sábado, janeiro 10, 2009

Jogadores do ano 2008


Cristiano Ronaldo
23 anos, Manchester United - Portugal
2007/08 pertenceu-lhe por inteiro com catadupas de golos e exibições estrondosas, coroadas com o triunfo na Champions e na Premiership, provas onde foi eleito o melhor jogador e se sagrou o melhor marcador. Não cansa elogiar este feito visto que estamos na presença de um extremo e não de um ponta de lança, e de o mesmo feito ter sido potenciado com a conquista da Bota de Ouro correspondente ao máximo goleador de todos os campeonatos europeus.
Uma lesão no pé direito condicionou-o de maneira decisiva na fase final do Euro 2008 implicando mesmo a realização de uma intervenção cirúrgica após o torneio para debelar esse problema, deixando-o de fora dos relvados até meados de Setembro.
Regressou a meio-gás, continua a marcar golos, mas as arrancadas e os dribles fulgurantes continuam a estar arredados das suas últimas partidas. Apesar do período menos brilhante no final de 2008 venceu muito justamente a Bola de Ouro e será muito provavelmente o vencedor do FIFA World Player.

Lionel Messi
21 anos, Barcelona - Argentina
Com Deco, Ronaldinho, Eto'o e Henry opacos durante a temporada passada, Messi foi somente a grande figura de um Barcelona a léguas do brilhante Barça campeão europeu e espanhol de 2006. O seu mágico pé esquerdo deslumbrou plateias e foi o grande responsável pela época menos má do colosso catalão.
Esta época tem sido simplesmente brilhante para Messi e , que têm arrasado tudo e todos na Liga Espanhola e na Champions! Um autêntico festival ofensivo de golos e jogadas de encantar sempre com o extremo argentino em plano de destaque, quer seja a finalizar ou a conduzir a bola, como só ele sabe, colada ao pé esquerdo, em dribles estonteantes que arrasam por completo qualquer defesa!
Messi acaba o ano de 2008 em grande e é, para já, o grande candidato a sucessor de Cristiano Ronaldo para 2009.

Fernando Torres
24 anos, Liverpool - Espanha
Em ano de estreia na Premiership, El Niño, cativou o mais descrente adepto dos reds acerca da sua contratação, com espectaculares exibições e muitos golos, alguns com uma execução técnica simplesmente notável, tendo terminado no segundo posto da tabela dos goleadores da competição, feito que o ajudou a ser, desde já, um dos grandes ídolos de Anfield.
No Verão sagrou-se campeão europeu de selecções, não esteve ao seu melhor nível durante a primeira fase, mas arrancou para uma segunda parte do torneio demolidora, exponenciada com a obtenção do golo do triunfo na final perante a Alemanha.
Nesta temporada tem sido massacrado por lesões, que o têm afastado algum tempo da equipa, mas continua a ser um jogador fulcral e decisivo, sendo com toda a certeza um dos melhores avançados da actualidade.

Alessandro Del Piero
34 anos, Juventus - Itália
Depois do desterro na Série B poucos previriam um ressurgimento tão fantástico como o que Del Piero tem protagonizado no último ano e meio no futebol italiano e europeu. Com um espírito de liderança imparável, uma capacidade física e técnica impressionantes e um notável poder de concretização, Alex guiou a Juve ao seu verdadeiro lugar que é o de protagonista no Calcio e na Champions, tendo-se sagrado o melhor marcador da Série A 2007/08.
Nesta temporada, Del Piero tem mantido uma forma brilhante ornamentada com exibições e golos fantásticos na Champions, em especial diante do Real Madrid, não sendo demais recordar a estrondosa ovação que recebeu por parte dos adeptos merengues em pleno Bernabéu após ter apontado dois golos sublimes.
Aos 34 anos contem com ele para levar novamente a Juve ao topo do futebol italiano e europeu, tal como já havia feito na segunda metade da década de 90 e no início deste século.

Andrei Arshavin
27 anos, Zenit - Rússia
Apesar de já não ser propriamente um jovem deve ser considerado como a grande revelação de 2008, tendo sido a principal figura das conquistas europeias do Zenit e da brilhante participação da selecção russa no Euro 2008.
Jogador fino, de grande recorte técnico e excelente capacidade de passe e improvisação, começou a maravilhar a Europa com exibições notáveis na Taça UEFA que culminariam com a conquista do troféu para a formação russa, feito que poucos apostariam no início da competição.
O grande momento de Arshavin ocorreu na partida dos 1/4 final do Euro 2008 perante a Holanda, onde o número 10 russo realizou uma exibição portentosa destroçando por completo a equipa laranja, um autêntico recital de bem jogar futebol, que maravilhou os críticos fazendo disparar a sua cotação. Não saiu do Zenit no Verão, mas é bem possível que o faça agora na reabertura do mercado com Arsenal, Tottenham e Real Madrid entre os principais interessados.

Steven Gerrard
28 anos, Liverpool - Inglaterra

É simplesmente o melhor centrocampista da actualidade, um jogador completo, é um verdadeiro regalo vê-lo a jogar futebol pela capacidade que possui ao executar bem em praticamente todas as situações e variantes do jogo!
É o motor dos reds, o faz tudo, o finalizador, o organizador, o primeiro a fazer pressing, chega a ser extenuante só de observar o trabalho que Gerrard realiza dentro de campo em prol da equipa. Recentemente passou a marca de 100 golos pelo clube, feito absolutamente notável para um médio!
2008 foi um ano de seca de títulos para o Liverpool, mas a liderança na Premiership ao dobrar o ano e a excelente campanha na Champions, onde Gerrard é apenas o melhor marcador, auguram um ano de 2009 potencialmente triunfante para os reds, sempre com o seu capitão em enorme destaque.

Zlatan Ibrahimovic
27 anos, Inter - Suécia
Dificilmente encontramos um avançado com tantos predicados como os possuidos por este notável executante, um dos jogadores mais evoluídos tecnicamente da actualidade. Aliado a esse facto apresenta uma força física impressionante e uma capacidade de posse de bola singular! Tem evoluído no capítulo da finalização, que é ainda a sua grande pecha. Quando debelada esta lacuna tem tudo para lutar por Bolas de Ouro e FIFA's World Player!
Apesar disto foi absolutamente decisivo na conquista do scudetto pelo Inter na temporada passada, tendo-se revelado quase como uma espécie de abono de família para Mourinho no decorrer da presente época.
Passou discreto pelo Euro 2008 devido a problemas físicos, mas ainda deixou a sua marca na prova ao apontar um golo fantástico contra a Grécia, um dos melhores da competição!

8 comentários:

Unknown disse...

Sim sr, bela selecção! É com muito agrado que vejo um português como melhor do mundo, espero realmente que ele tenha cabeça para estar sempre dessa forma para o futebol.
Quanto ao Messi, é um artista, um óptimo artista, diga-se. É muito novo, ainda vai dar muito ao futebol.
O Fernando Torres, conseguiu fazer uma época espectacular num campeonato novo qnd se mudou para o Liverpool, o que mostra tratar-se de facto de um grande jogador. Tem muito sangue frio qnd está em frente à baliza.
O Del Piero, que posso dizer... Vi este homem começar a dar os primeiros passos na Juve e foi com muita satisfação que o vi tornar-se titular indiscutível. É um jogador muito correcto.
O Arshavin é uma espécie de Houdini! Espero realmente que ele vá para o Arsenal. Gosto muito de o ver jogar. Tem muita classe, espalha magia pelos relvados :)
O Steven Gerrard é um jogador que também admiro muito. O homem faz de tudo dentro do campo, tal como dizes e muito bem, é o motor dos Reds. Para mim, são dele alguns dos melhores golos da Premier League em 2008.
Quanto ao Zlatan, não tenho palavras. Este gajo é bom demais! Faz o que quer tanto com a bola como com os adversários :)
Bem, que mais posso dizer... É por causa de jogadores como estes que acho o futebol um desporto espectacular. Fazem acontecer magia em campo e tudo a olho nu, nada de truques manhosos!

João Caniço disse...

Muito obrigado, Toupeirinha! Fico contente que tenhas gostado desta 'selecção'! Agradeço também vivamente os teus comentários que complementam bastante bem o 'post'!
De facto, o ano de 2008 foi bastante rico em termos de futebol de categoria e penso que estes foram, segundo o que eu acompanhei, os jogadores que mais se destacaram!
Espero que 2009 também assim seja e nos traga de novo espectaculares momentos de futebol, sempre com grandes hipóteses de estes jogadores se manterem como grandes protagonistas, embora hajam outros com grande nível a poderem lá chegar.
Quanto aos truques manhosos imagino que estivesses a antecipar a arbitragem do Paulo Baptista de hoje...
Sobre o Arshavin imagino que fosse um enorme reforço para o Arsenal, pode ser que até final do mês se concretize...

Michel Costa disse...

Curiosamente, os três finalistas de 2007 estão de volta para o anúncio do vencedor de 2008. Daquela vez deu Kaká, agora deve ser Ronaldo e, na próxima, Messi deve escrever seu nome da galeria.
Não por acaso, os três são os maiores expoentes do futebol mundial nos útimos anos.

Abraços.

João Caniço disse...

Plenamente de acordo Michel, são com toda a certeza os expoentes máximos do futebol nos últimos 3/4 anos, embora pense que o ano de 2008 de Kaká foi um pouco cinzento e sinceramente não percebo porque razão faz parte dos nomeados, haveria outros jogadores a merecerem muito mais essa nomeação...
Abraços

Anónimo disse...

JP, Parabéns pleo título de C. Ronaldo. Pude acompanhar a cerimônia ao vivo.

Realmente por tudo o que ele fez em 2008, mereceu vencer a disputa contra Messi. E agora é esperar por uma continuidade.

Ciao!

João Caniço disse...

Obrigado Cyntia!
Por acaso não consegui acompanhar a cerimónia ao vivo, apenas vi depois à noite as imagens, mas não deixou de ser emocionante ver novamente um português ser distinguido com o prémio de melhor do mundo, 7 anos depois do Figo!
Para já, penso que Messi partiu na 'pole-position' e vai na frente da corrida, mas até final do ano muita coisa pode mudar. Quem conseguir vencer a 'Champions' e/ou os campeonatos nacionais tem uma boa vantagem...
Ciao!

Anónimo disse...

Ibra é o jogador mais bem pago do mundo. A frente de Kaká, até. Incrível.

Ciao!

João Caniço disse...

Pois é, desde que renovou o seu contrato com o Inter há uns meses atrás... Penso que a lista que saiu na imprensa na 6ª feira se referia apenas aos salários dos jogadores, excluia publicidades e afins...
Boa semana, ciao!