sábado, dezembro 09, 2006

Champions, 1ª fase (Parte II)

Grupo E: Os irredutíveis gauleses do Lyon voltaram tal como há um ano atrás a suplantar o Real Madrid, de forma inteiramente justa. No confronto directo a equipa de Houllier mostrou bastante mais capacidade e acutilância do que a de Capello. Tal como previ há 2 meses atrás o Lyon encontra-se no grupo dos grandes favoritos à conquista da Champions. Quanto ao Real continua uma total incógnita... Na luta pelo 3º lugar o Steaua suplantou o Dínamo Kiev graças a uma estrondosa vitória obtida em pleno Estádio Lobanovskyi.

Grupo F: O Celtic finalmente conseguiu passar à 2ª fase neste formato da Champions enquanto que o Man Utd teve que sofrer no ultimo encontro para ultrapassar o Benfica. Foi em Lisboa e não em Manchester que o Benfica perdeu a qualificação. O Copenhaga mostrou-se uma nulidade fora da Escandinávia mas, fortíssimo em casa onde apenas o Benfica conseguiu empatar e não posso deixar de criticar todos quantos nessa altura crucificaram Fernando Santos pela falta de audácia nesse jogo sem imaginarem as derrotas que Celtic e Man Utd sairiam de lá vergados...

Grupo G: O vice-campeão europeu fez uma 1ª fase muito certinha e tranquila, conseguindo naturalmente a qualificação ainda que pudesse ter sido em 2º lugar tivesse uma das duas bolas de Quaresma ao poste terem entrado ou o FC Porto ter efectuado um arranque decente na prova. O CSKA teve uma sorte brutal no Dragão e em Londres onde apenas defendeu arrancando dois empates milagrosos que o mantiveram na corrida pelo apuramento até ao último jogo onde o Hamburgo demonstrou o seu orgulho e venceu o único jogo da prova atirando os russos para a UEFA.

Grupo H: De longe o grupo mais fraco da 1º fase, pode-se queixar de muito azar por exemplo o Werder Bremen, ter calhado com os colossos Barcelona e Chelsea, neste grupo arrisco-me a escrever ter-se-ia qualificado facilmente! O irreconhecível Milan, a fazer uma época desastrosa internamente conseguiu mesmo assim vencer o grupo, tendo o 2º posto sido obtido pelo Lille na compita com o AEK de Atenas. O Anderlecht voltou a confirmar não ser equipa para estas andanças ao fechar claramente o grupo.

Melhor jogador: Juninho Pernambucano (Ol. Lyon) - é a minha escolha para melhor jogador da 1ª fase, susceptível é certo, mas a maneira como organiza todo o jogo atacante da equipa, a mestria técnica, a qualidade de passe, a mecanização quase perfeita que demonstra no jogo colectivo e em especial a extraordinária maneira como executa qualquer lance de bola parada, algo único no futebol actual.

Melhor golo: Frank Lampard (Chelsea) vs Barcelona - uma autêntica obra prima o golo que o fantástico médio inglês marcou em pleno Nou Camp. A ver ou a rever:
http://www.youtube.com/watch?v=ldtUm6Si3Wo

Sem comentários: