sexta-feira, dezembro 14, 2007

Panenka's penalty!

Muita gente ligada ao mundo do futebol decerto já se terá perguntado donde veio o termo 'penalty à Panenka', muitos portugueses por certo se recordarão do desempate por penalties nos 1/4 final contra a Inglaterra no Euro 2004 em que Postiga marcou de forma idêntica à do antigo jogador checoslovaco.
O lance a que o vídeo se refere ocorreu a 20 de Julho de 1976 em Belgrado na final do Euro 76 entre a RFA e a Checoslováquia. Depois de um empate a 2 golos durante os 120 minutos o vencedor teve que ser decidido na lotaria das grandes penalidades. Chegou-se ao 9º penalty, os alemães tinham acabado de desperdiçar um, o score estava em 4-3, os checoslovacos se marcassem seriam os novos campeões europeus. Panenka foi chamado a cobrar e transformou em golo da maneira genial como o vídeo reproduz. Estava assim inventado o 'penalty à Panenka', passados mais de 30 anos continua de vez em quando a ser 'imitado' algumas vezes com sucesso, outras não por jogadores do nosso tempo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada JP!

Ah, Totti e o 'genioso' De Rossi já tentaram cobranças assim.

Ótimo fim de semana!

João Caniço disse...

Cyntia, espero que tenhas gostado do vídeo :)
Terás que concordar que Panenka foi muito ousado ao decidir desta maneira a final do Euro 76, ainda para mais tendo na sua frente um dos melhores guarda redes de sempre, Sepp Maier. Panenka foi um bom jogador de selecção mas, provavelmente se não fosse este golo hoje ninguém falaria nele, tem o seu lugar na história do futebol por ter 'inventado' marcar um penalty desta maneira...

Lembro-me de Totti tentar fazer algo semelhante há uns anos num jogo contra o Lecce e o Lupatelli não se mexeu, agarrou a bola fácil! Foi um gozo tremendo para o Totti ;)
O De Rossi também tentou este ano em San Siro mas, saiu na barra, felizmente a Roma já vencia por 1-0 e assim continuou até final... mesmo assim devem-lhe ter dito que um jogador com as suas limitações técnicas não devia ter tentado tal feito... ;)

Aqui em Portugal ficou na memória de todos o penalty de Postiga contra a Inglaterra no desempate nos 1/4 final do Euro 2004... Postiga tinha jogado essa época muito mal no Tottenham e a imprensa inglesa arrasou-o com tudo de mau antes do jogo... devem-se ter arrependido porque Postiga entrou perto do fim, fez o golo do empate que levou o jogo a prolongamento e ainda humilhou os ingleses ao apontar o seu penalty à Panenka! Genial :)
Abraços

Anónimo disse...

No documentário está lá o 'penalty a la Panenka'.

Aqui no Brasil alguns jogadores também já tentaram esse tipo de cobrança. Quando erram, a imprensa esportiva não costuma perdoá-los, não! Caem em cima e crucificam o jogador...

Me lembro desse jogo. E dos pênaltis. Pobre Eriksson. Nunca teve sorte com Felipão...

João Caniço disse...

Pois, é normal que a imprensa lhes caia em cima... é um risco muito grande cobrar assim uma grande penalidade, muitas das vezes em jogos decisivos...
Ui, tanto que eu sofri nesse jogo, haja coração... mas, valeu a pena, foi uma vitória super saborosa :)
Realmente, o Eriksson foi eliminado 3 vezes consecutivas pelo Scolari, sempre nos 1/4 final... é dose...