segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Hillary ou Obama?

É já amanhã que em 22 estados norte americanos se vão tirar muitas dúvidas sobre quem será o candidato dos democratas à Casa Branca, para isso milhares de eleitores do Partido Democrata irão votar naquela que é denominada a Super Terça-Feira. Qualquer que seja o resultado será apenas o inicio da mudança que irá finalmente acontecer no país mais poderoso do mundo. Uma mulher ou um negro, um dos dois será muito provavelmente o próximo presidente dos EUA, algo inédito na história do país. Pessoalmente estou a torcer por Obama, mas não ficarei triste se for Hillary a candidata dos democratas. Qualquer que seja o resultado, de certeza que um democrata na presidência, ainda para mais uma mulher ou um negro trarão muitas vantagens aos EUA e ao mundo em especial na mudança de política quando comparando com um qualquer republicado dependente das indústrias petrolíferas e de armamento, ultra conservadores, belicistas e retrógados personificados com exactidão pelos desastrosos mandatos dos Bush.

9 comentários:

Anónimo disse...

Boa JP! Por ser mulher, ficaria feliz em ver Hillary como a candidata, mas não ficaria desapontada com Obama. Como bem disse você, chega de paranóias terroristas. especulação financeira e armamentos em qualquer esquina.

Abraços,

Menina Ochoa disse...

Eu sou da opinião da Lady Cynti,acho que uma mulher era o ideal, ainda há muito machismo para combater... E de preferência que se acalmem as tenções políticas de que a qualquer momento pode cair um senhor terroristazinho do céu!

João Caniço disse...

Cyntia e Dreama não é por Obama ser homem que tem o meu apoio e admiração, é um político sério e coerente, esteve desde o inicio contra a guerra no Iraque ao contrário de Hillary, as suas propostas são de cariz mais social e progressista do que as de Hillary, pode-se dizer que se aproxima mais dos ideais que eu defendo, a esquerda, enquanto Hillary aponta as suas baterias paro o centro, onde por norma se vencem as eleições... Quanto ao machismo estou plenamente de acordo convosco, ainda é preciso mudar muita mentalidade para as coisas ficarem mais equilibradas...
Vamos a ver qual é o preconceito que os americanos vão mudar mais, o racial ou o sexo...

Anónimo disse...

Interessante seu comentário de ver qual preconceito os americanos vão mudar mais. Bem apropriado. Os resultados ainda não saíram, pois o fuso-horário com relação ao país é enorme daqui. Imagino daí. Vou ficar atenta hoje até mais tarde para saber o que deu.

Ciao!

Anónimo disse...

Temos que equacionar a hipotese de os nortes americanos quererem continuar com esta politica retrogada(espero que não),embriagados pelos numeros que a adminitração bush tem vindo a mostrar (crescimento economico,etc)nas passadas presidenciais foi assim e no presente vai ser tambem,talvez esta crise interna no imobiliário e nos creditos de alto risco arrastem de vez estes cowboys movidos a petroleo...
Filipe.

João Caniço disse...

Filipe, brutal essa expressão 'cowboys movidos a petróleo', adorei! Tens toda a razão na tua análise, espero que a futura eleição de um democrata ponha termo a esta degradante política norte americana dos últimos anos.
Abraços

João Caniço disse...

Sim Cyntia, os americanos são muito preconceituosos, vamos ver qual deles eles vão mudar primeiro... para já a Hillary leva uma ligeira vantagem, mas ainda faltam decidir muitos estados, cerca de metade, promete esta campanha nos democratas...
Abraços

Anónimo disse...

O que Felipe falou me agradou e muito também :) Tal como aconteceu naquela escandalosa eleição em que Bush 'derrotou' Al Gore, vai lá que os americanos não resolvam votar em um republicano de novo? Melhor, me corrigindo, vai lá que essas urnas não acordem de um lugar em outro, pessoas mortas retornem a esse mundo para votar, eleitores votem duas vezes... essas coisas assim. Enfim, esse risco ainda há, mas tomara que não. Que dessa vez, uma mudança esteja para ocorrer nesse país.

João Caniço disse...

É verdade, espero que nenhuma dessas 'anomalias' naquele que se auto considera como o país mais democrático do mundo não voltem a acontecer! E sim, que vença um democrata, o mundo está farto de republicanos ultra conservadores, ultra religiosos, anti despenalização do aborto, belicistas, ultra dependentes do petróleo, neoliberais entre outras características tão nocivas para o planeta...
Abraços