sexta-feira, fevereiro 26, 2010

A primeira alegria da temporada


Depois da bela noite europeia de ontem diante do Everton apetece perguntar por onde andou a equipa do Sporting durante esta época?
Finalmente um sorriso a iluminar a face do leão, justificado por uma exibição de luxo, de longe a melhor desta temporada. Empenho, atitude, preserverança, coragem e querer, eis as palavras chave de um triunfo fantástico perante um adversário cotado, que ainda recentemente havia batido os colossos Chelsea e Man Utd na Premiership.

Há que dar muito mérito a Carvalhal nesta vitória. Bastante criticado e até mesmo enxovalhado, não teve receio em correr riscos e colocou Yannick na extrema esquerda, aposta que se revelou acertada, tal como o duplo-pivot Pedro Mendes e Miguel Veloso, autores de exibições magistrais, bem complementados pelo capitão João Moutinho, que esteve como peixe na água na sua posição de origem.

Depois de uma hora de jogo de intenso domínio leonino, faltava apenas o golo que viraria a eliminatória e Carvalhal lançou uma cartada de mestre quando retirou o rudimentar Grimi e fez entrar Saleiro para a frente de ataque, recuando Veloso para lateral esquerdo. Reforçando o ataque, desguarneceu o meio-campo e logo na jogada seguinte Pienaar esteve a centímetros do golo.
Na resposta, belíssima jogada pela esquerda com Saleiro a assistir Veloso, que concluiu com um fortíssimo remate de bico! Golo! Explosão de alegria em Alvalade! O Sporting não se encolheu e chegou mesmo ao 2-0 por intermédio de Pedro Mendes perante uns toffees completamente atónitos e sem darem mostras de qualquer capacidade de resposta efectiva à desvantagem.

O terceiro golo, obtido já em período de descontos e na sequência de um contra-ataque letal, teve requintes de malvadez com Matias Fernandez a entrar com a bola pela baliza dentro. Adeptos e jogadores do Everton mergulhavam num silêncio sepulcral e por certo não quererão regressar a Lisboa num futuro muito breve. Depois de 5 na Luz, 3 em Alvalade, na mesma época é dose...

Poucas horas antes do jogo foi apresentado Costinha como novo director de futebol do Sporting, alguns dias depois de rescindir contrato com a Atalanta. Dono de currículo valioso como jogador, espera-se agora que consiga transpor com sucesso o estilo low profile do relvado para o gabinete.

Já hoje, Izmailov confirmou que permanece em Alvalade, não obstante o forte assédio do Lokomotiv de Moscovo. Óptima notícia para o Sporting que segura um dos seus principais jogadores. Seria no mínimo absurdo que um elemento com a qualidade e o profissionalismo inquestionável do russo fosse sacrificado para pagar a contratação do flop Sinama-Pongolle...

Voltando à Liga Europa, o Sporting encontra nos oitavos-de final o Atlético de Madrid, uma formação com muitos paralelismos com a leonina e onde milita Simão Sabrosa, antigo ídolo dos adeptos verde-brancos e que, por certo, será brindado com bastantes assobios e apupos neste seu regresso momentâneo a Alvalade.

Finalmente, no domingo o Sporting recebe o FC Porto. Arrisco a afirmar que nunca os leões terão tantos adeptos como durante essa partida...

Sem comentários: