sábado, junho 07, 2008

Vitória só peca por escassa!

Excelente exibição de Portugal no seu jogo de estreia no Euro 2008! Equipa sólida, compacta, boa circulação e posse de bola, domínio quase absoluto do jogo perante uma Turquia expectante que nem uma chance de golo teve. Portugal mostrou possuir um colectivo extremamente forte ao qual se podem augurar grandes feitos nesta competição.
Portugal pode-se queixar de algum azar já que enviou por 3(!!!) vezes a bola aos ferros da baliza turca, a primeira por intermédio de Cristiano Ronaldo na transformação de um livre directo bem ao seu estilo, remate potente salvo por um ligeiro desvio efectuado pelas pontas dos dedos do guardião Volkan, suficiente para a bola bater estrondosamente no poste. A segunda por Nuno Gomes num remate de primeira de trivela aproveitando um erro crasso de Zan que se deixou antecipar infantilmente por Simão, na sobra o capitão português atirou ao poste. Finalmente a terceira bola no ferro coube novamente a Nuno Gomes, desta vez a cabecear à barra após cruzamento de Cristiano Ronaldo! Portugal teve ainda um golo anulado na 1ª parte por fora de jogo de Pepe, nada a dizer da justiça da decisão.
Destaco nos golos a qualidade das assistências que foram mais de meio golo como se costuma dizer na gíria. No primeiro Nuno Gomes fez aquilo que tão bem costuma fazer que são as tabelinhas aproveitando o desequilíbrio provocado por Pepe na defensiva turca, o luso-brasileiro repleto de força irrompeu irresistivelmente pela área e fez o mais que merecido golo inaugural (primeira foto). A segunda assistência é um lance de génio de João Moutinho, a coroar uma excelente exibição do jovem médio. Jogada de contra ataque conduzida na esquerda por Cristiano Ronaldo, grande passe a rasgar a defensiva turca para Moutinho rodar esplendorosamente sobre Servet e oferecer de bandeja o golo a Raul Meireles que concluiu facilmente (foto de baixo).
Nota final para Cristiano Ronaldo, com o mundo de olhos postos no seu desempenho acho que não é justo dizer que não fez uma boa exibição como ouvi. Penso que Cristiano esteve muito bem, jogou para a equipa, não teve espaço para desequilibrar tal a tamanha marcação sofrida, em muitos lances tinha 2 ou 3 turcos em cima dele ou sofria falta mal recebia a bola ou partia para o drible. Conseguiu fazer uma arrancada bem ao seu estilo driblando 3 ou 4 adversários, pena o remate sair frouxo e ao lado... apontou um livre extremamente potente que por muito pouco não deu golo e que já descrevi no segundo parágrafo. Cristiano é um ser humano como todos nós e devido a esse simples facto tem limites, não lhe exijam o céu e as estrelas!

O jogo de abertura do Euro 2008 foi na sua globalidade fraco. A Rep.Checa é uma sombra da equipa que encantou a Europa há 4 anos atrás. O seu meio campo é musculado e forte fisicamente, mas não há ninguém que organize o jogo como tão bem faziam Nedved e Rosicky nem possuem um extremo do nível de Poborsky que desequilibrava nas faixas. Em suma, um futebol directo na procura do gigante Koller, também ele muito apagado. A Suiça jogou ligeiramente melhor, teve as melhores oportunidades e pode-se queixar de alguma falta de sorte nomeadamente num remate à barra de Vonlanthen já perto do fim após defesa fantástica de Cech, ele que foi o melhor jogador checo mostrando uma classe tremenda em 3 ou 4 grandes intervenções. O golo teve origem numa jogada de insistência dos checos, o jovem Sverkos apareceu na cara de Benaglio e desviou-lhe habilmente a bola para o poste mais distante (foto em cima à esquerda) fazendo o primeiro golo da competição e o único do encontro. Nota negativa para a lesão grave de Frey, a grande figura da selecção suiça, a terminar a 1ª parte num lance perfeitamente banal com Grygera.

4 comentários:

Anónimo disse...

Pepe. Mais um presente que a comissão técnica do Brasil dá para Portugal. O outro havia sido Deco. Para mim, o meia seria titular do Brasil e o zagueiro estaria no grupo. E o mesmo acontece com Marcos Senna, Eduardo da Silva e muito provavelmente com o GK Gomes e o Amauri.
É bondade (e falta de planejamento da CBF) demais pro meu gosto.
Abs e parabéns pela vitória. A sel. portuguesa é bastante querida no Brasil, até por motivos óbvios.

João Caniço disse...

Muito obrigado Michel, é sempre muito bom para nós portugueses contar com o apoio vindo do outro lado do Atlântico! :)
Pois é, a CBF e os seus seleccionadores têm deixado escapar alguns jogadores brasileiros de muita qualidade tal como sejam todos esses que referes. Também penso que o Amauri já deveria ter sido chamado, o mais provável é o futuro bianconero jogar em breve por Itália...
Abraços

Anónimo disse...

João,

Parabéns pela vitória. Relamente aqui fazem muita festa nos jogos de Portugal. Inclusive o treino da seleção lusa é transmitido ao vivo pela tv que detém os direitos de transmissão da Euro.
No meu caso, se não posso ver as partidas da tarde(aqui pra nós) ao vivo, ao menos os treinos de equiper consideradas favoritas posso ver :-)

Ciao!

João Caniço disse...

Ui! Essa não sabia eu! Aqui já é normal transmitirem em directo os treinos da selecção, não imaginava que passavam também no Brasil! ;)
É uma pena que não possas ver algumas das partidas... :/
Amanhã, 17h lá estarei puxando por C.Ronaldo e companhia! Acho que temos boas hipóteses de vingar a derrota nos 1/4 de final do Euro 96 e do famoso chapéu do Poborsky!
Ciao!