sexta-feira, junho 18, 2010

José Saramago (1922-2010)

José Saramago foi um génio. Um génio da literatura. E os génios nunca morrem. A sua obra e legado irão permanecer imortais ao longo dos tempos para desgosto dos medíocres retrógrados, banais conservadores e falsos beatos que sempre viram no "ateu militante" e no "comunista inveterado" o seu ódio de estimação.

A melhor homenagem que o povo português pode fazer a Saramago é ler a sua obra. Não apenas ler por ler, mas sim ler na verdadeira acepção da palavra, compreender e analisar o seu pensamento, aguçando desta forma o espírito crítico de uma sociedade que definha lentamente rumo ao abismo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Pedro, as tuas palavras são magníficas à altura da pessoa de José Saramago.Digam o que disserem dele, os gajos deste País, que o julgam não pela sua obra mas pela sua militância ao PCP são mais pobres que os mendigos, são cérebros vazios e incapazes de separar o homem do escritor. O único prémio Nobel da literatura portuguesa merecia mais respeito por parte da figura representativa do Estado Português,o Presidente da república,a sua ausência marca a separação com o Povo português, humilde e pobre, que são as origens do nosso J.Saramago.Se ele estvesse vivo, o seu comentário seria de "não dar a mínima importância ao assunto" porque certas pessoas não merecem que se perca tempo a falar delas devido à sua pobreza de espírito.Notou-se na cerimónia a quase total ausência da ala direita deste País, e era bom que o Povo não esquecesse esse facto, porque se existe alguém que sempre defendeu os mais pobres e injustiçados,quer através da sua obra, quer em debates,confrontando tudo e todos sempre na mais serena calma,esse alguém foi José Saramago!Vamos homenageá-lo todos os dias da nossa vida, lendo os seus livros e aprendendo com a sua leitura.Obrigada José Saramago!Obrigada mais uma vez, porque foi responsável por eu entrar na Faculdade, a ele o devo e à sua obra,que me inspirou.Até um dia destes...

João Caniço disse...

Assino por baixo desse brilhante comentário. Saramago foi uma pessoa singular, símbolo maior da cultura portuguesa, alguém que se levantou do chão e se mostrou ao mundo como um dos maiores escritores da sua geração. Cabe-nos a nós, admiradores e camaradas, prosseguir a luta potenciando os seus ideais e pensamentos e, acima de tudo, lendo e divulgando a sua magnífica obra.
O "génio das banalidades" é um ser minúsculo que, no alto da sua intolerância, mantém o ódio e o rancor no topo da sua medíocre existência, impedindo-o de prestar a derradeira homenagem ao maior vulto da cultura portuguesa nas últimas décadas. Lamentável.

Anónimo disse...

Seguirei seu conselho. Lerei Saramago, escritor a quem nunca dei a devida atenção. Aqui no Brasil a morte dele foi muito comentada. Sem dúvida uma significativa perda para a literatura mundial.

João Caniço disse...

Eu sou suspeito para falar de Saramago, Cyntia, visto que admirava imenso a sua personalidade controversa, directa e frontal. Quanto à sua escrita e comparando com tudo o que já li, é verdadeiramente singular. Tens mesmo que experimentar, acredito que vais gostar bastante. 'Ensaio Sobre a Cegueira', 'Levantados do Chão', 'Memorial do Convento', 'Evangelho Segundo Jesus Cristo', são alguns dos seus clássicos que recomendo vivamente.
É, pelo que vi e li o Brasil, foi logo a seguir a Portugal e Espanha o país que mais lamentou a morte de Saramago. Pelos vistos ele tem muitos leitores e admiradores por aí.
Beijos