segunda-feira, setembro 10, 2007

O jogo do fim de semana: Escócia 56 - 10 Portugal


Este fim de semana preferi o Rugby ao Futebol e assisti a dois jogos apaixonantes, no sábado os fantásticos all blacks da Nova Zelândia defrontaram os azzurri italianos e depois da sua famosa e linda dança haka entraram de rompante e atropelaram positivamente os italianos nos minutos iniciais demonstrando que são os grandes candidatos ao triunfo neste Campeonato do Mundo. O resultado final de 76 - 14 é esclarecedor sobre o domínio que os all blacks impuseram em toda a partida disputada num Velódromo de Marselha lotado.

Hoje, Saint-Étienne recebeu a estreia dos Lobos portugueses na fase final de um campeonato do Mundo frente à forte selecção da Escócia. Era o tão ansiado debute da única equipa amadora que em toda a história do Mundial do desporto da bola oval tinha conseguido a proeza do apuramento.
Perante uma multidão que encheu o estádio Geoffroy-Guichard, entre as quais muitos milhares de portugueses que apoiaram entusiasticamente a equipa nacional, começando logo com um belo e emocionante momento que foi quando se escutou o hino português (foto em cima) e viu-se a garra e a força com que o 15 português o cantou emocionando não só a eles mesmos como acredito que todos os portugueses que no estádio ou pela tv assistiam ao jogo... momento sublime refira-se...

Quem esperava um massacre inicial escocês não acertou na previsão, já que os Lobos entraram de forma personalizada e consistente não deixando que o adversário avançasse muito no terreno, sendo apenas aos 12' que fizeram o 1º ensaio através do brilhante Rory Lamont, o melhor jogador escocês na minha opinião. Os highlanders continuaram a carregar e foi sem surpresa que o resultado disparou para 21 - 0. Portugal equilibrava o jogo e aos 28' conseguia os primeiros pontos através de um ensaio concretizado por Pedro Carvalho, ensaio histórico que foi festejado em delírio pelos jogadores e pelos portugueses presentes no estádio, foi o 2º grande momento da tarde. Na transformação Duarte Carvalho converteu e reduziu assim para 28 - 7. Portugal manteve o ritmo e logo de seguida aos 30' num pontapé de penalidade o mesmo jogador concretizou e o marcador passava para 28 - 10 resultado com que se chegaria ao intervalo para
surpresa de muitos, mas justíssimo devido à forte entrega e capacidade de luta dos bravos Lobos.
Portugal volta a entrar bem no 2º tempo, consegue manter o jogo equilibrado e é apenas aos 56' que os escoceses voltam a efectuar ensaio. A partir daí notou-se um decréscimo físico na nossa equipa, o ritmo baixou e foi com naturalidade que a Escócia disparou no marcador apesar das tentativas de Tomás Moraiz em refrescar a equipa fazendo algumas substituições. De destacar já bem perto do fim, um ataque português que só não resultou em ensaio por cerca de um metro... foi pena...

O jogo terminou pouco depois com o resultado de 56 - 10 que espelha a diferença entre as duas equipas, mas perfeitamente aceitável e moralizador para Portugal. Vasco Uva (na 2ª foto), capitão de equipa, foi eleito o melhor jogador em campo, feito digno de destaque.

Agora há que descansar e preparar com afinco o próximo jogo que se disputa sábado em Lyon frente à Nova Zelândia, o jogo de uma vida para os jogadores portugueses, é um feito notável e uma honra poderem defrontar a mais famosa e histórica equipa do mundo.

5 comentários:

Anónimo disse...

JP,

Legal seu texto sobre o 'rugby'. Como eu já disse, sou um pouco desinformada do esporte, embora assista alguams coisas na TV para procurar entendê-lo melhor.

Desejo aos Portugueses melhor sorte na competição. O problema é vocês terem caído no grupo da NZ e Escócia. E dia 19 tem o confronto contra a Itália.

Abçs,

João Caniço disse...

Obrigado Cyntia.

Só o facto de Portugal ser a única equipa amadora em 6 edições do Mundial a qualificar-se para a fase final já é uma vitória! O que vier por acréscimo será uma benesse... talvez com a Roménia possamos surpreender o mundo oval, quem sabe...
Com a Nova Zelândia vai ser o jogo da vida dos jogadores portugueses, momento único para guardar na memória, o resultado é o menos importante mas, espero que não percam por muitos... (leia-se 100 ou 120...)
Sábado ao meio dia (hora em Lisboa) lá estarei a torcer...

O Brasil não tem equipa de Rugby? A Argentina tem evoluido muito nos ultimos anos e cometeu a proeza de vencer a França no jogo de abertura! O Uruguai também tem boa equipa, mas nós afastamos eles no play-off que dava a 20ª e última vaga na fase final por apenas 2 pontos! Foi sofrer ate ao fim!...

Abraços

Anónimo disse...

JP,
Vou procurar saber se temos equipe de rugby. Não faço a mínima idéia.

Exitem de fato, muitos esportes na Argentina que são bem mais evoluídos do que aqui: hóquei na grama e tênis, só para citar dois. No tênis, só tivemos o Gustavo Kuerten revelação nos últimos anos enquanto que no país portenho, nossa... Chela, Calleri, Coria, Cañas e o loiro que me esqueci o nome. Ah, Nalbandian.

Quando souber do rugby posto aqui.

Saluti,

Anónimo disse...

JP,

Estava a pesquisar e descobri que o Brasil tem uma equipe de rugby sim. Está no terceiro grupo do rugby mundial. Deve ser tipo terceira divisão.
Nossa posição no ranking é 33º, nada mal para quem tem uma seleção fraca em termos mundiais.

abraços,

João Caniço disse...

Pois não, contando que estão 20 equipas na fase final o 33º lugar é bem aceitável, espero que continuem a evoluir...

A vossa rivalidade com a Argentina faz lembrar um pouco a nossa com a Espanha... pena que nós percamos em quase todas as modalidades... nos últimos tempos só mesmo no Futebol e no Rugby é que os temos vencido... Hóquei Patins temos perdido sempre nos últimos anos e em outras também tal como o Basquetebol ou o Andebol... para não falar no Ténis em que estamos a 'anos luz' deles tal como vocês dos argentinos, o único jogador brasileiro que conheço é mesmo o 'Guga'...

Abraços