terça-feira, fevereiro 05, 2008

1/4 de final emocionantes!

Os 1/4 de final da Copa de África foram grandes espectáculos de futebol, duelos emocionantes onde a verdadeira magia do futebol africano veio ao de cima, futebol ofensivo, a paixão pelo golo e a incerteza no marcador até ao final.
Excepção dessa incerteza no resultado até ao fim foi o Costa do Marfim - Guiné Conacri onde os marfinenses golearam os guineenses por 5-0! Autêntico festival ofensivo daquela que considero ser actualmente a melhor equipa africana e que conta além do super craque Drogba (Chelsea), do seu colega de equipa Kalou, Koné (Sevilha), dos manos Touré (o médio do Barça e o defesa do Arsenal), do também gunner Eboué entre outros.
No jogo de maior cartaz dos 1/4 de final o Gana recebia a Nigéria. Apesar do favoritismo dos ganeses a Nigéria colocou-se em vantagem por intermédio de Yakubu (ex Gil Vicente) na transformação de uma grande penalidade respondendo Essien em cima do intervalo com um magnifico cabeceamento a restabelecer a igualdade. Na 2ª parte manteve-se o equilíbrio mesmo até depois da expulsão do central e capitão ganês Mensah, a Nigéria não arriscou na busca da vitória e foi castigada perto do fim com o golo da vitória do Gana apontado por Agogo.
Angola, a grande surpresa da prova depois de ter afastado Senegal e África do Sul, mediu forças com o campeão em título Egipto e foi derrotada por 2-1 não obstante a boa réplica demonstrada e mais uma excelente exibição de Manucho abrilhantada com um golo fantástico, um tiro monumental do meio da rua, um dos melhores golos da prova. A maior experiência e classe dos egípcios foi decisiva no resultado da eliminatória. Angola sai de cabeça levantada da competição, fez uma óptima prestação e Manucho (4 golos em 4 jogos) passa de quase desconhecido para grande promessa do futebol africano.
Finalmente no último jogo os Camarões depois de terem estado a vencer por 2-0 a Tunísia acabaram por ceder um empate a 2 bolas no final do tempo regulamentar levando o jogo para prolongamento. Com Eto'o extremamente bem marcado pelos defesas tunisinos foi Mbia a grande figura do encontro ao marcar o golo do triunfo em pleno prolongamento depois de já ter feito o 1-0.
Sendo assim, teremos na próxima 5ª feira mais dois excelentes jogos em perspectiva, Gana - Camarões e Costa do Marfim - Egipto. Pessoalmente penso que a Costa do Marfim irá com maior ou menor dificuldade vencer e confirmar o seu favoritismo enquanto que no outro jogo o Gana poderá beneficiar do factor casa para seguir até à final embora os Camarões tenham sempre uma palavra importante a dizer.

11 comentários:

Anónimo disse...

Torcerei efusivamente para uma final entre Gana e Costa do Marfim. Pena perder esses dois confrontos amanhã :(

E você, JP?

Ciao!

João Caniço disse...

Eu vou torcer por uma final Camarões - Costa do Marfim ;)
Felizmente vou poder acompanhar ambas as partidas, a primeira já daqui a pouco, pena não poderes assistir a nenhuma...

Anónimo disse...

E não é que deu Egito e Camarões?! Meu Deus! Não esperava ver Drogba fora dessa final... Que balde de água fria! Agora também, só de raiva, vou torcer para os faraós.... Aí eles vão perder. Entendeu minha lógica?!

Ciao!

João Caniço disse...

Nem eu Cyntia! Fiquei muito desiludido com o resultado do jogo de ontem à noite! O Egipto jogou na expectativa, quase que diria à 'italiana' e teve um guarda redes tipo Buffon e um ponta de lança como Toni! Tiveram a sorte do jogo! Apesar disso continuo com a firme opinião que a Costa do Marfim é a melhor africana do maomento, do meio campo para a frente tem uma equipa fantástica e gosto bastante do defesa esquerdo, o BoKa. Pena o Touré do Arsenal ter dado 2 fífias que originaram 2 golos...
Pode ser que essa tua lógica resulte ;)
Também estou com os Camarões :)
Ciao!

Anónimo disse...

E hoje que a Costa do Marfim perdeu de 4 de novo!

Menino, que coisa?! A TV não mostrou o jogo ao vivo. Sabe onde vi?....

Na TV5, canal francês ;)

Ciao!

Anónimo disse...

Uma coisa! Não entendia nada!

João Caniço disse...

Eu vi na Eurosport, lembro-me que vi o recente Escócia-Itália também num canal francês e pouco percebi, onde já vai o meu francês... deduzo que o teu seja idêntico ;)
Boa noite e que amanhã os Camarões vençam!

Anónimo disse...

Você fala francês?

Olha, nem digo que o meu francês vai mal porque ele inexiste. Nunca estudei francês. Sou analfabeta na língua do 'Mandrake Domenech'. Nas emergências eu recorro a ele, o manual de conversação ;)

Ciao!

João Caniço disse...

Tive 3 anos de francês na escola secundária, mas já se me varreu quase todo, é uma língua que pouco ou nada uso desde então... Recordo-me apenas do básico nada mais do que isso.
Prefiro bastante mais o italiano por exemplo e mesmo o inglês.
Ciao :)

Anónimo disse...

Vocês aprendem então várias línguas na escola, não? Aqui só inglês, que ainda é obrigatória e o espanhol, como opção. No Rio de Janeiro, daqui uns anos, o Espanhol será obrigatório nas escolas, ocupando o espaço do inglês, que por sua vez será optativo. Conseqüências do Mercosul.

O Francês deixou de ser presente no currículo da maioria das escolas. Ele aparece só nos Institutos de Educação ou Instituições de Ensino beeeem tradicionais ligadas à França, como por exemplo o Liceu Franco-Brasileiro.

Ciao!

João Caniço disse...

Sim, aprendemos no mínimo 2 línguas estrangeiras, eu tive 7 anos de Inglês e 3 de Francês. Actualmente o Espanhol está a ganhar bastante em relação ao Francês e é muito provavelmente depois do Inglês a língua mais aprendida.
Pelos vistos no Brasil também está a acontecer essa 'substituição'.