sexta-feira, junho 27, 2008

Não houve (mesmo) 'revolução russa'...

Apesar da minha enorme simpatia pela selecção russa, sou obrigado a concordar com o meu amigo Michel quando ele diz que não houve revolução russa neste Europeu, ou melhor, existiu um esboço da mesma, ficando-se apenas pelas intenções...
Trocando por miúdos pode-se dizer que o experiente Aragonés venceu claramente no duelo táctico com Hiddink ao anular os pontos fortes da formação russa, ou seja, colocando o extremo esquerdo Silva na direita do meio campo espanhol de forma a bloquear as subidas de Zhirkov pelo corredor esquerdo e fomentando o aumento de pressing por parte do meio campo espanhol de forma a que o seu maestro Arshavin não recebesse a bola nas melhores condições e quando a recebia tinha Senna ou um dos dois centrais na marcação cerrada, não deixando o estratega russo potenciar o seu imenso talento na construção do jogo ofensivo russo.
Apesar do domínio táctico espanhol a primeira parte foi muito equilibrada e até couberam à Rússia as duas melhores ocasiões de golo, ambas protagonizadas pelo seu temível avançado, Pavlyuchenko. A Espanha apesar de ter o jogo perfeitamente controlado não se conseguia acercar com perigo da baliza de Akinfeev e aos 34' temeu-se o pior porque Villa foi obrigado a sair com lesão muscular entrando Fabregas. Ora, esta alteração potenciou ainda mais o meio campo espanhol, tornando-se o domínio muito mais intenso no final da primeira parte e em toda a segunda metade. O golo madrugador de Xavi logo no recomeço do segundo tempo mostrou que a Espanha tinha tudo para vencer e Hiddink bem tentou mexer na equipa e na estratégia, mas os espanhóis estavam simplesmente irresistíveis com um meio campo fortíssimo a jogar um futebol colectivo de enorme qualidade, não admirando o avolumar do resultado no decorrer da partida.
A Rússia despede-se assim não da melhor maneira, mas teve uma excelente prestação, há 20 anos que uma equipa russa ou soviética não passava da primeira fase de uma grande competição, revelou um forte colectivo e alguns jogadores de grande categoria onde se destaca obviamente Arshavin, pretendido por muitos dos tubarões europeus...
Quanto à Espanha é favorita para a final e só uma Alemanha fortuita ou que melhore muito o seu nível de jogo poderá ousar vencer os espanhóis. Os alemães são com toda a certeza a equipa mais sortuda da prova, apanharam na primeira fase as duas equipas mais fracas da prova no seu grupo e nos jogos de mata-mata quer Portugal quer Turquia ofereceram de bandeja os golos aos alemães... Daí o meu prognóstico ser claramente Espanha e que se tudo correr dentro da normalidade serão eles a levantar pela segunda vez o troféu de campeão da Europa 44 anos depois...

10 comentários:

Michel Costa disse...

JP,

Meu palpite seria Espanha, mas acho que o dia a menos de descanso pode pesar. Ainda mais se a partida for para a prorrogação.

Quanto a Rússia, acho que ela teve sua cotação aumentada devido às facilidades oferecidas pela defesa da Holanda. O lado direito era uma autêntica avenida!
Mas vou acompanhar essa seleção com mais atenção a partir de agora.

Abraços.

João Caniço disse...

Michel, também acho e espero que vença a Espanha, embora esta Alemanha tenha estado com uma estrelinha...
Sim, a Holanda, em especial a sua defesa acabou por facilitar bastante, mesmo assim há que dar bastante mérito à formação russa, e é mesmo essa a ideia, quem sabe em 2010 não surjam ainda mais fortes, afinal ainda é uma equipa jovem.
Abraços

Anónimo disse...

hahahaha

Eu dancei mais uma vez no meu palpite!
Então a trilha sonora de domingo será um Bolero de Ravel na terra da valsa.

Ótima semana para você, João

João Caniço disse...

Cyntia, tens que começar a apostar nas equipas que não queres que vençam, assim tens mais chances de acertar! ;)
Bem pensado essa 'trilha' sonora! :) Nós aqui em Portugal chamamos banda sonora.
Igualmente, votos de uma óptima semana :)

Anónimo disse...

hahaha
Hoje, lá na escola a minha chefe e algumas secretárias contaram que se lembraram de mim ontem ao verem que a tv transmitia a final entre Espanha e Alemanha.
Me perguntaram o que achei. Eu, de posse de muito bom humaor, respondi:
'Olha, todas as equipes em que apostei se deram mal na Euro. E a Espanha, em quem não apostaria um centavo, acabou vencendo.'
Uma moça se virou pra mim e disse: 'Então na próxima, aposte naquele time que vc não gosta ou que vc acha sem chance. Quem sabe vc não se dá melhor.'
Mais opior ainda estava por vir: se lembraram da final da Champions, quando fui com o cachecol do Chelsea e o time perdeu! hahaha
e todas demos boas gargalhadas...

Pode deixar, João. Da próxima vez vou pensar bem na hora de escolher a torcida, e apostar com a razão e não com o coração.

Bom dia :-)

João Caniço disse...

Eh eh eh Grande conselho o dessa moça, eu se fosse a ti seguia-o vivamente! ;)
Ha ha ha tá boa essa do cachecol do Chelsea! :)
É, para se apostar tem que se deixar de lado o 'coração' e apostar só com a razão, é difícil, mas...
Ciao! Boa sexta feira!

Anónimo disse...

Sim, claro. Seguirei todos esses bons conselhos que todos que querem meu bem me dão ao longo de minha vida... ehehe
Mas sabe que o pessoal na escola estava zombando de mim. E o cachecol do Chelsea menino, já na estréia trouxe má sorte. mas agora com Felipão por lá, acho que o usarei com mais freqüência, ainda mais que está frio aqui.

Sabe, agora está passando a final da Libertadores na TV. Rodolfo deve estar doido aqui no Maracanã. O jogo está na prorrogação. Haja coração!
Se o resultado agregado terminar empatado, pênaltis... xiiii

Boa quinta-feira :-)
Ciao

PS. Pelo visto amanhã vou ficar sonolente. Está impossível de dormir aqui tamanha vibração e barulho

João Caniço disse...

Ui Felipão no Chelsea vai ser engraçado, estou com uma enorme expectativa quanto a isso ;)
Acabo de ler que o Flu perdeu nos penalties apesar de uma estrondosa exibição do Thiago Neves, que pena para o Rodolfo...
Espero que não andes muito sonolenta, afinal não venceram, o pessoal deve ter acalmado no final da partida não?
Bom resto de semana, abraços

Anónimo disse...

Aqui onde moro se chama Flamengo. Dada a imensa rivalidade entre os times você pode imaginar que o clima era de comemoração pela derrota do maior rival...
Bem, fui deitar logo em seguida e confesso que, vencida pelo sono intenso, nem me liguei no foguetório que acontecia ao redor. Só acordei no dia seguinte, mais sonolenta ainda e com uma dor de cabeças daquelas... rs

Ótimo fim de semana, JP!

João Caniço disse...

Ah já percebi... essas rivalidades crónicas dão nisso pois...
Espero que hoje já estejas melhor :)
Abraços