terça-feira, outubro 09, 2007

40 anos depois o mito continua bem vivo!



Licenciou-se em Medicina em Buenos Aires, mas seria depois de uma extraordinária viagem de motocicleta com Alberto Granado - em que percorreram grande parte da América Latina - que Che descobriu a sua vocação, ser revolucionário, unir os povos sul americanos oprimidos e subjugados ao imperialismo norte-americano num sistema social mais justo e fraterno. Foi assim que ajudou Fidel Castro na revolução cubana em 1959, tornando-se o seu braço direito tendo sido Presidente do Banco Nacional e Ministro da Indústria.
Mas o que Che sonhava mesmo era com a libertação de todo o povo da América Latina e foi assim que em 1966 parte para a Bolívia onde tenta estabelecer a b
ase para a unificação dos povos sul americanos. A guerrilha não resulta e a 8 de Outubro de 1967, Che é ferido em combate e feito prisioneiro pelo exército boliviano tendo sido executado no dia seguinte a mando da CIA... mal sabiam eles que estavam prestes a contribuir para o início da verdadeira lenda e mito que se tornou Che Guevara por todo o mundo.

A foto em cima, intitulada Guerrillero Heroico, foi tirada por Alberto Korda em 1960 e é a imagem mais difundida no século XX encontrando-se um pouco por todo esse mundo fora.
A foto de baixo mostra o monumento erguido pelos aldeões de Higuera no sítio onde Che foi morto em honra à sua memória... Ele morreu por um ideal e daí se pode explicar em parte o seu mito e o de ser um ícone para tantas pessoas por todo o planeta. Passados 40 anos, a lenda continua bem viva nos corações de milhões... HASTA LA VITORIA SIEMPRE COMANDANTE!


2 comentários:

Anónimo disse...

JP,

Legal a homenagem. Ainda ontem conversava com uma amiga sobre ele. O que me faz pensar no que seria a humanidade se muitos de nós se sacrificasse verdadeiramente para defeder aquilo que acreditamos.

Você assistiu ao filme 'Diários de Motocicleta'?

Abraços e ótimo fim de semana!

João Caniço disse...

Obrigado Cyntia :)
Eu sou um grande fã de Che e da sua obra e ideais, e não poderia deixar passar em claro o 40º aniversário da sua morte...
Concordo inteiramente contigo, viveríamos num mundo muito melhor se deixássemos tudo para trás e se partíssemos em busca dos ideais em que acreditamos... Che teve a coragem de fazer isso, talvez daí o seu mito...
Já vi sim o filme 'Diários de Motocicleta', achei muito bom, retrata na perfeição o início de Che, dos seus ideais, ao ver uma América Latina, pobre e subjugada ao domínio imperalista norte americano, ele sonhou e ousou lutar por mudar isso depois... é um dos meus filmes preferidos sem dúvida :)

Um óptimo fim de semana também para ti, Abraços :)