domingo, dezembro 09, 2007

Memória do meu primeiro Euro...

Por estarmos em fase de expectativa e contagem decrescente para a próxima fase final do Euro de Futebol lembrei-me da minha primeira memória sobre esta competição, foi a final do Euro 88 disputada entre a União Soviética e a Holanda. Duas excelentes selecções treinadas por dois dos melhores treinadores de sempre: Valerij Lobanovskij e Rinus Michels; frente a frente alguns dos melhores jogadores da época: Belanov, Protasov e Mikhailichenko contra Van Basten, Gullit e Rijkaard. Na altura apenas 8 selecções disputavam a fase final, curiosamente estas duas equipas tinham-se encontrado na 1ª fase com a vitória a sorrir aos soviéticos por 1-0. No jogo decisivo os laranjas obtiveram desforra vencendo por 2-0. O que me ficou na retina até hoje nessa competição foram duas coisas: o extraordinário golo de Van Basten, um dos melhores de sempre, remate em pontapé de moinho quase sem ângulo batendo o melhor guarda redes da altura, Dassaev, e o equipamento da selecção soviética, lindíssimo vermelho com vivos mais claros, dos mais bonitos que vi até hoje.

16 comentários:

Anónimo disse...

JP,

A primeira que acompanhei mesmo foi a de 96. Essa sim, por estar na vida de estudante universitária, podia fazer um horário mais flexível para companhar os jogos, ou seja, deixava de ir às aulas, como já havia dito antes ! :)

Depois, com um documentário da própria UEFA, creio eu, pude saber um pouco mais da Euro. O documentário fazia alusão à Copa de Delaunay, um dirigente francês, que foi um dos responsáveis pelo nascimento da UEFA.

Enfim, o nome da União Soviética em russo é algo inesquecível porque ninguém conseguia na época dizê-lo. Ficavávamos só com o CCCP!

Sempre que essas competições se aproximam, eu costumo rever vídeos que tenho aqui. Esse com certeza será um deles. Aliás, o documentário é dividido em 3 partes. Se você por um acaso encontrá-lo por aí, vale a pena assistí-lo.

Excelente fim de semana :)

João Caniço disse...

Cyntia, tou a ver que foram bem peculiares as nossas experiências com o Euro 96... tu a baldares-te às aulas e eu de braço ao peito ;)

É verdade, foi Delaunay o grande impulsionador do Campeonato da Europa de selecções. Tenho uma enciclopédia que descreve todos os Euro's até 2004... mas, nunca vi esse documentário da UEFA, vou tentar achar na internet...

Eu adorava aquele equipamento vermelho, já o tentei adquirir mas, só consigo achar o branco... o vermelho é uma raridade assim como o laranja da Holanda, a Adidas apenas fez esses dois modelos com aqueles vivos mais claros para este Euro e parece que custa bastante uma camisola dessas... Realmente a diferença que vai do português em que se dizia URSS para CCCP é sintomática da singularidade do russo!

Fiquei mesmo curioso com o tal documentário, vou tentar pesquisar, bem haja pela dica :)
Abraços e um óptimo fim de semana e que amanhã a Juve vença a Lázio ;)

Anónimo disse...

JP,
Graças ao Youtube é possível recuperarmos alguns momentos mágicos do futebol. Estou nesse momento revendo o gol que você menciona de Van Basten.

Não consegui achar referência ao documentário de que falei. O nome dele é mais ou menos 'History of The European Cup.

Parabéns pela grande vitória da Juve e do Belenenses.

Excelente semana!

Anónimo disse...

Sabe o que eu acho bacana? Quando sento para rever competições antigas. Década de 60/70 e até mesmo a de 80? Muitas dessas figuras são pessoas envolvidas com o futebol de hoje. Por exemplo Gerd Müller que está no Bayern de Munique até hoje. Por um acaso na estrevista dele, ele menciona que foi para o Bayern quando os bávaros foram para a segunda divisão. Vi o Beckenbauer tão jovem, Berti Vogts. E o que me emocionou um pouco foi rever o mítico Giascinto Facchetti, que faleceu nesse, ano comentando da Euro de 68, se não me engano. Ele e o Sandro Mazzola. Enfim, pessoas que fizeram o futebol do passado e que, de alguma maneira, conhecemos hoje, sem às vezes termos noção do que eles foram naquela época.

Ainda no período de reflexão, me imagino daqui uns anos a ver jogadores que acompanhamos hoje, dirigentes ou treinadores. Já vejo isso com o Van Basten, Simeone, Ancellotti, Vialli. Fantástico. Sabe aquela coisa de você olhar para seu filho, neto, sei lá e dizer, 'eu vi esse cara jogar'. Assim, por exemplo, meu pai comenta coisas comigo, empolgado e cheio de memórias.

Você já pensou nisso, ou sou eu que ando futuristicamente nostálgica... rs!

Anónimo disse...

Ai, só mais uma coisa que esqueci de comentar. O goleiro brasileiro Claudio Taffarel, no início de carreira, dizia que se inspirava em Dassaev.

Aliás, o 'Taffa' em 88 jogou a as Olimpíadas com o Brasil. A seleção superou a Alemnaha Ocidental nas semis e foi derrotada na final contra pelos russos. Me lembro disso até hoje. No time russo jogava um certo Mikhailichenko. E naquela Alemanha, Klinsmann, Hässler e Riedle.

João Caniço disse...

Foi uma óptima invenção o youtube, dá mesmo para podermos relembrar grandes momentos do futebol! Esse golo do Van Basten é um dos melhores de sempre... Bem haja, vou tentar pesquisar para ver se encontro o documentário :)
Obrigado, foram duas vitórias muito saborosas e importantíssimas também :)
É verdade, temos muitos casos de antigos jogadores que hoje são figuras de destaque em orgãos directivos das várias estruturas futebolísticas... Além dos nomes que referiste, todos eles grandes senhores do futebol posso ainda enunciar Platini que é só presidente da UEFA, o próprio Boniperti que foi presidente da Juve 19 anos e muitos mais...
Pois, estás a ficar um bocadinho nostálgica sim, tem o seu lado bom :)
É, Dassaev foi considerado o melhor guarda redes da década de 80! Mikhailichenko também jogou na final contra os holandeses no Euro 88, era um excelente médio... A RFA também tinha muitos craques, vendo por esses nomes... Tenho poucas memórias dos Jogos Olímpicos de Seoul em 88, lembro-me da vitória da Rosa Mota na Maratona e da desclassificação do Ben Johnsson nos 100m... não me lembro do torneio de futebol, pelas tuas referências já fiquei a conhecer mais sobre o assunto :)
Óptima semana, abraços

Anónimo disse...

JP,
Outro dia vi em uma loja essa camisola da URSS. Muito bonita mesmo. A Adidas tem essa linha 'retrô' que faz sucesso por aqui. S[ó o preço que não é nada convidativo.

Falando em camisas, você coleciona camisas de times?

Me lembro da portuguesa Rosa Mota vencedora da maratona. :)

João Caniço disse...

A sério Cyntia? Não sabes o que eu já corri por Lisboa à procura da camisola vermelha e nunca consegui encontrar, só encontrei a branca, a mesma que usaram na final com a Holanda... Pois, o preço já presumia que não fosse nada convidativo, é uma edição especial da Adidas... Pena não ter essa linha 'retrô' da Adidas por cá...
Apesar do meu limitado orçamento de estudante tento poupar para adquirir algumas camisolas e tenho a da Juve de 97/98 com 10 Del Piero nas costas, essa mandei vir de Itália, da Kappa. Prefiro camisolas de selecções e tenho a de Portugal do último mundial, a de Itália do Euro 2004 e a da Rep.Checa também do Euro 2004, estas duas apanhei promoção da Puma e vieram duas pelo preço de uma, tudo em honra de Del Piero e Nedved ;)
A Rosa Mota foi uma excelente atleta, foi a primeira campeã olímpica portuguesa, além dela campeões olímpicos só temos mais dois, o Carlos Lopes na maratona em 84 e a Fernanda Ribeiro nos 10mil metros em 96. Tenho uma vaga ideia de ter estado acordado até tarde para ver a prova e tinha apenas 8 anos... ;)

Anónimo disse...

JP,
Essa linha 'retrô' é moda. Com certeza a Adidas vai vender por aí também!

Ah, eu gosto de ter camisas de clubes. De seleção, óbvio que tenho a da Itália de 05 da Puma (linda de morrer!), que foi presente de um amigo italiano. Um anjo! E da Argentina :) Quero ter a da Alemanha no futuro.

Eu costumo guardar um dinheiro para todo fim de ano comprar uma nova :)
Independente do time. Meu alvo é a do Bayern. Só achei a do De Michelis e não quis. Aguardo pela do Toni ou Klose. E agora a Lotto, que veste Fiore e Udinese, chegou ao Brasil e os preços estão bem acessíveis se comparados com as Adidas e Nikes da vida.

E muito justo você ter as camisas de Alex e Nedved! São seus preferidos, né?! Legal. Eu tenho a do Alex com o patrocínio da Sony. Não uso porque é grande. E lógico, tenho a do Volpi, da Samp. Presente também. Nossa, essa quando ganhei, até dormi com ela! rsrsrs É a mais preciosa de todas :)

João Caniço disse...

Cyntia, obrigado pela dica, vou fazer uma pesquisa no site da adidas Portugal ou quando tiver chance de ir a Lisboa passar pela loja da adidas que fica no estádio da Luz.
Bem, isso um brasileiro, no caso uma brasileira ter uma camisa da Argentina tem que se lhe diga, muito bem... eu não me via com uma camisa de Espanha, somos tremendamente rivais... ;)
Eu além de perseguir essa da URSS de 88 ando com ideia de comprar o pólo dos all blacks da Nova Zelândia do Rugby, acho aquele equipamento preto lindo, além de ser um fã da equipa. O equipamento do Bayern é muito bonito, boa escolha :) Pois, adidas e nike são sempre mais caros do que as outras...
A minha do Alex também tem patrocínio Sony na frente, foi a da época 97/98, edição especial da Kappa para comemorar os 100 anos da Juve, tinha as listas verticais bem mais largas que o habitual, o símbolo da Juve no braço esquerdo e o de campeão de Itália no peito, é muito bonito esse equipamento :)
Também tenho um amigo meu que tem uma camisola da Samp apesar de ele também torcer pela Juve, acho o equipamento da Samp deveras original, muito bonito também :)
Bem, para dormires com a camisola do Volpi e tudo deves ter delirado com esse presente, muito bem, isso é que é devoção ao clube e ao teu 'capitano' :)
Abraços e uma boa noite

Anónimo disse...

hehehehe
Nas poucas vezes que uso a camisa, há sempre alguém que me faz graça na rua :)

A minha é da época de um scudetto, mas não sei qual. Essa, pelo que você descreve deve ser uma em homenagem às camisas antigas do clube, não? Antes ou depois da rosada?

Depois do mundial de rugby, as lojas daqui passaram a disponibilizar os uniformes dos times. As coisas por aqui são muito de moda. Vira febre e depois passa. Vem caro e vai barateando conforme o tempo voa. Eu sempre espero passar a onda para adquirir alguma coisa. Farei isso com a camisa do Bayern, até porque aos poucos, os donos de lojas vão percebendo que mulheres também podem gostar de futebol e passam a investir na compra das linhas femininas, coisa que ainda é rara por aqui, diferentemente da Europa.

A camisa do capitano fica devidamente guardada. Quase tive um troço quando a vi... Foi uma surpresa enorme que me fizeram. Acho o tom de azul da camisa da Samp bonito e as listras dão um toque especial.

Boa noite!

João Caniço disse...

Imagino, não deve ser todos os dias que se vê uma adepta da Samp em plena rua de São Paulo, se fosse em Génova... ;)
Vou-te colocar aqui um link de um blog que descobri que é só sobre equipamentos de clubes de futebol, lá tens a imagem excelente da camisola igual à minha: http://erojkit.blogspot.com/2007/11/1997-1998-juventus-home-away-e.html
Houve duas camisolas rosas, uma nessa mesma época de 1997/98, comemorativa do centenário e a outra em 2003/04, a qual delas te referes?
Pois, aqui também se passa algo semelhante, na altura vira moda e é caro e depois com o tempo baixa o preço... Já mandei um mail à Adidas Portugal para saber se tem ou não a camisola vermelha com os vivos e CCCP na frente :) Quanto à da Nova Zelândia também é Adidas e já a ando a 'namorar' também há algum tempo, acho que quando for a Lisboa não me escapa ;)
É verdade, o azul da Samp é muito bonito e fica muito original com as listas horizontais vermelhas e brancas, acho o máximo o equipamento da Samp :)
Abraços e Boa Noite

Anónimo disse...

Jp, São Paulo? rs

Esse bolg é muito bacana. É essa da Juve que havia pensado.

Me referia à camisa rosa de 97/98. Me lembro que você postou aqui há um tempo uma dessas duas séries, não foi?

Abraços,

João Caniço disse...

Descobri esse blog por acaso, andava à procura da imagem da camisola da União Soviética, a mesma que publiquei neste post e acabei por encontrar o tal blog, está muito bom, uma ideia bem original postar equipamentos de clubes ;)
Sim, postei a camisola rosa de 2003/04, foi só para comparar com o actual alternativo que o Benfica está a usar este ano, muitas pessoas aqui em Portugal ainda têm uma mentalidade muito retrógrada, afinal sempre foram quase 50 anos de fascismo, e muita gente criticou a escolha do Benfica devido à cor rosa, que era 'gay' e tal... pode isto em pleno século XXI?!?!?...
Ainda há tempo vi no site oficial da Juve, na Juvestore que a camisola rosa do centenário estava à venda por 150 €uros... upa upa puxadote...
Abraços

Anónimo disse...

JP,Eu acho que vi uma brincadeira com a camisa do Benfica em algum blog, não me lembro em qual.

Concordo com você que certas idéias não condizem com a modernidade em que vivemos. Essa é uma delas.

Nossa, 150 Euros? Socorro! Seria aqui algo como 380 reais, já que o Euro vale duas vezes e pouco nossa moeda. Ui!!! Como você diz...

João Caniço disse...

É provável, nalgum blog sportinguista ou portista... ;)
Pois é, é muito cara mesmo, foi só para teres uma ideia do preço...