segunda-feira, outubro 22, 2007

Campeões do Mundo envoltos em polémica e... na maternidade!

África do Sul (Rugby) e Kimi Raikkonen (Fórmula 1) sagraram-se este fim de semana campeões do mundo!
Começando pelos sul africanos, terminou assim 1 mês de meio de competição em França, onde estiveram presentes as 20 melhores selecções do planeta oval, entre as quais pela primeira vez em 6 edições uma equipa amadora, Portugal, que com grande garra, espírito de sacrifico e amor à modalidade marcou presença muito meritória e digna de admiração e respeito por todos os adeptos do Rugby. Quanto à final propriamente dita, a Inglaterra procurava defender o título mas, a África do Sul confirmou o favoritismo que lhe era atribuído tendo vencido o jogo por 15 - 6, sagrando-se assim bicampeã mundial igualando a Austrália em número de troféus. Mais uma vez um jogo decisivo foi apenas decidido nos pontapés não tendo sido obtido qualquer ensaio, ou melhor, a Inglaterra marcou um ensaio mas, o lance foi invalidado pelo árbitro para espanto de quase toda a gente que assistia ao desafio... eu sinceramente não percebi porque o lance foi anulado, confesso que não domino todas as regras do Rugby, há que esclarecer que é o jogo colectivo mais complexo que existe com uma quantidade enorme de leis mas, o próprio comentador e especialistas no assunto também não compreendem... há que referir ainda que a ser concretizado esse ensaio os ingleses passariam para a frente do marcador e o jogo decerto teria sido outro... Parabéns então aos sul africanos, foram a única equipa invencível na prova, tiveram alguma sorte no sorteio e adversários que foram apanhando mas, isso faz parte do jogo... Daqui a 4 anos há mais, na longínqua e lindíssima Nova Zelândia e espero vivamente que aí, finalmente, os all blacks confirmem o favoritismo que lhes é sempre atribuído e apenas por uma vez na 1ª edição em 1987 foi confirmado! E claro, desejar também que os Lobos repitam a presença e consigam melhorar os seus resultados, porque atitude e entrega dificilmente alguém os suplanta!...


Quanto à Fórmula 1, disputou-se ontem no Brasil o último Grande Prémio e contra todos os prognósticos o finlandês Kimi Raikkonen (na foto ao lado com o director da Ferrari Jean Todt) sagrou-se pela 1ª vez campeão do mundo sucedendo assim ao mítico Michael Schumacher (foto em baixo) como campione del mondo ao volante do lendário carro vermelho da scuderia Ferrari! Partindo com um atraso de 7 pontos em relação ao rookie Hamilton, era necessária uma conjugação de resultados muito favoráveis para o iceman vencer o título... e foi o que aconteceu pois o finlandês fez uma boa e tranquila corrida, tendo beneficiado ainda da ajuda do companheiro de equipa Massa e da desastrosa saída de pista de Hamilton que o atirou muito para trás na classificação, tendo-o obrigado a uma tentativa desesperada de recuperação que apenas culminaria num inócuo 7º posto, dando assim o título ao piloto da Ferrari. A polémica surgiu quando a FIA inspeccionou os carros depois da prova e verificou que os carros da BMW Sauber e da Williams apresentavam a temperatura da gasolina desajustada com a regulamentação. Ora, três desses carros terminaram à frente de Hamilton logo, se tivessem sido desclassificados o piloto inglês subiria para o 4º lugar e ter-se-ia sagrado campeão na época de estreia. Mas, a FIA não achou razão suficiente para a desclassificação dos carros em questão, manteve a classificação e Raikkonen sagrou-se assim campeão de forma inteiramente justa quanto a mim, já que na minha opinião a McLaren foi a grande responsável pela perda de credibilidade da F1 nesta época devido ao caso de espionagem que efectuou sobre a Ferrari e com a triste guerra entre Alonso e Hamilton que vigorou toda a época... É uma grande vitória para a Ferrari e Raikkonen que começando muito mal a época, demorando a adaptar-se ao carro rosso, começou a subir e sem se dar por ele, em pezinhos de lã, chegou à última prova com chances matemáticas e aproveitou da melhor maneira os deslizes adversários conquistando assim o ceptro mundial...

Quanto ao campeão do mundo de 2006 em futebol, Alessandro del Piero, vive uma das melhores semanas de sempre, pois a juntar à renovação de contrato com a Juventus, o que lhe vai permitir jogar 17 épocas consecutivas pelos bianconeri, marcou ontem o único golo da vitória da equipa de Turim sobre o Génova e ao final da noite nascia o seu 1º filho e de Sonia Amoruso (foto ao lado) tendo sido baptizado com o curioso nome de Tobias Amoruso del Piero... Sabendo as qualidades ímpares do pai e lembrando que o seu tio é Nicola Amoruso (irmão de Sonia, avançado que passou com algum sucesso pela Juve na 2ª metade da década de 90 e que joga actualmente na Reggina) pode-se talvez esperar que daqui a 20 - 25 anos tenhamos um novo Del Piero no topo do futebol italiano e mundial... quem sabe... Tanti auguri capitano!

6 comentários:

Anónimo disse...

Eta joguinho difícil de entender esse rugby, mas sabe que gostei tanto que vou passar a acompanhar. Tem alguma competição por agora, não?

Fórmula 1. Já havia te dito que gosto do arrojo do Hamilton e aqui em casa havíamos elegido a ele nosso favorito no ano. Mas com o escândalo da espionagem favorecendo a equipe inglesa fiquei meio desiludida. Ele tem muito que amadurecer. Mas para um iniciante, a temporada dele foi fantástica! Ele foi outro que deu tiro no pé, quando já tinha o título nas mãos. Depois da China, apostei com meu pai que seria Kimmi o campeão. Não que quisesse. Ganhei, e ainda por cima faturei uma garrafa de vinho da sua terra, JP! rs

Tobias já nasce com fome de gols. Tem tio que já foi 'matador' e é filho de um campeão. Achei bacana eles não quererem saber se era 'boy' ou 'girl' antes! Uma surpresa mais do que agradável, e eles formam um casal lindo.

Auguri para Tobias Amoruso Del Piero!

Anónimo disse...

E a expressão 'pezinhos de lã' vou guardar aqui. Gostei. :)

João Caniço disse...

Ui o Rugby é o desporto colectivo com as regras mais complexas... eu já assisto a alguns anos e não as sei todas, nem perto disso... competições de selecções já terminaram este ano com a disputa dos torneios anuais das 6 nações (com a presença das 4 equipas das ilhas britânicas, França e Itália) e com o tonneio das 3 nações (competem as 3 potências do hemisfério Sul). França e Nova Zelândia venceram as respectivas competições...
Durante este último mês e meio consegui 'viciar' alguns amigo(a)s que nunca tinham visto um jogo de Rugby na vida a ver e a apreciar a modalidade, fico contente que mesmo do outro lado do globo tenha também dado um 'ligeiro toque' para gostares também ;)

Eu desde miúdo que torço pela Ferrari, não me importa muito quem pilota o carro 'rosso'... daí estar a puxar pelo Raikkonen e depois de todos os escândalos em que a McLaren este envolvida durante a temporada, gostei bastante deste desfecho. Mas, para estreante foi uma excelente época para o Hamilton, disso não há a menor dúvida... Muito bem, o vinho é das melhores coisas que se produz aqui em Portugal, espero que tenha sido uma garrafa das boas :)

Li há tempo num site que Stefano, o irmão mais velho de Del Piero, tinha jogado nas camadas jovens da Sampdoria, era médio, mas uma grave lesão o fez terminar a carreira muito cedo... como não consegui confirmar a informação acabei por não 'postar'... a ser verdade as probabilidades genéticas de o Tobias ser um futuro craque aumentam ainda mais não achas? ;)
Sem dúvida, a Sonia é muito bonita, tudo de bom para eles :)

João Caniço disse...

Tou a ver que tens gostado das minhas expressões tipicamente portuguesas ;) tenho que ver se me lembro de mais... :)
Boa tarde, abraços

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

JP,

É gostei mesmo de assistir ao rugby. Serve até para mudar a rotina vez que só assisto a futebol e hoje, por falta de tempo na semana, vejo pouco de tênis, outro esporte que gosto muito. E mais, ter alguém para debater o esporte é melhor ainda! :)

Ah, nunca torci para a Ferrari, embora adore tudo que vem da Itália. Chega a ser contraditório. Torço para os pilotos. Como torcia para Schumacher, o seguia para onde ele ia. Hoje, vejo que estou bem mais Ferrarista. Quanto ao vinho, muito bom, pena não me lembrar o nome.

Sim, Stefano jogou futebol por pouco tempo. Mas uma contusão o tirou de cena. Que coisa, não? Foi da Sampdoria.

Tobias pode certamente levar o nome da família para frente no esporte. Veja o caso do Buffon! Estaremos aqui ainda para conferir, espero :)

Ah, sim, tenho um caderno em que anoto expressões de diversos idiomas. Essa eu já anotei! Adorei, mesmo.

Abraços,