sexta-feira, outubro 05, 2007

Porquê?


Já me perguntaram algumas vezes o porquê do nome deste blogue, acho que nunca consegui explicar coerente e concretamente porque o escolhi... ora, talvez agora já o consiga fazer ou pelo menos aproximar-me de uma definição mais ou menos consentânea com o título escolhido para definir esta publicação de palavras...

Para um gajo tremendamente utópico como eu, que acredita num mundo igualitário, numa sociedade livre e sem classes, numa busca contínua e incessante de todo e qualquer sonho, na eterna procura da emoção verdadeira, do sentimento mais próximo da perfeição... toda esta introdução para afirmar que tudo isto, tudo o que nos envolve, tudo o que nos rodeia, tudo o que acontece passa a uma velocidade vertiginosa, mal nos dá tempo para podermos desfrutar de o que de bom nos acontece, daí que me permito dizer que o que quer que seja que nos aconteça ou o que pode eventualmente acontecer deve ser vivido como uma ilusão, algo abstracto, rico em prazer, desejado e ansiado nas doses certas, nunca alvo de obsessão mas, sim um desejo doce e requintado que nos possa encher a alma e o espírito de uma felicidade transitória, que seja frequentemente refrescada e oxigenada com a quantidade estritamente necessária de ilusão, não pode ser demasiada realidade nem uma utopia desmesurada senão os riscos de intoxicação por tomar tais doses podem causar uma melancolia grave e difícil de superar...
Demasiado complexa esta definição? Talvez... mas, eu também nunca disse que era um gajo simples... pelo menos na escrita gosto da complexidade e de aprofundar essa mesma escrita... enfim, só para contradizer a frase anterior, termino este post com um simples: viva a ilusão e que se mantenha sempre doce!... =)

5 comentários:

PaTi disse...

Estou a ver q continuas em alta com as tuas palavras ;-)

Bjnh Gd

Anónimo disse...

"Para um gajo tremendamente utópico como eu, que acredita num mundo igualitário, numa sociedade livre e sem classes,"

la ta ele com comunismos xD

João Caniço disse...

Sim CM, lá tou eu com 'comunismos'... acredito plenamente neste ideal justo e fraterno... :)

Anónimo disse...

JP,
Às vezes é difícil viver de ilusão. Agente acaba se decepcionando muito.

Freud já dizia que nós humanos estamos sempre à procura de algo que não sabemos o que é. Daí continuarmos a viver. Parafraseando ele está vc com sua 'doce ilusão'. Achei bonito oque você escreveu. Me fez pensar que ainda não consigo ter isso na minha vida plenamente. Não sei é bom ou ruim... Vou pensar.

Abraços,

João Caniço disse...

Eu acho que a 'doce ilusão' a que me refiro deve ser vivida nas doses certas, isto é, não pode ser em demasia porque nos afasta da realidade e nos tornamos tremendamente utópicos, nem pouco porque assim ficamos demasiado sérios e sisudos tornando a vida chata, aborrecida, sem o mínimo de interesse...

Fico muito contente que tenhas gostado do meu texto :)

1 abraço =)