quarta-feira, novembro 05, 2008

Esperança em Obama!


Obama venceu nova etapa! A esperança trazida pelo seu lúcido, coerente e brilhante discurso mudou mentalidades, conquistando a maioria do povo norte-americano, outrora tão conservador e retrógrado. O estado a que o mundo civilizado dito evoluído chegou é insuportável, a sociedade bateu no fundo, é necessário uma nova esperança, uma nova visão, um novo líder, uma nova política, é tudo isto e muito mais que Obama representa.
Ele não foi eleito por ser negro, nem por ser do Partido Democrata, são efectivamente mudanças significativas embora não transcendentes... Decisiva foi a esperança num futuro melhor que as suas ideias nos trouxeram, na mudança de rumo a que este mundo caótico, desgovernado, incoerente e desigual chegou! Oxalá consiga alcançar a realidade desejada nos seus discursos, não lhe peçam o céu, é apenas um ser humano, singular é certo, conseguiu o quase impossível que foi mudar mentalidades e tocar o mundo com aquilo em que todos sem excepção acreditamos e que há muito não sentiamos: a ESPERANÇA!


4 comentários:

Anónimo disse...

Perfeito seu post, JP! Ainda hoje comentava com meu pai sobre o que Obama representa para o mundo hoje. O que ele conseguiu - chegar à Casa Branca - é apenas uma etapa. O caminho a ser trilhado se aproxima e se mostra difícil, mas com a certeza de que ele pode, sim, dar esperança de que a política bélica e perversa praticada pelo Senhor da Guerra e seus aliados ficará na memória como um momento bruto que demorou a acabar, mas que teve seu fim.
Acho que depois de verem seu sonho ameaçado e destruído, muitos americanos perceberam o lugar em que chegaram pela sua mentalidade retrógrada e conservadora. Nunca é tarde para se reparar um erro, dois ou três. Só espero que eles tenham aprendido dessa vez. Foi necessário inocentes morrerem no Iraque, americanos ou não, o World Trade Center ser colocado ao chão, aviões serem derrubados e os bancos quebrarem para que as mudanças pudessem de fato ocorrer. Sorte para Obama!

João Caniço disse...

Excelente o teu comentário Cyntia! Realmente foi necessário acontecerem todas essas situações que referes para os norte-americanos mudarem a sua mentalidade e confiarem o seu futuro num homem diferente, que promete a mudança com base na esperança...
Obama precisa mesmo de sorte e de tempo, porque as mudanças não acontecem do dia para a noite, as expectativas estão muito altas e não será fácil para ele conseguir alcançá-las... Há que confiar no seu trabalho e coerência.

Anónimo disse...

Os norte-americanos sentiram nessecidade de ter um lider,que acima de tudo se preocupe mais com os problemas do cidadão comum,que seja mais humano,e não uma maquina de guerra "movida pelos interesses petroliferos",que passa por cima de tudo e todos para proveito proprio,tenho esperança que Obama venha tambem acordar as mentes adormecidas para a temática ambiental e que apreceba que estamos a caminhar a passos largos para o abismo.
Em suma,grandes poderes trazem tambem grandes responsabilidades,agora resta esperar que o MR.Obama os empregue sabiamente no melhor sentido,estou convencido que sim.
Abraço Filipe.
p.s.:já agora quando fores a Marinhais diz alguma coisa para trocarmos "um dedo de conversa" pessoalmente fica bem.

João Caniço disse...

É verdade Filipe, concordo em absoluto com o teu comentário. Infelizmente, a crise económica veio colocar um pouco de lado a crise ambiental... Só espero que Obama cumpra o seu programa eleitoral e não se esqueça das responsabilidades ambientais norte-americanas que são enormes, já que é de longe o país mais poluidor do mundo...
Eu também confio em Obama, oxalá ele consiga estar à altura das expectativas.
Por acaso já não vou a Marinhais faz tempo, quando for logo te digo.
Abraços