Ótimo fim de semana

João Caniço disse...

Cyntia, fico muito contente que tenhas gostado da história do Jonah Lomu, um ícone para mim no aspecto desportivo e humano, uma história de superação e luta por um sonho que tinha que partilhar com todos.
Tal como escrevi no post desde o Mundial 1995 que sigo com atenção a carreira dele e todos os seus sucessos, foi com grande apreensão que soube da doença dele, foi uma alegria enorme vê-lo recuperado e grande emoção ao vê-lo sorridente na bancada distribuindo autógrafos e assistir ao histórico Portugal - Nova Zelândia em Setembro passado.
1 grande abraço e um óptimo fim de semana :)