segunda-feira, junho 09, 2008

'Azzurri' e Donadoni desastrosos

Estreia desastrosa da squadra azzurra no Euro 2008! Derrota expressiva por 3-0 que tem tanto de inesperada como de histórica já que há 30 anos que a Itália não perdia com a Holanda!
Para isso muito contribuíram as desastrosas opções de Donadoni a começar pelos dois centrais, Barzagli e Materazzi, que estiveram completamente perdidos em campo! O trio de centrocampistas do Milan também não esteve muito melhor e foi ver a classe de Sneijder e Van der Vaart e a voluntariedade de Kuyt jogar a seu belo prazer no meio campo italiano com transições velozes e efectivas que colocaram a nu todas as deficiências de marcação na defensiva transalpina em especial nos lances do 2º e 3º golo! Buffon ainda efectuou 2 ou 3 defesas de grande categoria, mas nada podia fazer nos lances dos golos laranja. A Itália pode-se queixar do primeiro golo holandês ter sido obtido em claro fora de jogo e de alguma falta de sorte nomeadamente na 2ª parte quando dispôs de 3 chances consecutivas de golo para marcar e reduzir para 2-1, a primeira pelo recém entrado Del Piero com um bom lance individual a proporcionar defesa atenta a Van der Sar, depois Toni na cara do guardião holandês falhou de forma incrível e um livre potente e colocado de Pirlo para a defesa da noite de Van der Sar. Não marcaram e num contra ataque mortífero a Holanda matou o jogo!
Donadoni tem muita ilações a retirar desta partida e terá que mexer em vários pontos chave da equipa e da própria estrutura se quiser vencer a Roménia na próxima partida. É verdade que Cannavaro fez muita falta, mas isso não explica a exibição desastrosa dos centrais Barzagli e Materazzi, qualquer um deles muito inferior a Chiellini que não saiu do banco de suplentes! Ambrosini e Gattuso são dois jogadores de marcação e que apenas funcionam como muletas de Pirlo, foi fácil de ver que os médios holandeses jogaram à vontade, logo esta opção saiu tremendamente furada! O que me faz confusão é ver no banco dois jovens que fizeram boas épocas na Roma, De Rossi e Aquilani, e a opção foi por dois trintões que realizaram temporadas medíocres no Milan... Di Natale tem qualidade embora eu pense que seja muito mais jogador de contra ataque e contra os defensivos e bem organizados romenos a classe e a boa forma de Del Piero serão com certeza muito mais úteis, aliás a Itália só começou a aproximar-se com perigo da baliza de Van der Sar quando Alex entrou já passava da hora de jogo.
Outra situação que me fez enorme confusão foi o facto de nem a perder por 3-0 Donadoni abdicou de nenhum dos três médios defensivos! Espero que ele perceba que com apenas 3 homens de características ofensivas dificilmente marcará um golo à Roménia...

8 comentários:

Anónimo disse...

Boa abordagem JP. Vc tocou no ponto certo que é expor os problemas da equipe. Pois, pelo o que tenho lido/visto, parece que a mídia tem se preocupado mais com o 1º gol (impedido ou não) da Holanda do que propriamente o que foi o jogo em si.
Aliás, essa maneira que a Itália vem jogando (4-3-3) pode servir para outros times ou seleções, mas não para a Azzurra, que sempre privilegiou a defesa.
Inclusive, esse assunto deve ser tema de um post que escreverei ainda essa semana.
Abs

Anónimo disse...

JP,
Muito boa sua síntese. Comentamos até qua a escolha por Materazzi e Barzagli poderia se mostrar desastrosa. E foi.
concordo com o ponto colocado por Michel. Em todos os lugares que li a síntese da partida, a preocupação de todos era expor o fato do primeiro gol holandês ter sido marcado em impedimento. A questão é que o time jogou aquém do que era esperado. E nem sabia desse lance dos 30 anos sem perder para os 'oranje'. Donadoni também está se especializando em quebrar recordes negativos na 'Azzurra'.
Outra coisa, não dá para entender o porquê de jogadores de maior talento como Aquilani e De Rossi ficarem no banco.
A Euro começa mal para os italianos e pelo visto, a passagem de volta para casa deverá ser providenciada o mais rápido possível. Só me vem à cabeça 96 e 2004... Duas campanhas desastrosas também.

Boa noite,

João Caniço disse...

Michel, eu sou da opinião que o lance é fora de jogo claro, mas não desculpa minimamente a exibição e o resultado desastrosos da Itália.
Penso que a Itália deveria jogar num 4*4*2 ou num 4*2*3*1 muito mais ao estilo dos seus dois jogadores mais talentosos, Del Piero e Cassano. Com Pirlo e Camoranesi apagados não houve quem servisse Toni em boas condições e na única vez que este teve espaço esteve simplesmente desastrado na finalização... Vamos a ver com a Roménia se há melhorias.
Abraços

João Caniço disse...

Pois foi Cyntia, e com Chiellini no banco...
Para quem se lembra da meia final do Euro 2000 contra a Holanda e da extraordinária exibição que a Itália realizou nesse jogo contra tudo e contra todos fiquei muito desiludido com a prestação de ontem. Considero Donadoni o principal culpado pelas péssimas opções tomadas, quer na táctica quer em alguns jogadores escolhidos.
Olhando para o B.I. e para o que foram as épocas do Gattuso e Ambrosini comparando com Aquilani e De Rossi é quase inacreditável as opções do treinador...
Apesar de tudo no Euro 96 se Zola tem concretizado o penalty contra a Alemanha a Itália tinha passado e no Euro 2004 a 'panelinha' que os escandinavos fizeram para o empate a dois atirou os azzurri com 5 pontos e sem derrotas para fora de prova. Penso que este início desastroso é muito, muito pior que essas duas competições...
Abraços

Ga b riel Ba lta zar disse...

Olá JP, este Holanda vs Itália revelou-se até ao momento o jogo mais espectacular do Euro. E com um resultado exagerado para o que aconteceu em campo.

Quanto aos centrais até se compreende a meu ver, dada a recente lesão de Cannavaro, e Materazzi foi dos melhores do Mundial 2006. No entanto esteve bastante mal neste jogo. À semelhança de Scolari e do treinador da Alemanha as explicações da organização do Euro para o golo de Van Nistelrooy não me convencem. É fora-de-jogo claro! Aliás ontem mesmo Fabregas marcou golo em fora-de-jogo - vamos ver as explicações da FIFA para aquele golo para novamente salvar a "pele" do Euro 2008.

Mas quem perde por 3-0 não pode falar muito, no entanto foi o primeiro golo e foi decisivo. O meio-campo do Milan até gostei de ver. Gattuso e Pirlo são maravilhosos de ver jogar juntos. Pirlo esteve sempre inconformado e protagonizou o lance de maior perigo naquele livre superiormente defendido por Van Der Sar. Lance esse seguido pelo 3º golo da Holanda marcado a "ferros". O 2º de Sjneider é fantástico todo o lance que o precede.

A Holanda sempre disse que era das favoritas a ganhar o Euro e este jogo veio confirmá-lo. 3-0 aos campeões do mundo, equipa à qual não ganhavam há 30 anos.

Para o jogo com a Roménia é de colocar Del Piero a titular, tirar Matterazzi e Ambrosini e colocar Chiellini e De Rossi. É necessária uma equipa mais ofensiva e forte fisicamente.
A tarefa agora é dificílima, mas nada está perdido. É necessário ganhar os dois jogos que faltam...

Abraço

Anónimo disse...

Bem, Parece que Donadoni, agora no sufoco, vai colocar sangue novo em campo. Há a tendência de De Rossi e Del Piero começarem contra a Romênia amanhã.

Abraços a todos

João Caniço disse...

Cyntia, espero bem que Donadoni acerte na equipa para 6ª feira, essas mexidas que referes seriam bem positivas, eu acrescentaria ainda Chiellini ao onze!
Abraços

João Caniço disse...

Gabriel, os meus parabéns pelo teu prognóstico, acertaste em cheio! Eu não estava à espera de uma Holanda tão forte, ainda para mais sem Robben e Babel...
É verdade, aquele fora de jogo de Van Nistelrooy é algo incrível! Também quero ver o que dizem sobre o do Fabregas ontem! Talvez como já estava 3-1 vão argumentar que não teve interferência no resultado final...
Penso que Pirlo esteve muito longe do que pode fazer, mas não me surpreendeu devido à época medíocre que realizou. A marcação movida pelo forte meio campo holandês também complicou claro. Gattuso foi para mim o pior elemento do meio campo, nem a garra que o caracteriza ajudou a 'azzurra' a ir para a frente e só não foi expulso porque o árbitro foi amigo!...
Quanto às três alterações que sugeres estou plenamente de acordo contigo, vamos a ver se o teimoso do Donadoni dá o braço a torcer...
Sim, para quem viu o Roménia-França pode-se dizer que a Itália ainda está bem viva e só depende dela própria!...
Abraços