quarta-feira, abril 28, 2010

Adeus ao 'Cantinho do Morais'


Faleceu hoje, aos 75 anos de idade, João Morais, antigo jogador do Sporting e autor do golo que permitiu ao emblema leonino conquistar a única competição europeia da sua história, a Taça das Taças, em Maio de 1964 frente ao MTK de Budapeste, através de um pontapé de canto directo!

Depois de afastar Man Utd e Ol. Lyon, os leões chegaram à final no Heysel em Bruxelas onde empataram a três bolas com os magiares. Dois dias depois, em Antuérpia, disputou-se a finalíssima, decidida com o golo solitário e singular de Morais. Curiosamente, na altura, Morais ainda não era titular do Sporting, apenas alinhando devido à fractura numa perna que Hilário - outro dos míticos nomes leoninos - sofreu três dias antes da final.

Morais ficou ainda célebre pela participação no Mundial'66, acusado injustamente pelos brasileiros como causador da lesão de Pelé, durante o jogo que os magriços venceram por 3-1, afastando a selecção canarinha de qualquer hipótese de revalidação do bi-campeonato.

Numa altura em que se assiste de forma aparentemente imparável à belenensização do Sporting, parte uma das suas lendas. A seguir o vídeo com uma excelente reportagem da RTP, efectuada há alguns anos e hoje novamente transmitida:


Sem comentários: