quinta-feira, outubro 30, 2008

Simplesmente Maradona...


Diego Maradona completou hoje 48 anos de idade e que melhor prenda de aniversário poderia ter do que ser nomeado para assumir o comando técnico da sua Argentina!
Surpreendente e arriscada aposta naquele que é uma lenda dos relvados, amado por uns e odiado por outros. De imediato levantaram-se vozes dos mais variados quadrantes criticando a decisão da Federação Argentina com o recurso aos mais variados argumentos... A verdade é que El Pibe não se impressionou e respondeu de imediato aqueles que o acusam de falta de experiência com "Tenho vinte e tantos anos na selecção argentina e isso para mim, basta!" e quando comparado com o treinador do Brasil foi elucidativo "A minha equipa não jogará como o Brasil da mesma forma que eu nunca joguei como o Dunga. Enquanto ele batia nos adversário, eu me esquivava com habilidade!" Sempre polémico e directo Maradona!
É apenas a terceira experiência técnica de Maradona depois de liderar fugazmente as quase desconhecidas equipas do Mandiyú de Corrientes e do Racing Avellaneda em meados da década de 90. Considero que esta lacuna possa ser colmatada com a presença no cargo de director técnico de Carlos Billardo, treinador que liderou no banco a Argentina ao título mundial em 86 e à final de 90. A sua experiência e visão táctica deverão ser fundamentais para colmatar eventuais excessos do emotivo Maradona. As promoções de Sergio Batista e Brown, seus antigos companheiros de equipa no mundial do México também deverão acentuar essa tendência no organigrama técnico da selecção albiceleste.
A estreia de Diego ao leme da selecção argentina deverá acontecer no próximo dia 19 de Novembro em encontro particular contra a Escócia.
Pessoalmente fico a torcer pelo seu sucesso e se conseguir sagrar-se campeão do mundo em 2010 será cada vez mais um Deus na Argentina...

4 comentários:

Michel Costa disse...

JP,

A ESPN Brasil fez um apanhado com os resultados de Maradona como treinador. Foram pífios. Além disso, as imagens do Pibe à beira do gramado ou sentado assistindo à partida remetem a um comportamento de puro torcedor, chutando grades, dando pulos de raiva, etc.

Nunca concordei com a contração de jovens e inexperientes técnicos, mas a contratação do craque pela AFA extrapola isso. Até os argentinos reprovaram seu nome.
Para eles, até um Deus tem seus limites...

Abraços

João Caniço disse...

Sim, também li os resultados de Maradona como treinador e foram bastante modestos... Essas suas atitudes no banco não me surpreendem e não são caso único no futebol mundial, longe disso, recordo-me de ver o Luís Fernandez no comando do Athletic Bilbau e do PSG e o seu estilo era muito pouco ortodoxo...
Há quem diga que a contratação de técnicos inexperientes para o comando das selecções tenha a ver com a pouca capacidade financeira das federações comparativamente à dos clubes, nem todas são como a FA que tem poder financeiro para ir buscar Eriksson e Capello... Vai daí que apostam num antigo jogador com algum nome para comandar os destinos da selecção nacional, Maradona e Dunga não são casos singulares, basta lembrar de Klinsmann e Donadoni e do próprio Platini pouco depois de terminar a carreira de futebolista...
Eu também tenho imensas dúvidas que Maradona consiga alcançar sucesso à frente da Argentina, por todas as razões por ti invocadas e muitas mais, agora como grande fã de 'El Pibe' não posso deixar de torcer por ele...
Abraços

Ga b riel Ba lta zar disse...

Eu só espero que em vez de doping, os atletas não comecem a consumir drogas... enfim, a vontade e a capacidade de mobilização de argentinos por El Pibi pode fazer a diferença em 2010. A ver vamos ;)

Como te tinha dito caro JP, voltei com novo blogue ;)

http://efemeridesmistas.blogspot.com/

João Caniço disse...

Gabriel, é muito bom ter-te de volta ao mundo da blogosfera! Serei com toda a certeza um leitor assíduo deste teu novo espaço!
Sobre a Argentina é sempre um favorito ao ceptro mundial, tem excelentes jogadores, é bi-campeã olímpica, etc. Vamos a ver se Maradona estará à altura do desafio...
Abraços