segunda-feira, dezembro 03, 2007

Kaká, Bola de Ouro 2007

O brasileiro do Milan, Kaká, foi o vencedor do mais prestigiado prémio individual para um futebolista, a bola de ouro da France Football. O médio criativo é assim o sucessor do italiano Cannavaro vencedor no ano passado, Kaká ficou à frente do extremo português do Man Utd, Cristiano Ronaldo e do também extremo mas, do Barça, o argentino Leo Messi. O júri foi constituido por 96 jornalistas de várias nacionalidades, especialistas cotados na matéria o que distingue e valoriza muito mais a justiça deste prémio em relação a outros galardões nomeadamente o FIFA World Player, onde apenas votam seleccionadores e capitães nacionais, em que muitas vezes é por demais injusta a classificação final. Depois de no ano passado se ter privilegiado a segurança defensiva e a experiência com o 1º e 2º lugar a serem ocupados pelos campeões do mundo Cannavaro e Buffon, este ano foi distinguida a criatividade, a técnica e a juventude, que são três das principais características dos três primeiros classificados. Quanto a outros lugares de destaque o melhor ponta de lança foi como se esperava Drogba, marfinense do Chelsea no 4º lugar, seguindo do holandês do Real Madrid, Van Nistelrooy no 6º posto. O melhor centro campista foi Pirlo, italiano do Milan na 5ª posição, Gerrard, inglês do Liverpool foi apenas 13º... O melhor defesa foi o brasileiro do Sevilha, Daniel Alves no 15º lugar enquanto que o melhor guarda redes foram ex aecquo, Buffon, italiano da Juve e Cech, checo do Chelsea na 19ª posição.
Em jeito de conclusão e opinião pessoal posso dizer que aceito e concordo com o resultado final porque acho que Kaká e Cristiano Ronaldo fizeram épocas muito semelhantes em termos de feitos pessoais e a grande diferença foi nos triunfos colectivos, com a conquista da Champions pelo brasileiro enquanto que o português se ficou pelo triunfo na Premiership... Mesmo assim, aos 22 anos, Cristiano Ronaldo pode num futuro muito próximo inscrever o seu nome no galardão e suceder assim a Eusébio e a Figo no rol dos vencedores lusos.

2 comentários:

Anónimo disse...

JP,
Deu Kaká mesmo. Uma eleição mais do que anunciada. Mas acredito que mais amadurecido, Cristiano Ronaldo pode vencer esse prêmio no futuro. O segundo lugar é mais do que honroso para ele. parabéns!

Abraços,

João Caniço disse...

Cyntia, concordo com a tua apreciação ao Cristiano Ronaldo, basta ele manter a excelente forma, ter sucesso colectivo no Man Utd e na selecção portuguesa e é um sério candidato a vencer já para o ano...
Já se previa mesmo que vencesse o Kaká, ele fez uma Champions fantástica no ano passado, quase que levou o Milan às costas ao título europeu...
Abraços