domingo, junho 20, 2010

O cão das lágrimas


Gostaria de ser recordado como o escritor que criou a personagem do cão das lágrimas, no Ensaio sobre a Cegueira. É um dos momentos mais belos que fiz até hoje enquanto escritor. Se no futuro puder ser recordado como "aquele tipo que fez aquela coisa do cão que bebeu as lágrimas da mulher", ficarei contente.

Se alguém procurar naquilo que eu tenho escrito uma certa mensagem, atrevo-me pela primeira vez a dizer que essa mensagem está aí. A compaixão dessa mulher que tenta salvar o grupo em que está o seu marido é equivalente à compaixão daquele cão que se aproxima de um ser humano em desespero e que, não podendo fazer mais nada, lhe bebe as lágrimas.

José Saramago, 15/06/2008

2 comentários:

Anónimo disse...

Que mais posso dizer deste escritor que com os seus livros lembrou e questionou a nossa história de uma maneira diferente, o "Zé" anónimo é que entra como actor principal nos seus livros,ele escreveu sobre os temas que todos nós questionamos e não temos respostas.Que mais posso dizer?Lembro que no dia da sua morte, um amigo do casal telefonou a Pilar e disse: Pilar, não tenho palavras para dizer o que me vai na alma, Saramago levou todas as palavras com ele! Isto diz tudo.
Bjs.

João Caniço disse...

De facto, esse amigo disse tudo. Resta-nos recordar a sua memória e ler a sua vasta e brilhante obra.
Beijos