quarta-feira, outubro 11, 2006

Lendas do Relvado: Maradona


22 de Junho de 1986, Estádio Azteca na Cidade do México, 1/4 final do Campeonato do Mundo, o dia que viria a mudar para sempre a história do futebol mundial, o dia em que um homem atingiu a imortalidade com dois momentos únicos, deslumbrantes e inesquecíveis.
Frente a frente dois velhos rivais, Inglaterra e Argentina, depois de uma primeira parte morna e muito táctica aos 51' Diego Maradona disputa um ressalto com o guarda-redes inglês, Shilton, vendo as poucas ou nenhumas hipóteses de ganhar o lance, Diego, com um toque subtil com a mão desvia a bola para a baliza iludindo o árbitro, estava assim marcado aquele que ficaria para sempre conotado como o golo da
mão de Deus!
Passados quatro minutos, Diego recebe a bola ainda na sua intermediária e com o virtuosismo, técnica e velocidade que lhe são reconhecidas marca aquele que é muito provavelmente o melhor golo de sempre! Arrancando pela faixa direita, Diego dribla quatro ingleses e passa ainda pelo guarda-redes marcando um golo pura e simplesmente fantástico. Para quem nunca viu ou queira rever a magnífica jogada aqui está o vídeo:



Passados sete dias a Argentina derrota na final a RFA por 3-2, Maradona ergue a Taça de campeão mundial e alcança assim o seu maior sonho!

Nascido num bairro pobre de Buenos Aires há quase 46 anos, Diego começou a dar os primeiros chutos na bola num modesto clube de bairro, Los Cebollitas, rapidamente é visível a sua extrema habilidade, determinação e a sublime maneira com que trata a bola, é sentida a magia no seu pé esquerdo que irá maravilhar todo o mundo, não surpreendendo que aos 15 anos seja contratado pelos Argentinos Juniors chegando rapidamente à selecção argentina de júniores onde se sagraria campeão mundial no Japão em 1979!
Um ano depois é contratado pelo seu clube de coração, o Boca Juniors, a equipa argentina mais popular, onde Diego é rapidamente idolatrado e continua de forma meteórica a sua ascensão rumo ao topo da hierarquia mundial!
No Mundial de Espanha em 1982, Diego cumpre o seu sonho de menino e joga o seu primeiro campeonato do mundo, muita pressão e expectativa estão sobre si, mas Diego desilude. Após a derrota com o Brasil, é expulso contra a Itália e a Argentina, campeã em título é eliminada.
Apesar deste revés, o
Barcelona não se assusta e compra o seu passe por uma quantia astronómica para a época, mais de 5 milhões de euros! Apesar da confiança depositada em si, Diego não corresponde e após duas épocas de pouco brilho e muitas lesões, é vendido surpreendentemente ao Napoli, modesto clube do Sul de Itália, onde é recebido como se fosse um Deus! O objectivo da sua vinda é o de destronar do topo do Calcio os 3 grandes e ricos clubes do Norte, Juventus, Inter e Milan! Maradona consegue-o, comandando uma bela equipa, realizando jogos de nível extraordinário, levando o Napoli à conquista de 2 scudetti (87 e 90), uma taça Itália (87) e uma taça UEFA (87), algo inédito no seu historial.
Em 1990 o Mundial disputa-se em Itália, Diego lidera a selecção argentina e sonha de novo com a conquista do título mas, a equipa é bem mais fraca que há 4 anos e Maradona leva praticamente a Argentina às costas até à final, onde encontra de novo a RFA, desta vez favorita e sedenta de vingança. É através de um penalty muito duvidoso já nos minutos finais que os alemães vencem os argentinos que, apenas defenderam todo o jogo, à espera de um milagre do seu nº 10... Começa aqui o seu declínio, as exibições no Napoli são pobres, a sua relação com os adeptos deteriora-se devido às monumentais assobiadelas que ouviu durante o Mundial no jogo da meia final em Napoli frente à Itália, algo que o deixa magoado e triste.
Finalmente, em Março de 91, Diego acusa consumo de cocaína num controlo anti-doping e é suspenso por 15 meses. Voltaria a jogar, embora sem o brilho de outrora pelo Sevilha, Newell's Old Boys e terminaria a carreira no seu Boca Juniors em 97. Antes em 1994, participaria no seu quarto Mundial, nos EUA, onde após dois jogos e um brilhante golo à Grécia acusaria efederina, substância proibida e seria de novo suspenso, terminando da pior forma a sua carreira em fases finais de campeonatos do mundo...
Diego Maradona é ainda hoje idolatrado na Argentina, em Napoli e um pouco por todo o mundo onde é reconhecido como o melhor jogador de futebol de todos os tempos na opinião de muitos, nas quais eu me incluo.
Não esquece as suas origens humildes e pobres e mantém a polémica contra os poderosos sejam eles a FIFA, o Papa ou EUA. A FIFA, porque esta entendeu galardoar também Pelé como melhor jogador de sempre após ser conhecida a votação
online que deu a vitória a Diego; o Papa, porque após uma sua visita ao Vaticano criticou os religiosos por viverem no maior luxo e serem o estado mais rico do planeta enquanto milhares e milhares de crianças morriam à fome e finalmente os EUA, porque estes tentaram que ele se naturalizasse americano logo após o México'86 por 5 milhões de euros e porque Diego é amigo pessoal de Fidel Castro e Hugo Chavez, para além de ser comunista convicto exibindo com orgulho as tatuagens de Che Guevara!

Como diria o seu amigo e companheiro de selecção Jorge Valdano: "Diego, jogas como um Deus, mas és apenas um ser humano". Talvez, sejam estas as palavras que melhor sintetizem o maior ícone do futebol mundial, Diego Maradona!

1 comentário:

PaTi disse...

Oh migo eu bem q keria deixar aki um comentario à maneira mas futebol não é o meu forte... Mas continua q certamente há quem perceba bem mais que Eu :P

Bjnhs Gds