domingo, julho 13, 2008

Pelé 1 - 0 Blatter!

Confesso que não simpatizo muito com Pelé e muito menos com a generalidade das suas declarações, normalmente não passam de barbaridades ou disparates, mas desta vez levanto o meu chapéu e concordo plenamente com ele!
Quanto instado a comentar as estapafúrdias declarações do presidente da FIFA, Sepp Blatter, no âmbito do triângulo Cristiano Ronaldo-Man Utd-Real Madrid, Pelé declarou que:
"Escravatura é trabalhar sem contrato ou sem ser pago. Se um trabalhador tem contrato, tem que o cumprir!" Pouco depois concluiu em específico sobre a situação de Ronaldo: "Depois de terminar o seu contrato, então será livre para ir para onde quiser."
Nem mais, estou completamente de acordo com esta opinião! Um jogador quando assina um contrato com um determinado clube deve estar ciente e ser responsável pelo que está a fazer, ora se Cristiano Ronaldo renovou não há muito tempo o seu vínculo com o clube inglês de livre e espontânea vontade, é um dos jogadores mais bem pagos a nível mundial e vem agora o excelentíssimo presidente da FIFA defender a sua transferência para o Real Madrid... será que vai receber comissão se a transferência for avante? Degradante no mínimo...

Só para terminar refiro que as leis contratuais de hoje são muito mais brandas devido ao surgimento da lei Bosman, lei Webster, etc. Antigamente um jogador tinha o seu passe na posse do clube que representava e este fazia o que bem entendia com ele. Eusébio teve propostas milionárias da Juventus e do Inter em meados dos anos 60 e o próprio Salazar não o deixou sair para Itália! Pelé, durante o auge da sua carreira actuou sempre no Santos, também nunca lhe permitiram deixar o Brasil... Depois deste parêntesis só para situar as situações em ambas as épocas acham que tem algum mínimo de lógica ou coerência falar-se em escravatura no caso de Cristiano Ronaldo?!?!?!

6 comentários:

Anónimo disse...

João devo dizer-te que este caso é nada mais nada menos que o espelho da sociedade a nivel global onde existe muitos parasitas a querer lucrar com o sucesso de meia duzia de pessoas ou entidades,pois é com esta mentalidade mesquinha que cada vez mais se assiste a grades desigualdades entre classes sociais e no caso do Ronaldo em particular há muitos interesses extradesportivos disfarsados,mas estas declarações do sr. todo poderoso da fifa são inqualificaveis,mas que novela...bem o Pele disse o que é politicamente correto sendo até agora o ultimo capitulo de uma serie sem fim á vista...
Abraço Filipe.

Michel Costa disse...

João,
Essa declaração de Blatter foi uma tremenda bobagem, digna do quadro "¿Por qué no te callas?" do meu blog. Pena que eu perdi a oportunidade de presentear o mandatário da FIFA com uma coluna.
Ainda bem que vc o fez.
Abs
PS: Já tem um post novo no meu blog. Acho que o assunto vai te interessar.

João Caniço disse...

É verdade Filipe, muito bem conseguido esse teu ponto de vista ao qual eu concordo plenamente. Desde empresários, passando por dirigentes de todos os quadrantes o que não falta são parasitas no mundo do futebol. É claro que eu acredito que o Cristiano Ronaldo estará a ser mal influenciado, aliás tem havido uns boatos que o Scolari foi um deles o que nem admira muito, treinador do Chelsea decerto que não quererá ter C.Ronaldo como adversário directo...
Abraços

João Caniço disse...

Com certeza Michel, fiquei estupefacto com as declarações do Blatter, como é que é possível o representante máximo do orgão que superintende o futebol mundial ter palavras tão ocas?!?!?
Obrigado pelo aviso Michel, dentro em breve passarei por lá :)
Abraços

Anónimo disse...

Taí duas pessoas que às vezes deveriam ficar caladas. No caso do Pelé, a declaração dele foi até justa no tocante a esse assunto, mas que ele desfere butinadas com as palavras de vez enquando é notório por aqui.

Ciao!

João Caniço disse...

É verdade, o Pelé muitas das vezes fazia melhor em estar calado, mas desta vez acertou em cheio, palmas para ele e vaias para o labrego do Blatter...
Ciao :)