quinta-feira, dezembro 07, 2006

Champions, 1ª fase (Parte I)


Terminada a 1ª fase eis a análise:

Grupo A: Mourinho não facilitou e vingou a eliminação do ano passado às mãos do Barcelona. O Chelsea mereceu vencer o grupo, especialmente pelo que fez no jogo de Nou Camp, num desafio electrizante, conseguindo o empate nos instantes finais por Drogba, deixando o Barça para trás e a ter que vencer a excelente equipa do Bremen na última ronda para se qualificar. Foi o que aconteceu e assim sendo o Chelsea e o Barça estão na primeira linha de favoritos para a vitória na Champions, enquanto o Bremen, melhor equipa das eliminadas, é talvez, juntamente com o Sevilha, o grande favorito para vencer a Taça UEFA. O Levski Sófia, estreante nestas andanças, contou todos os jogos por derrotas mas, atendendo aos adversários era difícil fazer melhor.

Grupo B: O Inter, novo galáctico do futebol europeu, não confirmou o valor individual dos seus jogadores e mais uma vez desiludiu como equipa assim como o seu treinador Mancini, na minha opinião muito medíocre, deixando o 1º lugar do grupo para o Bayern Munique que, com uma estrutura muito sólida venceu tranquilamente o grupo. O Sporting, depois de uma excelente vitória frente ao Inter, viria a claudicar no Giuseppe Meazza para depois ser a catástrofe total no jogo com o Spartak, garantido assim os russos a presença nos 1/16 avos de final da Taça UEFA. Muita reflexão espera Paulo Bento...

Grupo C: O Liverpool confirmou o favoritismo e apesar da má época interna, liderado pelo super Gerrard, venceu calmamente o grupo. O PSV de Koeman garantiu o 2º lugar também com alguma sobriedade deixando a UEFA e o 3º posto para o Bordéus de Ricardo Gomes. Os turcos do Galatasaray desiludiram e não voltaram às grandes noites europeias de um passado recente.

Grupo D: O Valência mesmo dizimado por uma onda de lesões conseguiu o 1º lugar à frente da Roma que, mesmo sem deslumbrar cumpriu os objectivos. Os ucranianos do Shakthar garantiram o acesso à UEFA enquanto os gregos do Olympiakos claudicaram mais uma vez logo na 1ª fase. Pode-se dizer que, nestes 4 grupos passaram os favoritos.

Melhores marcadores: 5 golos - Didier Drogba (Chelsea), Kaká (Milan) e Morientes (Valência)

Melhor jogo: 31/10/06 Barcelona - Chelsea 2-2 (Deco, Gudjhonsen; Lampard, Drogba)
http://www.youtube.com/watch?v=ya-X3j5aYD0

Sem comentários: