quarta-feira, junho 11, 2008

A mestria de Deco e a classe de C.Ronaldo

Portugal venceu hoje a Rep.Checa por 3-1 garantindo o apuramento para os 1/4 de final e o primeiro lugar no Grupo A.
Pelo desnível verificado no resultado final pode-se pensar que foi uma vitória tranquila, mas atendendo ao que se passou durante os 90' foi um triunfo muito suado e difícil perante um adversário extremamente bem organizado em termos tácticos e que criou enormes dificuldades ao meio campo luso, especialmente no primeiro tempo.
O golo madrugador de Deco fazia antever um rápido controle da partida por parte de Portugal, mas o golo do empate obtido pouco depois por Sionko não permitiu que tal acontecesse. Bruckner apresentou dois blocos defensivos muito sólidos e compactos que consistiam numa linha de 4 defesas e Galasek como uma espécie de líbero dos 4 homens de meio campo cortando quase todas as linhas de passe no corredor central. Muito pressionantes e disciplinados tacticamente defendiam bem próximo da grande área e num espaço reduzido de terreno vendo-se o meio campo português sem espaços e a tentar afunilar o jogo pela faixa central não procurando Simão e Ronaldo nas alas. Petit e Moutinho estavam muitos furos abaixo da partida de sábado e só Deco conseguiu manter um bom nível exibicional durante o primeiro período.
Portugal surgiu muito melhor no segundo tempo, as trocas de bola rápidas a meio campo começavam a surtir efeito, o maestro Deco com pés de veludo começava a dar um autêntico recital de futebol e foi sem surpresas que aos 63' descobriu Cristiano Ronaldo a romper à entrada da área e endossou-lhe a bola de maneira magistral para o número 7 estoirar de primeira rasteiro sem hipóteses para Cech!
Os checos tentaram reagir, entrou o gigante Koller, Scolari respondeu de imediato colocando Meira. A Rep. Checa tentou atacar na busca do empate destacando-se o extremo direito Sionko que meteu a cabeça em água a Paulo Ferreira, de longe o jogador português mais frágil. Cada bola aérea que passava perto da baliza de Ricardo era um verdadeiro sufoco e os checos apostavam forte nesse aspecto, sobretudo nos lances de bola parada, aproveitando o facto de serem mais fortes fisicamente e bem mais altos. Apesar dessa vantagem checa houve falhas gritantes de marcação em vários lances, o golo checo surge numa dessas falhas e outros dois lances de muito perigo no segundo tempo, um cabeceamento de Sionko para grande defesa de Ricardo e um desvio de Ujfalusi ao primeiro poste a que Baros chegaria atrasado no segundo poste. As bolas paradas defensivas são sem sombra de dúvida a grande pecha da equipa portuguesa e já não é de agora, basta lembrar a maneira como perdemos o Euro 2004...
Felizmente a equipa serenou nos minutos finais, conseguiu blocar a reacção checa e já em descontos Deco, sempre ele, apontou rápido um livre isolando Cristiano Ronaldo, que com muita calma e classe ofereceu o golo da tranquilidade ao recém entrado Quaresma! Pouco depois o jogo terminava e a qualificação estava quase garantida. Mais tarde, ao ser conhecida a vitória da Turquia sobre a Suiça, Portugal garantiu de imediato o primeiro lugar do grupo e o último jogo contra os já afastados suiços será apenas para cumprir calendário, boa chance para Scolari rodar o plantel e descansar alguns dos jogadores mais influentes.

3 comentários:

Anónimo disse...

JP,
Pelo que vi até agora, Portugal é a melhor Seleção da Euro.
Vc deveria ter apostado nela no meu blog, rapaz. Era uma grande opção.
Abs

Anónimo disse...

JP!

Parabéns pelas belas exibições de Portugal. Como já percebi logo ao fim da primeira rodada, a Euro pra mim só no fim de semana.
Mas tenho algo para ver nas férias até enjoar. Coloquei o gravador de DVD para funcionar... rs
Resta saber se eu irei ver as partidas depois, mesmo.

Abraços,

PS. Michel tem razão, João. Você não apostou no blog dele. Devia ter arriscado com Portugal. :-)

João Caniço disse...

Michel e Cyntia, nem nos meus pensamentos mais optimistas estava à espera de uma selecção de Portugal tão forte e convincente! Claramente superior aquela que tão boas campanhas realizou no Euro 2004 e Mundial 2006 logo é legítimo sonhar com a conquista do ceptro europeu!

Cyntia, tenho sérias dúvidas que consigas ver muitos desses jogos... partidas em diferido a saberem-se os resultados não mete lá muita piada...
Pelo menos amanhã é fim de semana e espero que possas assistir às partidas!

Abraços