sexta-feira, agosto 10, 2007

O foguete da Rebordosa


Rendo aqui a minha homenagem a Cândido Barbosa, o fantástico ciclista português que venceu as últimas 3 etapas da volta a Portugal, algo que não acontecia desde 1968 através de Leonel Miranda. Será este ano que o foguete da Rebordosa consegue finalmente vencer a maior prova velocipédica nacional?
Aos 32 anos, e depois de um 2º lugar em 2005 e um 3º em 2006, além de vencer nos últimos 5 anos o prémio regularidade (a camisola branca), juntando ainda um título europeu de sub-23 em 1996 e campeão nacional em título como os seus principais triunfos, numa carreira que totaliza a bonita marca de 98 vitórias como profissional.
Hoje foi dia de descanso, faltam ainda as 3 maiores dificuldades: Srª da Graça, Torre e o contra-relógio final. Qualquer que seja o resultado, mesmo que não seja o vencedor final, Cândido ficará na história como um dos poucos ciclistas portugueses de qualidade e renome pós-Joaquim Agostinho tal como Marco Chagas, Joaquim Gomes, Acácio da Silva, Sérgio Paulinho e José Azevedo. Este último depois de brilhantes prestações no Tour (5º e 6º lugar) tenta também a sua 1ª vitória na Volta.
Depois da machadada que o ciclismo levou na última edição do Tour devido ao doping, as vitórias de Cândido são uma lufada de ar fresco para a modalidade em Portugal já que é notável a sua empatia com o público.
Dia 15 já se saberá se foi desta, oxalá que sim...

Sem comentários: