sexta-feira, outubro 27, 2006

Crónicas do Relvado (2) : os últimos ídolos do Vicente Calderón





Atlético de Madrid, nos últimos 20 anos o colosso espanhol tem sofrido uma certa crise de identidade e especialmente de resultados desportivos, apenas se contabilizam 1 campeonato e 3 taças do Rei. Para isso contribuiram decisivamente os 3 jogadores de quem vou falar a seguir. Há ainda um 4º jogador de quem se espera bastante e muitos titulos. Os ultimos idolos do Vicente Calderon são então:

Futre: o fantástico extremo português chega a Madrid no Verão de 1987 após a vitória inesperada de Gil y Gil nas eleições, poucos dias antes do acto eleitoral o polémico dirigente apresenta numa discoteca apinhada de colchoneros o seu grande trunfo, Futre, recém campeão europeu no Porto de Artur Jorge e bola de prata europeu com apenas 21 anos! Em 6 épocas em Manzanares, Futre é então consagrado como o grande ídolo dos adeptos do Atleti e o seu jogo único e desconcertante faz vibrar multidões, as suas arrancadas diabólicas pelas alas, dribles e assistências mortais fazem com que ainda hoje Futre seja um ícone para qualquer adepto do Atlético! Para a história ficam as duas famosas finais da taça do Rei em 91 e 92 em que Futre guiou a equipa colchonera até à vitória perante o arqui-rival Real Madrid, momentos únicos de magia que o colocam na galeria dos imortais entre os jogadores rojiblancos, cabendo-lhe ainda a honra de como capitão de equipa receber a taça das mãos do Rei de Espanha! Futre sairia de Madrid em 93 por problemas com o presidente e por dificuldades financeiras que o clube atravessava. Regressaria em 97 então como director desportivo, Futre pediu ao treinador Radomir Antic que o deixasse treinar com a equipa de modo a poder manter a forma, mas as suas capacidades mantinham-se intactas apesar de graves lesões nos joelhos e a classe também, e todo o plantel pediu-lhe que regressasse aos relvados nem que fosse para manter a mistica e a paixão dos adeptos, Futre aceitou e voltou assim a jogar mais uma época no mitico Calderon, assinando ainda algumas belas arrancadas ao seu estilo!

Camiñero: um dos melhores médios que passaram pelo Atlético! O melhor jogador espanhol pós Butragueño e pré Raúl. Era um jogador de recorte fino, jogando com a mesma qualidade nas alas ou no centro do terreno, tecnicamente evoluido, possante fisicamente, forte no jogo aéreo, um médio completissimo que seria decisivo na conquista do doblete de 96, feito unico na história do clube! Foi ainda a grande figura da selecção espanhola no Mundial 94! Saira incompatibilizado com vários directores do clube em 98!

Kiko: era um avançado com caracteristicas unicas no futebol dos ultimos anos, conseguia segurar a bola como ninguem de costas pra baliza, rodava e assistia de forma fantástica, tinha uma técnica prodigiosa e era ainda fortissimo no jogo aereo! O grito da aficion "Gol Kiko" ainda hoje ecoa nas bancadas do Vicente Calderon! Seria tambem preponderante a sua prestação na famosa época 1995/96 em que conquistaria a Liga e a Taça! Castigadissimo pelos defesas contrarios na zona dos tornozelos, muito pela sua forma unica de jogar, Kiko foi obrigado a terminar cedo a sua carreira, em 2001, depois de várias operações mal sucedidas.

Fernando Torres: El Niño, é a grande figura do actual Atlético, estreou-se com apenas 17 anos na equipa principal então na 2ª divisão e passados 5 anos já enverga a braçadeira de capitão! Titularissimo da selecção espanhola e assediado por clubes como o Chelsea ou o Milan, tem-se mantido fiel ao clube onde sempre jogou, embora apenas tenha renovado com a garantia que se iria construir uma equipa ambiciosa de forma a poder pensar em conquistar troféus com a camisola rojiblanca vestida. É um dos avançados mais completos da actualidade e com apenas 22 anos tem o mundo e o futuro a seus pés...

Sem comentários: