quinta-feira, junho 12, 2008

Croácia surpreende favorita Alemanha!

A Croácia começou o Euro 2008 com uma vitória algo insossa sobre a Áustria já que a exibição deixou muito a desejar. Pelo contrário, a Alemanha exibiu-se a grande nível frente à Polónia mostrando um futebol vistoso, dinâmico, jogado a toda a largura do terreno contando com um desdobramento colectivo de grande plenitude. Estavam assim lançados os dados para o grande encontro do Grupo B. Poucos esperariam uma Croácia transfigurada para muito melhor e que conseguiu vencer de forma categórica a Alemanha por 2-1 e assegurar o primeiro lugar do grupo. Bilic optou pelo reforço do meio campo com a inclusão do jovem talento Rakitic em detrimento do atacante Petric e a opção revelar-se-ia acertada já que a intermediária croata realizou uma bela partida, em especial Modric. Low manteve o 4*4*2 com Podolski solto na esquerda e seria novamente o jovem avançado a fazer o golo dos germânicos.
No outro jogo do grupo defrontaram-se aquelas que são muito provavelmente as duas equipas mais fracas deste Euro. A Áustria já era esperado, apesar disso, tem-me surpreendido pela positiva porque estava à espera de muito menor qualidade. Tem-se mostrado uma equipa aguerrida, lutadora e que não desiste de lutar por um resultado positivo. Contra a Croácia não alcançou o empate por manifesta falta de sorte e agora contra a Polónia novamente algum azar e lacunas graves na finalização pareciam indicar nova derrota tangencial. Mas, o defesa Wasilewski resolveu dar uma ajuda aos austríacos e cometeu um penalty totalmente escusado nos descontos, aproveitando Vastic para colocar justiça no marcador.
Sendo assim Polónia e Áustria continuam na corrida pelo 2º lugar do Grupo B, mas alguém acredita que deixará de ser a Alemanha a qualificar-se?
No pântano de Basileia, a Turquia conseguiu uma reviravolta muito sofrida sobre a Suiça consumada nos instantes finais e mantém intactas as aspirações de prosseguir em prova. Quanto aos helvéticos estão já arrumados e o jogo contra Portugal será apenas para cumprir calendário. Também no domingo o jogo entre turcos e checos pode-se considerar como sendo uma espécie de 1/8 de final já que as duas equipas estão empatadas em número de pontos e golos, logo se no final do tempo regulamentar prevalecer uma igualdade será marcada uma série de grandes penalidades para decidir o 2º classificado do Grupo A e que irá defrontar a Croácia na fase seguinte.

Sem comentários: