Quis o desígnio do calendário que Liverpool e Lazio recebessem hoje Chelsea e Inter na parte final e decisiva dos campeonatos inglês e italiano. Até aí nada de mais, não fosse o facto que caso os líderes da Premiership e da Serie A fossem travados, reds e biancocelesti estariam a dar uma ajuda preciosa aos seus principais rivais, Man Utd e Roma, algo extremamente difícil de digerir para os seus próprios adeptos.O que se passou em ambos os encontros foi algo de verdadeiramente incrível, quase surreal...
Começando por Anfield Road, não se pode dizer que o Liverpool entregou o jogo aos blues, entrou até melhor na partida com Aquilani a rematar na trave da baliza de Cech. O impensável aconteceu ao minuto 33, com Steven Gerrard a tentar um atraso para Reina, acabando por assistir Drogba, que não desperdiçou tamanho ensejo. Não, não me enganei, foi mesmo o capitão e lenda do Liverpool, um dos melhores jogadores da actualidade e dos últimos anos, a oferecer de bandeja o primeiro golo ao Chelsea.
A partir daí o jogo tornou-se simples para os blues, que assumiram sem grandes sobressaltos o efectivo controlo do mesmo, com Lampard a ampliar a vantagem logo a abrir a segunda metade. Com este triunfo basta ao Chelsea vencer o Wigan em casa na última rodada, algo que se afigura como muito provável. Gerrard e o Liverpool podem assim ficar descansados, pois continuam com 18 títulos, os mesmos do ultra-rival Man Utd...É-me difícil encontrar adjectivos que classifiquem o ambiente no Olímpico de Roma. Ficaria-me por um simples e eloquente estranho. E porquê? Os adeptos da Lazio puxaram efusivamente pelo Inter, assobiaram ruidosamente o desempenho dos seus próprios jogadores e vaiaram as defesas do seu guardião, o uruguaio Muslera, praticamente o único que se opôs com afinco às investidas do Inter, adiando o primeiro golo até ao último minuto da primeira parte.
A segunda metade pareceu um verdadeiro jogo amigável, jogado no meio-campo a ritmo baixo, digno de se assistir para quem sofre de insónias. Motta acabou por fazer o segundo tento para os nerazzurri, na sequência de um pontapé de canto, confirmando o regresso do Inter à liderança do Calcio.
Acredito que, caso a Atalanta tivesse ganho ao Bolonha, a postura dos adeptos e jogadores da Lazio não tivesse sido esta. O espectro da descida de divisão está praticamente afastado e assim nada melhor do que impedir o arqui-rival citadino de continuar a sonhar com o scudetto. Deplorável e anti-desportiva a atitude dos tifosi da Lazio que não tiveram problema em desfraldar algumas tarjas verdadeiramente inqualificáveis.
Sem comentários:
Enviar um comentário