quinta-feira, abril 22, 2010

140º aniversário de Lénine



"Os capitalistas sempre chamaram liberdade á liberdade de obter lucros para os ricos, à liberdade dos operários morrerem de fome." - Vladímir Ilitch Lénine, intelectual, filósofo, economista, político, publicista, orador, líder do proletariado mundial, criador do partido bolchevique, organizador da primeira revolução socialista vitoriosa e fundador do primeiro Estado socialista – a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Pedro, que bela homenagem a Lenine! Ainda hoje continua actual,com toda a sua filosofia de vida e de projecto para uma nova sociedade, baseada na justiça social e na igualdade de oportunidades,"o sol quando nasce é para todos".Pena que os homens não tenham sabido interpretar a noção de socialismo,e o tenham convertido em proveito próprio e manchado de terror(caso Staline)e perdura até hoje essa mancha negra na História de um passado recente.Mas não invalida que o socialismo cada vez mais é urgente activar e que o diga,no passado dia 25 de Abril,em discurso na AR, o próprio Deputado Jose Pedro Aguiar(PSD), ao citar o grande e saudoso Lenine,é de bradar aos céus,ao ponto que Portugal chegou,até um militante de 30 anos de PSD, invoca Lenine para alertar o caos e gravidade em que se encontra o nosso País, e ao que este governo dito "Socialista" nos tem conduzido para o abismo fatal e nos vai tirando as principais conquistas de Abril! Por favor acordem,onde estão os socialistas deste País, até um social-democrata reconhece que nada mais nos resta senão invocar Lenine,para despertar consciências.Bravo,Deputado José Pedro Aguiar! E também para ti João Pedro, parabéns por relembrares um homem que morreu (assassinado?) a defender os seus ideais,por um País melhor, por um mundo melhor,e merece todo o nosso respeito.Bjs.Rosário

João Caniço disse...

Muito obrigado, Rosário.
Lénine continua a ser uma figura incontornável na história mundial e que diz muito a milhões de pessoas, um pouco por esse mundo fora.
As suas ideias levaram aquela que foi a mais significativa revolução da história da humanidade, a tomada de poder pelo proletariado, substituindo o obsoleto e oligarca regime czarista.
Infelizmente, Lénine pouco viveu após a revolução bolchevique, não lhe sendo permitido liderar a nação soviética, algo que se revelaria desastroso como hoje tão bem sabemos, visto que Estaline e seus seguidores desvirtuaram por completo o modelo e os ideais socialistas de Marx e Lenine.
Quanto à citação de Lénine por parte de Aguiar-Branco na recente comemoração do 25 de Abril, chega a dar vontade de rir. Apetece perguntar como é que um social-democrata, supostamente adepto de uma feroz economia de mercado e do consequente liberalismo, invoca um dos pensamentos mais conhecidos do maior comunista da história mundial?
Beijos