quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Afinal, fazem falta os jogadores das 'bundas grandes'...

Portugal perdeu ontem de forma inteiramente justa com a selecção campeã do mundo, a Itália, por 3-1, em jogo amigável tendo em vista a fase final do Europeu 2008. Como o seleccionador e os jogadores reconheceram no final foi uma derrota que serve de lição e há que tirar diversas ilações da partida. Perante uma Itália muito desfalcada, sem Buffon, Materazzi, Chiellini e Gattuso (lesionados) e sem Del Piero(!), Cassano, Iaquinta, Camoranesi e Panucci (por opção) e com Portugal muito mais próximo da estrutura base, estiveram ausentes Nuno Gomes, Pepe, Jorge Andrade e Simão, todos lesionados, pensava-se que seria efectivamente desta que Portugal venceria a Itália, 31 longos anos depois. O discurso de Scolari antes do jogo foi convincente, mas o desempenho da grande maioria dos jogadores não ajudou a alcançar o objectivo.
Começando pelo positivo, Ricardo Quaresma foi sem dúvida o melhor jogador nacional, manteve uma bitola exibicional alta, criando muitos problemas à defensiva italiana e foi recompensado com a obtenção de um óptimo golo. Jorge Ribeiro entrou muito bem para a lateral esquerda confirmando a óptima temporada que tem feito e mostra assim a Scolari que está na corrida por um lugar nos 23.

O pior entre os piores foi sem dúvida Deco, uma autêntica sombra do jogador que já foi, sem ritmo, lento, desenquadrado, uma autêntica nulidade. Não se percebe porque continua a ter lugar cativo... Makukula e Hugo Almeida falharam no teste e tive imensas saudades de Nuno Gomes, com as suas inteligentes tabelinhas e desmarcações proporcionando as entradas dos extremos. Os dois avançados mostraram mais uma vez que são jogadores fixos, estáticos, limitadíssimos tecnicamente e que não possuem características para se coadunarem ao estilo de jogo vigente na selecção há anos que é bola no pé e passe curto. São jogadores de finalização, de jogo aéreo, para entrarem quando a equipa estiver necessitada, durante o decorrer do jogo e não para jogarem de inicio.
Petit está em má forma e também teve uma prestação negativa enquanto Maniche foi o menos mau dos 3 médios. Cristiano Ronaldo esteve discreto, foi extremamente bem anulado pelos defesas azzurri.
Na retaguarda Ricardo que tem passado toda a época a ir buscar bolas ao fundo da baliza do Bétis (mas, ao menos tem a conta bancária recheada...) teve uma saída desastrosa no lance do 1º golo, bem ao seu estilo refira-se. Não se percebe porque Scolari não dá uma chance a Quim que tem feito uma época fantástica no Benfica... Ricardo Carvalho esteve longe da forma que o notabilizou e Bruno Alves confirmou na minha óptica que não tem a classe necessária para ser titular na selecção, se repararem no lance do 3º golo italiano o central fica impávido e sereno sobre o risco de golo assistindo ao desenrolar do lance deixando Quagliarella a pouco mais de 1 metro completamente solto, acabando o extremo italiano a fazer o golo facilmente... Tenho a mesma ideia sobre Bosingwa, esteve muito mal na marcação a Di Natale tantas foram as vezes que o extremo esquerdo fez diagonais concluindo completamente só no centro e mesmo em termos ofensivos mostrou as suas limitações técnicas, basicamente nesse aspecto defino-o como um jogador que mete a bola para a frente e corre...
Em suma, uma exibição muito sofrida com graves falhas defensivas, muita inércia nos movimentos ofensivos e os italianos expectantes como é hábito, a jogarem q.b. não tiveram dificuldades em aproveitar os nossos erros. Apesar dos avisos de mister Scolari aos jogadores de bunda grande, penso que eles apesar do mau momento de forma não fariam pior que os seus substitutos... refiro-me em concreto a Miguel Veloso e Miguel e até ao próprio Manuel Fernandes...

14 comentários:

Menina Ochoa disse...

Segundo sei, parece que em 30 jogos contra a Itália só ganhamos três... Podia ser pior... =)

João Caniço disse...

Dreama, fui pesquisar e eis os nossos números contra a Itália:
24 jogos:
18 derrotas
2 empates
4 vitórias
51 golos sofridos
21 golos marcados

Não é um grande 'score', mas podia mesmo ser pior... ;)

Anónimo disse...

Sinto muito pela derrota :(

Você sabe, eu torci para Portugal, mas não sei o que acontece comigo... Sabe, eu vou passar agora a não torcer mais, aí os resultados, quem sabe voltem a ser mais favoráveis.

Esse retrospecto não é nada animador mesmo. Aproveitando o ensejo, quem é o jogador de Portugal que mais marcou contra os italianos?

Abraços,

João Caniço disse...

O melhor marcador português nos jogos contra a Itália foi o Mota que fez um espectacular 'hat-trick' numa vitória lusa por 4-1 em 1928! Com 2 golos vem o Pepe (um dos melhores jogadores da história do Belenenses, jogou no fim da década de 20) e Nené.
Pois, as últimas equipas por quem torceste perderam todas... estou a lembrar-me das meias finais da Copa de África também... ;)
Abraços

Anónimo disse...

Obrigada pela informação :)

É. Ando numa fase de torcedora...

Abraço

João Caniço disse...

De nada Cyntia, foi com muito gosto :)
Um bocado azarada essa tua fase de torcedora...
Abraços

Anónimo disse...

:)

Vai melhorar.

Sabe que nem comentamos, amanhã tem o confronto de 'nossos' times ingleses. Boa sorte! ;)

João Caniço disse...

É verdade, o Liverpool tem andado tão em baixo e o Chelsea muito mais discreto desde a saída de Mourinho. Tem tudo para ser um óptimo jogo, embora não seja transmitido em directo por cá, conto ver depois o resumo, boa sorte para o 'teu' Chelsea ;)
Abraços

Anónimo disse...

ehehehe

JP! E não é que o jogo terminou em empate. Portanto, depois que você me informou do resultado do primeiro turno, em que ambos empataram, só nos resta o tira-teima do returno do Calcio. Caso contrário, terminará tudo empatado. Quem sairá vencedor nesse confronto virtual? Que venha o mês de maio. ;)

Boa noite!

João Caniço disse...

Lembrei-me depois ontem que Chelsea e Liverpool já se encontraram mais uma vez esta época, foi na Carling Cup em meados de Dezembro e a vitória sorriu ao Chelsea, por isso estás na frente nesta luta 'virtual' ;)
Mas, se formos só a contar com os jogos do campeonato aí sim estamos empatados, desempataremos então no Luigi Ferraris lá para Maio ;)
Boa noite :)

Anónimo disse...

Vou fugir do tema Itália e Portugal para comentar que nesse momento, pela Copa UEFA, o Bayern de Munique está perdendo do Aberdeen lá na terra do William Wallace por 2 a 1. Incrível! Tão jogando mal, mal... xiii

Abraços,

João Caniço disse...

Pois é Cyntia, o Bayern reforçou-se com nomes tão sonantes para esta época e depois de um bom começo as exibições mais recentes têm deixado muito a desejar. Já li que conseguiram chegar ao empate, 2-2 é sempre um bom resultado para resolverem a 2ª mão a seu favor em Munique. Mesmo assim foi uma óptima réplica do Aberdeen, equipa que ficou famosa e temível no inicio dos anos 80 quando era treinada por um tal de Alex Ferguson... ;)
Abraços

Anónimo disse...

Sim, na transmissão daqui falaram do Sir Ferguson. E esses 2-2 podem ajudar, já que o Bayern faz em casa a próxima partida. Mas imagine só se o Aberdeen não apronta para eles...

Xiiii... nem vou ficar falando muito!

Boa noite :)

João Caniço disse...

Tinha imensa piada que o super favorito Bayern fosse 'arrumado' já nos 16 avos de final eh eh eh ;)
Boa noite :)