sexta-feira, agosto 01, 2008

Brasileiros dominam mercado europeu

A cerca de um mês do final do mercado europeu de transferências constato que os jogadores oriundos da maior potência futebolística mundial, o Brasil, dominam claramente as operações quando comparados com os próprios jogadores europeus.

À parte da novela Cristiano Ronaldo, a mudança de Ronaldinho Gaúcho de Barcelona para Milão a troco de 21 milhões de euros, valor que mediante objectivos alcançados pode subir para 25, foi a que mais tinta fez correr no mês de Julho. Dinho, como é chamado em Itália, atingiu o topo ao conquistar a Champions em 2006 fruto em grande medida de prestações categóricas da sua parte. Depois de um Mundial mediano foram duas épocas sempre a descer de nível, envoltas em polémicas noitadas e lesões mal explicadas. Posto isto a saída de Camp Nou tornou-se inevitável e Ronaldinho tem aos 28 anos a grande oportunidade de relançar a carreira ao serviço do Milan. Uma boa participação nos Jogos Olímpicos também poderá ser importantes na motivação do talentoso jogador.

Continuando em Itália, os outros dois grandes do Calcio, Inter e Juventus, também apostaram fortemente na contratação de brasiliani. Mourinho garantiu o extremo Mancini à Roma enquanto Ranieri viu o seu fortíssimo ataque reforçado com aquele que poderá ser o novo avançado da squadra azzurra, Amauri.

Portugal é o país mundial que mais importa jogadores brasileiros e este Verão não foi excepção! O regresso de Rochemback ao Sporting depois de uma experiência falhada em Inglaterra é o principal destaque. O Benfica e FC Porto arriscaram muitos euros nas contratações de dois jovens praticamente desconhecidos por cá, os encarnados em Sidnei, defesa central internacional sub-20 e os azuis e brancos no avançado Hulk (será incrível?...). Ambos os negócios ficaram concluídos na ordem dos 5 milhões de euros, tendo o FC Porto comprado apenas metade do passe do ponta de lança que alinhava no futebol nipónico...

O Barcelona investiu 30 milhões de euros na contratação daquele que é muito provavelmente o melhor lateral direito da actualidade, Daniel Alves, que aos 25 anos depois de brilhar intensamente em Sevilha dá o salto para o gigante da Catalunha. Destaco ainda a contratação de Paulo Assunção pelo Atlético de Madrid, o trinco é um jogador de categoria, perfeito em termos tácticos e grande responsável pela excelente segurança defensiva e transição ofensiva que o FC Porto apresentou nos últimos anos. Pode ser o reforço que garanta equilíbrio ao meio campo colchonero e promova o tão desejado salto de qualidade rumo à luta pelo título espanhol.

Na Premiership, o Chelsea promoveu o ingresso de Scolari no comando técnico dos londrinos, aposta muito arriscada diga-se de passagem... É certo que Deco é internacional português, mas as suas origens e futebol têm tudo de brasileiro, poderá ser o toque de magia e talento que faltava a um meio campo excessivamente musculado... O Liverpool contratou ao Palmeiras o promissor guarda-redes Cavalieri para competir com o espanhol Reina pela titularidade.

4 comentários:

Michel Costa disse...

JP,
Acho que ainda haverá mais uma negociação de peso envolvendo brasileiros com o Robinho indo para o Chelsea.
Abs

Anónimo disse...

Viva o Brasil!

Mas algo me diz que C.Ronaldo ainda vai dar o que falar nesse mercado europeu.

Abs

João Caniço disse...

É possível Michel, também tenho lido muita especulação sobre o assunto...
Abraços

João Caniço disse...

Não sei Cyntia, eu sobre a 'novela' Cristiano Ronaldo já nem comento...
Abraços