terça-feira, janeiro 01, 2008

Craque do Ano 2007

Apesar de ter ficado em 2º lugar na Bola de Ouro da France Football e ter sido apenas(!) 3º no FIFA World Player considero Cristiano Ronaldo o craque dos relvados mundiais do ano! Penso que perdeu ambas as distinções individuais porque Kaká fez uma carreira na Champions com o Milan fantástica e porque é português e esse factor é uma tradicional desvantagem nessas votações... Ronaldo fez um ano de 2007 absolutamente fantástico, é um jogador completíssimo, excelente em quase todos os capítulos técnico-tácticos do jogo, sendo insuperável na técnica individual, poder de drible, aceleração e cada vez melhor na finalização! Venceu a Premiership tendo sido eleito de forma indiscutível o melhor jogador da prova tendo-a terminado no 3º lugar dos marcadores com 17 golos, terminaria a época com 23 tentos apontados na soma de todas as competições pelos red devils, números excelentes para um extremo! Para os poucos cépticos que pensaram que tinha sido uma época fora do comum enganaram-se redondamente porque Cristiano já leva 18 golos esta temporada e ainda estamos a meio da mesma! Lidera a tabela dos marcadores na Premiership e na Champions com 13 e 5 golos respectivamente! É sem dúvida a grande figura do Man Utd e da própria Liga Inglesa! Na selecção portuguesa é o sucessor de Luís Figo no coração dos adeptos, tem realizado excelentes exibições, foi decisivo na fase de qualificação para o Euro 2008 ao apontar 8 golos. Com apenas 22 anos tem o score fantástico de 51 internacionalizações e 20 golos, falta-lhe apenas um pouco mais de carisma e de personalidade para ser o líder indiscutível e com forte presença dentro de campo como tinha o saudoso Figo!
Se excluirmos a fantástica época de Kaká na Champions, o que fez o brasileiro com o Milan na Série A? Em que lugar ficaram no ano passado? E este ano em que degradante lugar se encontram?!? Sou um profundo admirador e fã de Messi, fez uma época brilhante no Barça mas, que venceu o argentino este ano para ficar à frente de Ronaldo no FIFA World Player? Enfim, vá-se lá perceber estas votações... O que interessa mesmo é que Cristiano Ronaldo é um prodígio e tem tudo para ficar no top do futebol mundial nos próximos 10 anos com ou sem votações dúbias...

17 comentários:

Anónimo disse...

JP,
Gostei muito do novo visual do 'Doce Ilusão'. Parabéns.

Reconheci a foto do arco-íris. Bonita, não? :)

Sobre o Cristiano Ronaldo, concordo com você. Vendo umas partidas do United, vejo nele um jogador com muito potencial. Uma pena ele ter perdido o penal no sábado.

Infelizmente, concorrer com o Kaká em 2007 foi uma tarefa árdua. Mas pelo que ele vem jogando, tem tudo para ser escolhido em um futuro bem próximo.

No 'Reino Encantado de Cyntia' o melhor jogador do mundo deveria ser escolhido por nós torcedores, nada de treinadores, jogadores ou jornalistas... Afinal, somos nós que desfrutamos do espetáculo futebol, não? Agora, só não me pergunte como essa eleição ocorreiria. Não faço idéia, mas que eu queria votar, eu queria! :)

Abraços,

João Caniço disse...

Obrigado Cyntia, fico muito contente que tenhas gostado do novo visual do blog. Pensei que um azul mais suave fosse uma cor mais relacionada com o nome do blog e apeteceu-me mudar, novo ano e tal... ;)
Sempre gostei muito do arco-íris, acho uma imagem encantadora, não me perguntes porquê, gosto e prontos, e achei que ficava bem nos tons do novo visual do blog :)
Tal como eu já tinha referido num outro post, Cristiano Ronaldo perdeu a votação da France Football para Kaká porque o brasileiro fez uma Champions magnífica embora eu pense que Cristiano não seja em nada inferior ao Kaká... Estas votações são sempre muito subjectivas, em especial a da FIFA... não sei se te lembras de quando os cibernautas escolheram Maradona como o melhor jogador de sempre e a FIFA veio dar o mesmo prémio a Pelé porque era o escolhido por eles... enfim, essa tua ideia é muito boa, tem toda a lógica, só que os 'senhores' que regem o futebol mundial não devem achar muita piada a isso...
Abraços

Anónimo disse...

JP,
Vc 'disse' o que imaginei, sabe. A combinação com os tons de azul tem tudo a ver com o nome de seu blog. Aliás, a sua foto mudou também. Ano novo, vida nova, como dizemos aqui no Brasil.

Pois é, a votação vinda do povo é perigosa para a manutenção de muitos sistemas por aí. Mas não custa sonhar que um dia teremos voz nessas votações.

Opa, já estava me esquecendo. Amanhã a ESPN vai passar um especial com o Cristiano. Não vou perder. Vou até ver se gravo para guardar.

Abraços,

João Caniço disse...

Cyntia, esse ditado do 'ano novo, vida nova' também é muito usado por aqui ;) Além da mudança de visual do blog também me apeteceu trocar de foto, devem ser mesmo efeitos do novo ano :)
Eu espero que sim, que um dia possamos ser nós, o comum adepto de futebol, a ter peso significativo nas votações, embora seja díficil tal acontecer porque seria quase impossível o tal comum adepto abstrair-se de votar no jogador do seu país ou do seu clube...
Aconselho vivamente a assistir ao programa com o Cristiano Ronaldo, ele apesar de jovem, 22 anos, tem já uma longa trajectória, menino pobre na ilha da Madeira, veio para Lisboa ainda menino viver no lar do Sporting e subiu a pulso na sua carreira até ao estrelato dos dias de hoje. Com certeza que vais gostar desse especial :)
Abraços

Anónimo disse...

JP,
Acabei de assistir ao programa sobre o Cristiano Ronaldo. Muito interessante. Desconhecia que ele veio da Ilha da Madeira.

O especial, aliás, pareceu até filme de tão longo. 90 minutos. Entretanto, não deu para cansar uma vez que trouxe detalhes da carreira do português. Depoimentos das irmãs, da mãe. Falou da morte do pai, que vagamente me veio à memória porque foi quando Portugal disputava uma partida importante. Enfim, ele tem um toque de bola refinado e desde jovem se destacou. Todos foram unânimes ao dizer que ele, em breve, será o melhor do mundo.

Abraços,

João Caniço disse...

É Cyntia, ele nasceu e viveu lá na Ilha da Madeira até aos 10 ou 11 anos. Tal como a grande maioria das pessoas da ilha teve uma infância muito pobre e cedo se destacou pela qualidade inata para a prática do futebol. A Madeira vive quase a 100% do turismo, mas a grande maioria da população é muito pobre, poucos enriquecem com o negócio, estive lá há 2 anos e a imagem que tentam passar é de fachada para turista ver, se não fosse o governo central de Lisboa a mandar para lá dinheiro não sei como seria...
A morte do pai foi no dia anterior ao jogo com a Rússia de qualificação para o último mundial, Scolari deu liberdade de escolha a Cristiano para este decidir se queria ou não jogar, ele optou por jogar em honra da memória do pai. Parece que o pai tinha muitos problemas relacionado com o excessivo consumo de álcool e pensa-se que foi isso que originou a sua morte... Há tempos vi uma reportagem sobre a vida de Ronaldo em Manchester, tem uma casa luxuosa e levou com ele toda a família, sustentando-os a todos, abriu uma loja de roupa para uma das irmãs numa zona chique de Lisboa que entretanto faliu, pagou um disco à outra irmã que tinha o sonho de cantar e cá entre nós percebe bem pouco do assunto e a mãe que era cozinheira na Madeira também foi com ele para Manchester e agora cozinha só para ele alguns dos pratos típicos portugueses e madeirenses.
Nessa mesma reportagem aparece Mourinho a falar sobre Cristiano e a recordar um episódio ocorrido há 6 ou 7 anos, ainda Mourinho treinava o Leiria e foi assistir a um jogo dos júniores entre o Leiria e o Sporting e que passados poucos minutos de jogo o 'special one' vira-se para um dos seus adjuntos e diz: 'Tás ali a ver o filho do Van Basten? O puto vai ser craque!' Não se enganou mesmo, Ronaldo tem uma técnica prodigiosa, uma aceleração fantástica, drible desconcertante, marca muitos golos, com qualquer pé e com a cabeça, é um jogador completíssimo, vai ser com toda a certeza o melhor do mundo muito em breve :)

João Caniço disse...

PS: a irmã 'cantora' adoptou o nome artístico de 'Ronalda'! Pena que a sua qualidade de cantora fique a 'anos luz' da qualidade do irmão nos relvados... ;)

Anónimo disse...

Ah, eu digitei uma resposta, mas ela sumiu!

Enfim, vimos o mesmo programa JP. Gostei muito.

Anónimo disse...

Eu acho que no meio dos outros posts eu escrevi e quando cliquei para a resposta ir, ela foi e outra janela se abriu.

João Caniço disse...

Se é o que estou a pensar passou na SIC, uma estação generalista portuguesa há alguns meses... a tua resposta sumiu mesmo, acontece aos melhores ;)
Boa noite, abraços

João Caniço disse...

PS: Cristiano Ronaldo voltou hoje a partir a loiça toda! O jogo era em Birmingham contra o Aston Villa para a FA Cup e ele marcou o 1º golo cerca dos 80 minutos e ainda fez o remate que originou o 2º marcado pelo Rooney... Já leva 19 golos este ano, só falta 1 para o Ferguson pagar a aposta deste ano eh eh eh ;)

Anónimo disse...

JP,
Vi os lances ontem mesmo à noite. Ah, e no programa o Fergunsou comentou sobre a aposta. Ele inclusive disse que pretende subir o número de gols para 100 na próxima temporada, só para não perder dinheiro... Ele exagerou dessa vez :)

Sabe que me lembrei quando na Copa o Rooney foi expulso e gerou uma pequena confusão depois sobre como ele e Ronaldo se dariam no United. Segundo o próprio Cristiano, ele quis até sair do clube na época, mas ainda bem que foi demovido da idéia.

João Caniço disse...

Mas a aposta deste ano é rapar o cabelo segundo me lembro, espero que o Ferguson não fique muito mal depois da máquina zero... ;)
Pois foi, no jogo dos 1/4 final, e depois do Mundial acabar Ronaldo chegou a dizer que ia embora do Man Utd, mas o Ferguson e o empresário conseguiram que ele mudasse de ideias e acabou por ficar. Recordo-me também que nos primeiros jogos da época seguinte cada vez que o United jogava fora e o Ronaldo tocava na bola era uma assobiadela estrondosa, mas ele depressa respondeu com golos e exibições fantásticas e os adeptos ingleses deixaram de o apupar pouco tempo depois!

Anónimo disse...

hehehehe
Sir Fergunson careca? Como dizem os italianos 'pelato'? Vai ficar uma graça ;)

João Caniço disse...

Vai ficar engraçado Sir Alex careca não achas? Deve ir para o banco de gorro eh eh eh

Anónimo disse...

Se ele viesse para o Brasil, mais precisamente para o Rio, em excursão com o Manchester, ia ter que usar muito filtro solar para se proteger do incessante e terrível calor que faz por aqui nesses dias :)

João Caniço disse...

Eh eh eh está boa essa ;)
Isso ou usar um chapéu de pala ;)
Boa noite =)