segunda-feira, maio 03, 2010

A (inevitável) 'belenensização' do Sporting


As ruidosas manifestações dos últimos dias trataram de dissipar quaisquer dúvidas que ainda subsistissem sobre qual é o segundo clube com maior número de adeptos em Portugal. É claramente o anti-Benfica, suportado pela (quase) totalidade dos adeptos do FC Porto e pela esmagadora maioria dos torcedores do Sporting.

Tal obsessão ainda é compreensível no caso dos portistas, afinal o Benfica dominou a seu belo prazer o panorama nacional nas décadas de 60 e 70 e rivalizou ombro a ombro com o FCP durante a década de 80 e início da seguinte. Relativamente aos sportinguistas trata-se acima de tudo de tacanhez e inveja por tudo o que vem do outro lado da Segunda Circular. Depois de conseguir estancar um extenso e doloroso processo de belenensização com a conquista dos títulos nacionais de 2000 e 2002, a presença na final da Taça UEFA de 2005 e várias participações consecutivas na Champions League, o Sporting acaba de realizar a pior época desportiva dos últimos onze anos, motivo que seria por demais preocupante e merecedor de ampla reflexão para os seus associados e simpatizantes.

Nas últimas quatro temporadas alcançou outros tantos segundos lugares, motivo de júbilo e contentamento para a generalidade dos seus adeptos, já que ficaram sempre à frente do velho rival, o Benfica, não se preocupando minimamente em criar condições para suplantar o emblema - FC Porto - que venceu 17 dos últimos 26 campeonatos.

Pior que tudo isto é a falta de coerência e objectividade por parte dos actuais dirigentes leoninos que parecem gerir o clube em cima do joelho e ao sabor do vento. Depois de dezoito longos anos (1982-2000) sem conquistar o campeonato, já passam oito desde o último triunfo e não parecem existir condições para travar esta marcha. Desta vez a belenensização do Sporting parece inevitável, com o beneplácito dos seus próprios adeptos que se contentam com o mal do Benfica...

Sem comentários: