quinta-feira, outubro 02, 2008

100

A 2ª jornada da Champions disputada a meio desta semana fica marcada, entre outros aspectos, pela obtenção do centésimo golo de Steven Gerrard com a camisola do Liverpool, único clube da carreira, feito notável quando estamos na presença de um centrocampista, que conta apenas 28 anos de idade!
O seu primeiro golo da carreira aconteceu em Dezembro de 1999 ,na sua 24ª presença pela equipa principal num jogo para a Premiership frente ao Sheffield Wednesday, apontando o terceiro tento da partida na vitória dos reds por 4-1 (foto da direita). Poucos poderiam imaginar que passados menos de 9 anos Gerrard iria festejar o 100º golo da carreira e sempre com as mesmas cores vestidas. Esse golo tão especial teria que ser obtido com uma das suas imagens de marca e que já lhe rendeu golos fantásticos e momentos memoráveis, o estrondoso, fortíssimo e colocado pontapé de longe!
O meu golo favorito apontado por ele aconteceu na final da Taça de Inglaterra em Maio de 2006 frente ao West Ham. O jogo já estava em período de descontos e os reds perdiam por 3-2 e valeu a inspiração e talento de Gerrard num remate fulminante do meio da rua (foto em baixo à esquerda) para levar o jogo para prolongamento! No tempo extra o empate não se desfez e nos penalties o Liverpool venceu os hammers por 3-1.
Durante estes quase 9 anos Gerrard passou de um promissor médio ao melhor centrocampista do mundo! Jogador completo, box to box, versátil, dotado técnica e tacticamente, líder nato, dotado de remate poderoso, excelente nas bolas paradas, óptimo finalizador,..., são inúmeras as suas qualidades e quase nulos os pontos fracos.
Os títulos também têm sido uma constante na sua brilhante carreira, quem não se lembra da lendária final da Champions de 2005 contra o Milan, troféu levantado por Gerrard em ambiente apoteótico! Juntam-se ainda uma Taça UEFA, uma Supertaça Europeia, duas Taças de Inglaterra, duas Taças da Liga e duas Supertaças Inglesas. Falta a tão ambicionada Premiership que foge de Anfield desde 1990. Este ano os reds têm mostrado uma solidez e uma consistência não antes vista na competição doméstica nos últimos anos por isso é perfeitamente possível pensar que poderá ser esta época que Gerrard irá levantar o tão prestigiado troféu! Para tal objectivo será natural que o número de 100 golos aumente substancialmente e os fervorosos adeptos dos reds continuem a cantar ruidosamente:


Steve Gerrard Gerrard,
he'll pass the ball 40 yards
He's big and He's fucking hard,
Steve Gerrard Gerrard


8 comentários:

Anónimo disse...

Congratulations to Gerrard!

ehehehe

João Caniço disse...

Obrigado Cyntia! Ele bem merece, é um jogador extraordinário e um profissional exemplar!
Abraços

Anónimo disse...

Alem de ser um grande jogador,a nivel mundial,é tambem um jovem da "nossa" geração que é fertil em fornecer ao futebol muitas estrelas como eu e tu,não...?
:)
abraço filipe.
fica bem

Michel Costa disse...

Comentei uma vez que o Gerrard está entre os melhores que vi jogar.
Ele é um dos responsáveis pelo Liverpool ter voltado bem ao cenário internacional.
Parabéns pelo 100º gol, SG!

João Caniço disse...

Interessante esse ponto de vista Filipe, acho que na nossa devida dimensão não éramos maus de todo... ;)
É verdade, Gerrard também é de 80 tal como nós!
Abraços

João Caniço disse...

Também é dos melhores jogadores que já vi actuar, com toda a certeza.
Eu diria que é o principal responsável pelo ressurgimento do Liverpool nos grandes palcos europeus neste século! Ainda hoje na vitória sobre o 'novo-rico' 'Man City' aquele 'túnel' sobre um adversário, na jogada que origina o primeiro golo dos 'reds' é simplesmente delicioso, de pura classe!
Abraços

Anónimo disse...

Bem, só para não passar em branco. Confesso que conheci o Gerrard bem depois de você e por outros atributos que não os futebolísticos :-)
O tempo passou e até consigo reparar mais nas jogadas dele hoje em dia e o acho um senhor jogador que passa a imagem de um profissional que zela pelo seu trabalho, o que no futebol de hoje é algo cada vez mais raro.

Ciao!

João Caniço disse...

Cyntia, percebo bem essa tua 'visão' sobre o Gerrard, concordo plenamente que ele tem um óptimo estilo em campo, com certeza de muito agrado ao público feminino... ;)
Como jogador está no top dos melhores dos últimos anos, é um excelente profissional, grande símbolo do Liverpool, para mim é o melhor médio da actualidade e é o meu jogador favorito logo após o trio maravilha da Juve: Pavel, Gigi e Alex! :)
Abraços