sábado, dezembro 22, 2007

20 anos depois...

Há 20 anos os U2 lançaram o seu 5º albúm de originais intitulado 'The Joshua Tree', com ele alcançariam o estatuto de fenómeno a nível mundial vendendo 28 milhões de cópias, o disco chegou a nº 1 nos principais tops mundiais e venceu o grammy de melhor álbum do ano para além de inúmeros prémios. Em 'Joshua Tree' extrairam-se temas como 'Where The Streets Have No Name', 'I Still Haven't Found What I'm Looking For' e 'With Or Without You', canções que se tornaram verdadeiros épicos. Para além desses 3 hinos é possível encontrar 'Bullet The Blue Sky' onde se critica tenazmente a política externa americana, 'Mothers of the Disappeared', homenagem às mães chilenas que viram os seus filhos desaparecidos durante o tenebroso regime de Pinochet ou a memória de um amigo perdido em 'One Tree Hill'.
No passado dia 3 deste mês foi reeditado o genial álbum, tendo sido inteiramente remasterizado a partir das versões originais. Além dos temas que compõem a versão de 1987 foi acrescentada uma nova música, 'Wave of Sorrow', música que foi composta para o albúm mas, não chegou a ser incluída nem completada, tendo Bono dado os retoques finais este ano, baseando-se na sua experiência como voluntário num campo de refugiados na Etiópia em 1985.
Como fã incondicional dos U2 e sendo este o meu albúm favorito não poderia deixar passar a data e a reedição do mesmo sem uma menção. Quem conhece o albúm decerto concordará que é um disco de qualidade única, excepcional, quem não conhece aconselho vivamente a escutar com atenção e com toda a certeza que vai gostar.

10 comentários:

Anónimo disse...

I love U2!

Já conseguiu escutar a música nova?

Tenho que concordar com você. É disparado o melhor álbum deles. Destacaria também a canção 'In God's Country'.

A minha favorita é a 'where the streets...', mas gosto muito também do coro gospel de 'I still haven't...' Acho que essas vozes juntas tem uma energia incrível.

U2 é uma das poucas bandas que ao longo dos anos não perdeu a sua identidade em termos de atuação social.

Ah, e bem lembrada sua homenagem. A mim, a data passaria desapercebida.

:)

João Caniço disse...

Já escutei sim, é um tema tipicamente U2 com letra e interpretação bem sentidas pelo Bono, de facto a sua experiência na Etiópia deve ter sido marcante para a sua consciência e personalidade, além de ser um excelente músico, letrista e vocalista é uma das pessoas que a nível mundial mais usa do seu mediatismo para lutar pela erradicação e pelo perdão da dívida aos países do 3º mundo.
Eu prefiro o 'with or without you' logo seguido de perto pelo 'where the streets...' e gosto de todas as outras sem excepção :) Esse coro gospel que referes deve ser a versão que vem no 'Rattle & Hum' não? A que vem no 'Joshua Tree' é a versão original, se te recordares do vídeoclip é o Bono a passear por ruas tipicamente americanas...
Tenho que te agradecer também porque foi depois da nossa conversa sobre este albúm que me lembrei de postar sobre esta inesquecível e intemporal referência da música dos últimos anos, 'Joshua Tree' :)
Abraços

Anónimo disse...

JP,
É verdade. O coro gospel aparece na versão ao vivo, no 'Rattle & Hum'. Acho que já postei no blog essa música. Só que foi a versão ao vivo, e acredito que tenha escolhido essa justamente pelo coro. Qual é a cidade que aparece no vídeo, você sabe? Estou vendo-o pela primeira vez :)

Qual vídeo do U2 que você mais gosta?

Abraços,

João Caniço disse...

A versão ao vivo está muito boa, gosto bastante assim como a original, mas não sei em que cidade foi rodado o vídeoclip...
O vídeo que mais gosto é indiscutivelmente o 'Where the Streets Have No Name'. A ideia de actuarem no topo de um prédio em hora de ponta de Nova Iorque é brilhante, ficou espectacular o vídeo. Gosto muito também dos 3 vídeos que existem do 'One' especialmente aquele em que aparecem os búfalos, o 'Beautiful Day' no aeroporto nos arredores de Paris, 'Miss Sarajevo' com Pavarotti, 'Sweetest Thing' em que Bono se desculpa à esposa pelo esquecimento do seu aniversário, 'Numb' onde o pobre do The Edge sofre com tudo e mais alguma coisa... enfim, posso dizer que gosto de todos ou quase todos ;)
Abraços

Anónimo disse...

Vou tentar descobrir. Fiquei com a impressão de ser em Las Vegas pela quantidade de prédios iluminados.

Gosto de 'Stay'. Nele aparece a Nastassja Kinski vestida de anjo e Bono interpreta um anjo. Além de gostar da música, passei anos tentando descobrir onde ele fora gravado, em Berlim. A música fora escrita para o filme 'Faraway, so close', que conta a história de anjos que desejam viver na terra.

E gosto do 'Numb' também pelas graças que fazem com 'The Edge'. Os videos do U2 são quase na sua maioria muito bons. Queria poder comprar todos os dvds que eles já lançaram, porque para mim fica a impressão de que com o passar dos anos eles vão ficando cada vez melhores ao vivo.

Abraços,

João Caniço disse...

É provável que seja Las Vegas, não tinha reflectido sobre esse pormenor.
'Stay' também é uma das minhas músicas favoritas deles e o vídeoclip é muito bom mesmo. Esse sabia que tinha sido gravado em Berlim assim como uma das versões do 'One' em 1991.
O 'Numb' é o mais engraçado sem dúvida, coitado do The Edge, guitarrista que passa a vocalista sofre ;)
Eu além de ter os álbuns todos ainda tenho o dvd ao vivo em Dublin e outro em Milão, ambos relativamente recentes. Eu gostava mesmo de os ver era ao vivo, mas infelizmente no ano passado os bilhetes quando passaram por Lisboa esgotaram em pouquíssimas horas, foi uma desilusão enorme não ter podido ir ver...
Abraços

Anónimo disse...

Ah, uma coisa curiosa. Estava vendo o dvd com clipes do U2 que tenho aqui. Não é original, sabe, mas ele tem alguns extars. Sabe que NUNCA percebi que 'One' tem 3 versões? Depois que você disse isso foi que procurei. E 'Numb' tem 2 versões. Você conhece? Você vai gostar da outra versão, que coloca imagens de trabalhadores e pessoas que parecem estar letárgicas e paralisadas diante da correria do mundo e da avalanche de informações em que esse mundo se vê. Gostei da analogia que o U2 fez, boa sacada!

Vi o U2 em 98 aqui. Eles vieram novamente em 2006, mas só em São Paulo. Os ingressos custavam uma fortuna, e eu, na época fiquei meio que revoltada por isso e não fui. Como fizeram com o 'The Police', o show foi transmitido pela tv daqui.

Você terá outras chances de vê-los aí, com certeza. Estando na Europa é muito mais fácil.

Esse Dvd de Dublin é o 'Go Home'? Se for, é o que tenho e que tem um documentário sobre as músicas do 'Unforgettable Fire'. Além desse tenho o 'Rattle & Hum', que é o que mais gosto, com as músicas mais antigas.

Boa noite!

João Caniço disse...

Os 3 vídeos do 'One' lembro-me deles logo na altura, a música teve tanto sucesso que eles tiveram que fazer 3 vídeos! Não fazia a mínima ideia que o 'Numb' tinha outra versão, vou tentar descobrir no youtube, bem haja pela informação :)
Já viste U2 ao vivo! Que sorte! Deve ter sido fantástico não? Eles vieram a Portugal em Agosto de 2005 na Vertigo Tour e os bilhetes foram colocados à venda em Junho e só em determinados locais em Lisboa. Eu estava na altura de exames na Covilhã e não tive hipóteses de me deslocar a Lisboa, pedi à minha mãe para me comprar o bilhete. Ela diz que chegou a um desse sítios por volta das 8h e pouco da manhã e estava uma fila imensa! Muita gente acampou nessa noite nas portas dos locais de onde se vendiam os bilhetes! Íncrivel, nunca se tinha visto nada assim aqui em Portugal!...
Eles estão trabalhando num álbum novo por isso neste ano ou em 2009 deve sair uma nova digressão, aí não posso facilitar na compra dos bilhetes!!! ;)
É o 'Go Home' sim, foi oferta da minha mãe num Natal :)
Por acaso não tenho o dvd do 'Rattle & Hum' e dos álbuns foi o último que arranjei para completar a minha colecção de cd's deles. Tenho o dvd do '18 singles' e do 'Best Of 1990-2000'. Ando a fazer download do dvd deles em Sidney ao vivo na Zoo Tv em 1993, mas está demorado...

Anónimo disse...

JP, o show foi lindo apesar de ter enfrentado um engararafamento monumental e ter me atrasado. Foi o show da 'Pop Tour'. Fora essas músicas desse álbum para ser esquecido, eles tocaram até a época os grandes sucessos.

Estou atrás do outro dvd com clipes que vem antes do 'Best of 1990-2000'. Esse é difícil de achar por aqui.
Aqui está o outro 'Numb':
http://www.youtube.com/watch?v=A2BTzFDJAJQ

Aqui no Brasil quando da vinda de bandas como U2, os bilhetes acabam em horas também, mesmo sendo caros. Exceção com o Police, que até no dia havia bilhetes à disposição. Mas você consegue vê-los!

João Caniço disse...

Imagino que tenha sido bastante bom, mesmo com os tais temas do 'Pop'... tenho um ou dois amigos que conseguiram bilhetes para o concerto aqui em Lisboa e dizem que foi simplesmente inesquecível, que não voltam a ver um concerto igual... Sim, um dia irei vê-los ao vivo, sem dúvida que sim :)
Obrigado pelo link do outro 'Numb', estou curioso em ver ;)