segunda-feira, dezembro 24, 2007

Do they know it's Christmas?



Feliz Natal para todos em especial para os que não sabem que é Natal e vivem apenas com o nobre sentimento de esperança que nós podemos e devemos ajudar a transmitir tal como fez a Band Aid em 1984...


17 comentários:

Anónimo disse...

JP,
Excelente ecolha. Aliás, há quanto tempo, hein? O pior é que mesmo com tantas iniciativas, e anos a fio de trabalho de organizações como essa, parece que nada nesse mundo ainda foi capaz de atenuar o sofrimento desses povos na África e em outras partes da terra que morrem de fome e padecem nas mãos de governos tiranos.

Vendo pelo lado pop da coisa, gosto de ver esses vídeos antigos e relembrar todos esses grandes nomes da música. Alguns deles apenas começavam suas carreiras e outros já eram consagrados. fantástico.

Excelente semana e um Feliz 2008!

João Caniço disse...

É verdade Cyntia, esta música é um dos grandes símbolos da luta contra a pobreza e a fome em África e é pena que apesar de muitos esforços destes e de outros artistas muito pouco se tem avançado na luta para diminuir as assimetrias neste nosso injusto mundo... Pelo lado pop gosto bastante deste tema e a sua versão ao vivo no Live Aid em 85 também está muito boa. Óptima semana também para ti e um 2008 repleto de sucessos a todos os níveis!
Abraços

Anónimo disse...

JP,
Você conhece o Simple Minds? Eles participaram do Live Aid, o concerto.
Inclusive, eles fizeram uma bela canção em homenagem a Nelson Mandela, chamada 'Mandela Day'. Pelas minhas memórias, a música foi composta bem mais tarde, e aparece no álbum 'Street Fighting Years', considerado o álbum mais politizado do grupo.

João Caniço disse...

Tenho os Simple Minds como uma das bandas de referência da década de 80, quem não conhece o 'Dont you forget about me' ou o 'alive and kicking'! Gosto bastante de um tema deles de meados da década de 90, 'Hipnotise'. Essa canção que referes sobre Mandela penso que nunca ouvi, vou tentar procurar e escutar com atenção ;)
As últimas notícias que tive deles foi há cerca de 2 anos quando lançaram o álbum 'Black & White', mas penso que não teve grande sucesso...

Anónimo disse...

Simple Minds é muuuuito bom. Uma das referência da década de 80 do brit pop, embora fizessem parte de uma linha mais politizada.

Gosto dessas duas músicas que você falou. São de fato as que fizeram a banda ficar conhecida. A primeira fez parte da trilha do filme 'O Clube dos Cinco', que fez sucesso, pelo menos aqui no Brasil. 'Hipnotised' também é muito legal. Vou ver se acho um clipe bom deles para colocar no blog. Seria uma justa homenagem.

Tenho todos os álbuns a partir do 'Street Fighting Years'. Gosto muito desse e de 'Cry', lançado antes de 'Black & White', que como vc disse, comercialmente não fez sucesso. Há ainda um álbum de versões de músicas que influenciaram o som da banda. Esse também é muito bom. No 'Black & White' eu destaco uma canção 'Beautiful Stranger'. É demais. Mas sou suspeita para falar...

Abraços,

João Caniço disse...

Por acaso ainda não ouvi o seu último álbum, mas agora fiquei bastante curioso com a tua sugestão e acho que vou escutar com interesse. Se não me engano os Simple Minds são escoceses certo? Sempre tive alguma atenção às bandas escocesas e irlandesas, gosto bastante do sotaque escocês tipo o do Sean Connery. Os Texas da Sharleen Spiteri são escoceses e são uma das minhas bandas favoritas. Quanto aos Simple Minds lembro-me que o 'Hipnotised' passava muito na rádio portuguesa por altura do Euro 96 além dos 2 clássicos por nós referidos e dos quais gosto especialmente do 'Dont you forget about me'.
Fico à espera então do merecido clip no 'Psicologia' :)
Abraços

Anónimo disse...

JP,
Escute o cd quandp puder. Se você gosta do som dos escoceses, vai gostar desse trabalho.

O nome da banda a que você se refere é Texas? Ou tem a continuação Texas da Sharleen Spiteri? Não consegui achá-los no e-mule.

também gosto do sotaque escocês, embora ache um dos mais difíceis de se entender. As entrevistas do Jim Kerr e principalmente do Charlie Burchill, que toca as guitarras do 'Minds' é para mim quase 'grego'. Fico repetindo para tentar entender. Tenho um dvd aqui sem legendas então... custo para captar o que eles falam :) Mas eu adoro ouví-los. Muito. Demais. Aliás, pretendo ir à Escócia para visitar a terra deles e quem sabe realizar um sonho que é o de vê-los ao vivo. Das bandas que curto, só falta um show do 'Minds' para completar a minha 'wishlist' de shows. :)

Já coloquei um clipe no Psicologia, mas acho que vou colocar mais outros. Eles têm material muito bom.

Abs,

João Caniço disse...

Cyntia, acabei de colocar o cd dos Simple Minds 'Greatest Hits' a fazer download, amanhã já vou ouvir com atenção :)
Deves conhecer os Texas de certeza, eles tiveram grande sucesso no final da década de 90 com temas como 'Say What You Want', 'Halo' ou 'In Demand'. A Sharleen Spiteri é a vocalista, filha de pai maltês e de mãe germano-irlandesa, dessa mistura explosiva saiu uma excelente vocalista e uma mulher que eu acho lindíssima ;)
Que coincidência, a Escócia é um dos poucos países que eu faço questão de ir um dia, é um país que sempre me fascinou bastante :)
Espero mesmo que consigas realizar esse sonho de ver os Simple Minds e se for na Escócia tanto melhor :)
Eu das minhas bandas favoritas estrangeiras só consegui assistir aos Pearl Jam há 2 anos... Continuo à espera de poder assistir aos Texas, The Corrs, Coldplay e claro aos já lendários U2 :)

Anónimo disse...

JP, 'Texas' aparece em diversas trilhas sonoras de comédias românticas da Inglaterra. Deascobri isso hoje, pois gosto de ouvir trilhas de filmes. Claro que os conheço, só não associava o nome às músicas. Conheço 'In our lifetime' está na trilha de 'Um Lugar Chamado Notting Hill'. Uma banda interessante. A Sharleen tem uma voz rouca e o estilo de música dela é bem variado, não? Essa cnação que você fala 'Say what you want' é um exemplo dessa variedade. Gostei de escutá-la :)

Você gosta de Pearl Jam? Tenho um amigo que adora essa banda. Eles já vieram aqui. Fez um tremendo sucesso. Eu não fui vê-los, mas quem foi, voltou muito satisfeito. Um outro amigo gosta de 'The Corrs'. Até hoje não ouvi nada deles, ou delas, porque parece que são mulheres. Gosto muito de 'Coldplay'. O último cd deles 'X&Y' é muito bom.

Eu gosto de castelos. Até te perguntei uma vez se aí em Portugal vocês ainda têm castelos. Por isso tenho uma vontade enorme de passear na Escócia, pelas 'highlands' e escutar as pessoas falando gaélico. Acho um país misterioso, místico :)

João Caniço disse...

Sim, os Texas têm uma variedade sonora bem diversa, passa desde o rock, pela pop, até à musica puramente comercial, o álbum que prefiro deles é o 'White On Blonde' de 1997, o 1º single é o 'Say What You Want' que teve um sucesso estrondoso aqui em Portugal,
aconselho vivamente ;)
Eu adorei Pearl Jam, vi em Setembro de 2006 em Lisboa, foi espectacular, tocaram todos os seus grandes clássicos :)
The Corrs é uma banda irlandesa que é formada por quatro irmãos sendo três delas mulheres, o mano é o guitarrista, uma toca violino, outra bateria e a vocalista toca também flauta. Gosto muito do seu estilo de música que passa por uma pop very british e tem também muitas músicas tipicamente celtas, bem o espírito irlandês, algumas só instrumentais, eu sou um grande fã delas, também tenho todos os álbuns ;)
Sim, Coldplay também é muito bom, aqui na Europa fala-se que serão os sucessores dos U2 no topo do rock mundial...
Aqui em Portugal há uma imensidão de castelos, especialmente por esse interior fora. Eu também acho a Escócia um país mítico, as montanhas altas, o gaélico também, os kilts que acho uma enorme piada, tem toda uma magia envolvente por entre aquelas brumas de nevoeiro que se vê nas imagens do país... depois de ver o filme Braveheart com o Mel Gibson ainda fiquei com mais vontade de conhecer o país :)

Anónimo disse...

JP,
Tem uma música do Pearl Jam, aliás duas que eu curto. Uma é 'Even Flow' e a outra é uma regravação de uma outra banda 'Last Kiss'.

Vou procurar 'The Corrs'. Meu amigo Marcus já havia me dito que iria gostar pelos sons celtas que aparecem em algumas músicas. E gostei mesmo do Texas. Falando em bandas daí, tem uma que gosto, mas é mais deprê 'Portishead'. Você conhece? A outra é 'Massive Attack', que é um som eletrônico. Essa é fenomenal.

Coldplay tem um som único, mas eu acho que vai ser difícil eles superarem o U2. Não tem o carisma deles. Sempre me fica a sensação de que eles irão acabar em breve. Não sei o porquê.

Penso o mesmo que você sobre a Escócia. Um lugar mágico! E eu vi que você escolheu 'Coração Valente' como filme preferido. É um filme muito legal. O único do Mel Gibson que gosto :) E as músicas são lindíssimas. Já te disse? Eu começo a gostar de um filme pela música. E a lenda em torno do Wallace é interessante, assim como a misteriosa história do monstro do Lock Ness.

João Caniço disse...

Sim, o 'Even Flow' é muito bom, é um dos primeiros grandes sucessos deles.
Aconselho os The Corrs, as músicas celtas delas são muito boas, com o toque distinto do violino e da flauta. Conheço vagamente Portishead e Massive Attack, apenas dois ou três temas de ambos, embora reconheça que têm uma enorme qualidade e uma grande legião de fãs na Europa e mesmo aqui em Portugal.
Superar os U2 também não acredito, mas espero que não acabem tão rápido, só ainda lançaram 3 álbuns...
É o meu filme favorito sim, pela história, paisagens, músicas, etc. Arranjei depois a banda sonora do filme e é fantástica, adorei. Já pesquisei sobre Wallace e parece que ele existiu mesmo e lutou bravamente pela independência escocesa, claro que depois no filme não é bem como os historiadores o descrevem, embora só para teres uma ideia, o final é mesmo real já que Bruce foi mesmo Rei da Escócia e conseguiu naquela batalha no final reconquistar a soberania a Inglaterra. Essa do monstro do Loch Ness nunca acreditei muito, não sei porquê... ;)

Anónimo disse...

JP,
Gostei do som do 'The Corrs'. Consegui uma coletânea.

Eu gosto desse estilo 'deprê' do Portishead, mas só de vez enquando para não contagiar o espírito.

Wallace então existiu mesmo? Você sabe que eu peguei essa mania de 'Trilha Sonora' com uma amiga de faculdade. Ela comprava todas. Me emprestou para ouvir e eu gostei tanto dela que comprei, e não tinha visto 'Braveheart'. Só vi o filme muuuuito tempo depois.

Ah, e Loch Ness, eu me lembro de ler a história quando mais nova. Achava um mistério, me intrigava. Mas parece ser tudo de mentirinha. Mesmo assim eu lia e lia e lia...

João Caniço disse...

Fizeste bem, essa colectânea dos 'Corrs' reune todos os seus sucessos, tem lá temas muito bons :)
Pois é, música melancólica em excesso deprime bastante, há que ter cuidado com isso, deve ser tomada apenas nas doses certas ;)
É verdade, William Wallace existiu mesmo, tem hoje algumas estátuas em sua honra por diversas partes da Escócia segundo li, quando lá fores pode ser que encontres alguma, e eu também ;) A banda sonora do filme aconselho vivamente, tem a música mais conhecida do filme em diversos registos sonoros, de vários estilos, tem também a típica música escocesa com a célebre gaita de foles, está muito bom na minha opinião :)
Parece que o Loch Ness não passa da invenção de algum escocês que por certo abusava no puro whisky de malte escocês...;)

Anónimo disse...

ehehehehe
Com certeza, devem ter bebido muito whisky para viajarem com essa história ;)

Vou procurar aqui a trilha de 'Braveheart'. Eu até tenho em fita gravada. Está bem velhinha e gasta. Sim, gosto do som da gaita de foles. O Simple Minds tem uma música no 'Street Fighting Years' que é só gravada com esse instrumento. Acho que é uma música típica rearranjada. Muito linda.

João Caniço disse...

Imagino, o filme salvo erro é de 1995, a fita já deve estar a 'dar o berro' como nós dizemos por aqui... ;)
Pois, os Simple Minds como bons escoceses devem ter orgulho em usar o seu instrumento musical mais típico.

Anónimo disse...

E como! A fite nem roda mais no aparelho de som... rs