sábado, agosto 08, 2009

O adeus a um ícone da cultura portuguesa

Raul Solnado (1929 - 2009)

4 comentários:

Anónimo disse...

JP, sinto muito pela perda. Não sabia quem ele era até pesquisar no google. Há algum trabalho dele que você destacaria mais?

Ciao!

João Caniço disse...

Olha Cyntia, Raul Solnado era um dos expoentes máximos da cultura portuguesa, nomeadamente na área do humorismo, onde foi pioneiro num Portugal amordaçado por uma ditadura fascista. Era extremamente versátil, trabalhou em cinema, teatro, teatro de revista, séries de televisão, apresentador de concursos... Nos últimos anos de vida foi um dos principais responsáveis pela construção da Casa do Artista, um lar de repouso para os artistas reformados. É um exemplo pela extrema humildade e simplicidade com que sempre se distinguiu.
Um dos trabalhos em que mais se destacou foi quando revolucionou por completo a televisão portuguesa em 1969, ao ser um dos apresentadores do 'Zip-zip', um 'talk-show' totalmente inovador para a época, em que se afirmou como um humorista de eleição e aclamado pelo público. Apesar da censura imposta pela polícia política conseguiam sempre passar mensagens por entre linhas, esse programa marcou uma geração.
Ciao!

PS: Ah! E era adepto do Belenenses! ;)

Unknown disse...

Grande perda :(

João Caniço disse...

Sem dúvida, uma enorme perda...