segunda-feira, junho 30, 2008

Espanha campeã! 'El Niño' decisivo!

A Espanha sagrou-se campeã da Europa de selecções após bater na final de Viena a congénere alemã por uma bola a zero graças a um golo solitário e absolutamente decisivo de Fernando El Niño Torres. Com este triunfo a Espanha iguala a França com 2 títulos europeus conquistados, ficando a 1 da recordista Alemanha.

As equipas apresentaram-se com um esquema muito idêntico, povoamento do meio campo com 5 unidades e 1 homem sozinho na frente. Curiosamente, pertenceu aos alemães o domínio do jogo nos instantes iniciais, tentando limitar a capacidade técnica espanhola na organização de jogo. A partir dos 10' a Espanha equilibrou a partida e pouco depois já dominava amplamente a luta do meio campo, com o seu futebol fluído a toda a largura do terren e as suas unidades a ocuparem bem os espaços. Torres surgia muito solto e veloz na frente causando inúmeros problemas à pesada e lenta dupla de centrais germânica e por volta dos 23' cabeceava uma bola à base do poste de Lehmann. Estava dado o primeiro aviso e aos 33' El Niño não perdoou, concluindo da melhor maneira um passe de rotura de Xavi, aproveitando também a lentidão e indecisão de Lahm e Lehmann no ataque do lance.
Nos minutos iniciais da segunda parte a Alemanha voltou a surgir melhor e encostou um pouco a Espanha às cordas, a pressão parecia acentuar-se com a entrada de Kuranyi aos 58', passando os germânicos a actuarem com 2 homens na frente. Aragonés leu bem o jogo e resistiu à tentação de colocar mais um central e preferiu refrescar e bem o meio campo retirando o organizador Fabregas pelo posicional Xabi Alonso ganhando de imediato, de novo, o total controlo do jogo. A faceta da partida manteve-se assim até final, com o meio campo espanhol a trocar a bola a seu belo prazer e a construir boas chances de golo quando acelerava. De facto, pode-se dizer que se a Espanha tivesse sido mais acutilante teria certamente apontado o segundo golo e decidido a questão antes dos 90'. Mas, isso não aconteceu e nos instantes finais os alemães tentaram o chuveirinho para a área roja em busca do jogo aéreo das suas torres, embora em vão...

A Espanha foi a justa vencedora do torneio porque foi a equipa que melhor futebol apresentou no cômputo geral e manteve sempre o nível exibicional a um patamar bem elevado, graças a uma enorme regularidade. A Holanda e a Rússia fizeram excelentes exibições, mas apenas em 2 ou 3 jogos, e outras selecções em apenas 1 jogo ou 2. A Espanha manteve sempre um nível muito aceitável, mostrou um ataque concretizador (12 golos), uma defesa sólida (3 golos sofridos) e um meio campo de luxo, o ponto mais forte da equipa, com Senna como homem invisível nas compensações tácticas às deambulações ofensivas de Xavi, Iniesta, Silva e Fabregas. Palavra final para Aragonés, manteve firme as suas convicções, idealizou uma estrutura, uma equipa, uma táctica e correu muito bem, melhor seria difícil! Grande vitória para o veterano técnico!
Parabéns à Espanha, daqui a 4 anos há mais e se o futebol apresentado for no mínimo como neste Euro não será nada mau! Espero que tenham gostado dos vários post's que escrevi sobre o Euro nos últimos meses e encontra-se em votação na barra lateral direita a escolha do melhor 11 do torneio. Bom defeso a todos!

6 comentários:

Anónimo disse...

Sim joão concordo plenamente contigo ,quando escreveste que ganhou a equipa mais regular,mas antes da final estava com algum receio de ver sair vencedora da prova a seleção que jogava mais propriamente para o resultado do que para o espectaculo como à 4 anos...quanto aos teus posts nada a dizer apenas 5* ;) continua que teras deste lado um leitor atento que quase diariamente espreita este espaço.
Fica bem,abraço: Filipe

João Caniço disse...

Sim, também tinha algum receio que a fortuna estivesse do lado da Alemanha como já tinha estado nos anteriores jogos do 'mata-mata', felizmente a Espanha não facilitou e acaba por ser um vencedor justíssimo!
Obrigado pela tua inexcedível preferência na leitura deste blog, é com leitores como tu que vale a pena escrevê-lo :)
Espero que esteja tudo bem aí por Marinhais, um forte abraço

Michel Costa disse...

JP,

Parabéns pela cobertura que vc deu à Euro 2008. Li todos os posts que, por sinal, ficaram muito bons.

Na oportunidade, queria te perguntar o que vc acha do Del Bosque como substituto de Aragonés?
Eu achei uma boa.

Abs

João Caniço disse...

Muito obrigado Michel, também gostei imenso dos teus comentários e de debater contigo durante a prova.
Concordo plenamente, recordo-me perfeitamente do seu excelente trabalho no Real Madrid, um homem sério e competente, acho que melhor escolha seria quase impossível para a Federação Espanhola.
Abraços

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras de Michel, JP. Seus comentários sobre a Euro e seus posts ficaram excelentes.

Para nós aqui no Brasil é muito legal acompanhar a visão de um europeu sobre o futebol em seu próprio continente.

Eu mesma fico pensando em como comparar o modo como vcs vêem o futebol daí com a forma com que vemos o futebol de cá. Sei lá. É uma coisa curiosa.

Bem, vou indo porque o sono chegou... zzzz

Bom dia!!

João Caniço disse...

Os meus sinceros agradecimentos Cyntia, fico muito contente que também tenhas gostado.
É, acaba por ser uma reflexão interessante, apesar de eu pensar que temos bastantes pontos de vista em comum.
Ciao, boa noite de sábado!