domingo, maio 02, 2010

Títulos entregues de bandeja


Quis o desígnio do calendário que Liverpool e Lazio recebessem hoje Chelsea e Inter na parte final e decisiva dos campeonatos inglês e italiano. Até aí nada de mais, não fosse o facto que caso os líderes da Premiership e da Serie A fossem travados, reds e biancocelesti estariam a dar uma ajuda preciosa aos seus principais rivais, Man Utd e Roma, algo extremamente difícil de digerir para os seus próprios adeptos.

O que se passou em ambos os encontros foi algo de verdadeiramente incrível, quase surreal...

Começando por Anfield Road, não se pode dizer que o Liverpool entregou o jogo aos blues, entrou até melhor na partida com Aquilani a rematar na trave da baliza de Cech. O impensável aconteceu ao minuto 33, com Steven Gerrard a tentar um atraso para Reina, acabando por assistir Drogba, que não desperdiçou tamanho ensejo. Não, não me enganei, foi mesmo o capitão e lenda do Liverpool, um dos melhores jogadores da actualidade e dos últimos anos, a oferecer de bandeja o primeiro golo ao Chelsea.

A partir daí o jogo tornou-se simples para os blues, que assumiram sem grandes sobressaltos o efectivo controlo do mesmo, com Lampard a ampliar a vantagem logo a abrir a segunda metade. Com este triunfo basta ao Chelsea vencer o Wigan em casa na última rodada, algo que se afigura como muito provável. Gerrard e o Liverpool podem assim ficar descansados, pois continuam com 18 títulos, os mesmos do ultra-rival Man Utd...

É-me difícil encontrar adjectivos que classifiquem o ambiente no Olímpico de Roma. Ficaria-me por um simples e eloquente estranho. E porquê? Os adeptos da Lazio puxaram efusivamente pelo Inter, assobiaram ruidosamente o desempenho dos seus próprios jogadores e vaiaram as defesas do seu guardião, o uruguaio Muslera, praticamente o único que se opôs com afinco às investidas do Inter, adiando o primeiro golo até ao último minuto da primeira parte.

A segunda metade pareceu um verdadeiro jogo amigável, jogado no meio-campo a ritmo baixo, digno de se assistir para quem sofre de insónias. Motta acabou por fazer o segundo tento para os nerazzurri, na sequência de um pontapé de canto, confirmando o regresso do Inter à liderança do Calcio.

Acredito que, caso a Atalanta tivesse ganho ao Bolonha, a postura dos adeptos e jogadores da Lazio não tivesse sido esta. O espectro da descida de divisão está praticamente afastado e assim nada melhor do que impedir o arqui-rival citadino de continuar a sonhar com o scudetto. Deplorável e anti-desportiva a atitude dos tifosi da Lazio que não tiveram problema em desfraldar algumas tarjas verdadeiramente inqualificáveis.

Sem comentários: