quinta-feira, setembro 18, 2008

Champions: os '+ e -' da 1ª rodada!

+
Atlético de Madrid: 11 anos depois os colchoneros estão de volta à Champions e entraram logo de rompante com uma estrondosa vitória por 3-0 em Eindhoven. O regresso de Maniche e a capacidade táctica de Paulo Assunção dão extrema consistência a um meio campo onde Simão e Luís Garcia desequilibram pelas faixas. Apesar da prematura saída por lesão de Forlan, o puto Kun Aguero esteve em grande destaque apontando 2 golos de excelente recorte técnico e sentido de oportunidade. A defesa, ponto fraco na última temporada, está muito mais forte com a dupla Ujfalusi e Heitinga no centro.

Cluj: provavelmente só os mais optimistas adeptos do campeão romeno estariam à espera de uma vitória na estreia na Champions, ainda para mais em pleno estádio Olímpico de Roma. A verdade é que os romenos surpreenderam a Europa alcançando uma vitória totalmente inesperada beneficiando da inspiração do seu médio argentino Culio, apontou 2 golos e já perto do fim rematou na trave! Sorte de principiante ou temos equipa para disputar o apuramento?

Cristiano Ronaldo: o seu regresso à competição 3 meses depois da partida contra a Alemanha é um aspecto muito positivo. É certo que o Man Utd não venceu, mas a sua entrada em campo transfigurou por completo a pálida exibição do campeão europeu até então. Um bom remate e um excelente passe a lançar Rooney abrilhantaram o seu retorno aos relvados.

Del Piero: o eterno capitão bianconero marcou o melhor golo da jornada, tento solitário que derrotou a forte equipa do Zenit, um remate de livre fantástico bem ao seu estilo. Dois anos depois a vecchia signora está de volta à alta roda do futebol europeu e doze anos após o seu último título europeu continua a ser Del Piero a sua figura de proa.

Gerrard e Lampard: os dois centrocampistas ingleses, considerados por muitos os melhores da actualidade, estiveram em grande destaque nas vitórias das respectivas equipas. O red Gerrard apontou os 2 golos da vitória em Marselha, sendo o primeiro um remate portentoso sem preparação de fora da área bem ao seu estilo. O blue Lampard abriu a contagem em Londres e efectuou duas assistências, tendo sido decisivo na goleada infligida ao Bordéus.

Scolari: após o fracasso português no Euro 2008 e o consumar da ida de Scolari para o Chelsea muitos vaticinaram que o técnico brasileiro nem 1 mês se aguentaria em Londres e que só iria para lá em busca de choruda indeminização quando Abramovich o despachasse... A verdade é que o Chelsea tem feito um início de temporada de grande categoria e Scolari parece querer conduzir os blues ao título europeu. Pessoalmente penso que com o lote de jogadores que tem à sua disposição é difícil não obter bons resultados, portanto o céu é o limite para Scolari...

-
Celtic: nas duas últimas temporadas o campeão escocês tem garantido a passagem à 2ª fase nas partidas disputadas em casa, conseguindo somar por vitórias todos esses encontros. Este ano não conseguiu levar de vencida o Aalborg, em teoria a equipa mais fraca do grupo, tendo desperdiçado inclusivamente uma grande penalidade. Com Man Utd e Villarreal como próximos adversários as coisas estão muito complicadas para os católicos escoceses.

Lyon: entrada desastrosa do heptacampeão francês em prova, ao intervalo já perdia por 2-0 em casa contra a Fiorentina, com 2 golos do renascido Gilardino. Na 2ª parte a situação melhorou para a equipa de Juninho embora só tenha conseguido reduzir num lance em que Zauri estava magoado no interior da área viola, aproveitando-se disso Benzema para fugir ao fora de jogo e construir o lance do primeiro golo do OL. Alguma falta de fair-play e erro de avaliação do árbitro da partida que deveria ter interrompido o jogo já que Zauri estava mesmo magoado tendo acabado por sair pouco depois.

Man Utd: não começou bem a defesa do título europeu para os red devils, um nulo caseiro perante o Villarreal e uma exibição que deixou muito a desejar não deixam boas recordações a Ferguson, que desgostoso com a derrota em Liverpool promoveu alterações surpreendentes na equipa inicial que pouco ou nada melhoraram o desempenho da formação.

Paulo Bento: sou adepto do excelente trabalho realizado pelo técnico do Sporting, mas este teve muito mal a mexer na equipa em Barcelona, nomeadamente quando a equipa reduz o resultado para 2-1, Miguel Veloso impunha-se no meio campo e o Barça começava a tremer na defesa. Paulo Bento, a pouco mais de 10' do fim, tira Caneira e faz recuar Miguel Veloso para lateral esquerdo e o jogo acabou para os leões! Péssima mexida táctica que ofereceu de novo o controlo do jogo ao Barça e o 3-1 acabou por surgir naturalmente.
A ausência de Vukcevic é no mínimo estranha para quem diz que os problemas estão ultrapassados. Ora, se o montenegrino é um dos melhores jogadores do plantel, tem estado em bom plano nos jogos da sua selecção porque razão nem sequer é convocado por Paulo Bento? Depois de Beto, Custódio e Carlos Martins estaremos na presença do novo proscrito de Alvalade?

Roma: como se não bastasse o mau começo de temporada na Série A e o tardar da recuperação completa de Totti veio a derrota totalmente inesperada perante o surpreendente Cluj! Spaletti tem feito um bom trabalho no comando dos giallorossi, mas começa a ser contestado pela exigente massa adepta...

6 comentários:

Michel Costa disse...

JP,

O resultado da Roma é daqueles pra ficar na história. Aliás, é o terceiro vexame seguido dos romanistas no torneio, sendo os 7 a 1 sofridos na partida contra o United em 2006/7 e perder pros reservas do mesmo time inglês na temporada passada. Aí fica difícil sonhar com o título.

E que gol marcou o Gerrard? Incrível!

Abs

João Caniço disse...

Mais um golaço extraordinário de Steven Gerrard! O seu 99º pelos 'reds'! Para mim é mesmo o melhor médio da actualidade!
Quanto à Roma, muito bem lembrado essas derrotas com o Man Utd, especialmente o 7-1... A Roma terá que lhe dar bem agora para garantir o apuramento para os 1/8 de final...
Abraços

Anónimo disse...

Meu presente de Natal nesse ano: mais tempo para ver a Champions no ano que vem :-)

Será que Papai Noel visita seu blog?

João Caniço disse...

Cyntia, sei que um Noel (o meu irmão) passa regularmente por aqui, agora esse Noel não faço a mínima ideia... ;) eh eh eh
Espero que sim, que consigas assistir muito mais à Champions no próximo ano :)
Abraços

Anónimo disse...

kkkk

Algo me dizia que você faria uma brincadeira com o nome de seu 'mano'.

Adorei! Me fez dar boas risadas

Abraços

João Caniço disse...

Também calculei que achasses engraçado, ainda bem que gostaste! ;)
Abraços e espero que dê para veres algo da Champions amanhã e na 4ª feira :)