quarta-feira, abril 09, 2008

Electrizante!

Assim se podem definir os últimos 10 minutos da partida de ontem da 2ª mão dos 1/4 de final da Champions em Anfield Road entre o Liverpool e o Arsenal! Golos, emoção, espectáculo, sublime!
Benítez decidiu mudar do esquema ultimamente usado 4*2*3*1 retirando Babel de extremo esquerdo e colocando Crouch na frente ao lado de Torres. Gerrard derivou da posição 10 para a esquerda do meio campo passando os reds a jogarem num tradicional 4*4*2. Pelo contrário, Wenger manteve-se fiel ao 4*4*1*1 com Hleb nas costas de Adebayor e penso que ao somarmos ambas as componentes tácticas percebemos porque os minutos iniciais pertenceram por inteiro aos gunners não sendo surpreendente o golo madrugador de Diaby na sequência de uma boa jogada colectiva.
Sensivelmente a meio da 1ª parte o Liverpool reagiu e começou a equilibrar a partida muito em virtude do desdobramento de Gerrard da esquerda para o centro nos lances ofensivos ganhando a equipa outra acutilância. Assim, à meia hora Hyypia estabeleceu o empate num excelente golpe de cabeça após canto de Gerrard. Realce para a maneira subtil como o finlandês escapou da marcação de Senderos, classe e muita experiência em acção.
A partir daqui o equilíbrio acentuou-se ainda mais, a eliminatória estava empatada e nenhuma das duas formações dava mostras de querer arriscar muito, ambas atacavam pela certa.
E foi apenas aos 69' que o jogo abriu com um golo fantástico de Fernando Torres! Pontapé comprido de Fábio Aurélio para Crouch, o gigante inglês toca para El Niño, que já dentro da área, recebe de costas para a baliza e executa um movimento de rotação monumental disparando em seguida um remate fortíssimo com a bola a anichar-se junto ao 2º poste da baliza de Almunia!
Wenger reage de imediato e coloca no minuto seguinte em campo Van Persie e Walcott. E foi o jovem prodígio inglês que iniciou o final electrizante do jogo ao inventar uma jogada fantástica que daria o golo do empate apontado por Adebayor. O Liverpool parecia ter o jogo controlado, mas Walcott pegou na bola nas proximidades da sua área, correu e driblou 4 adversários até à outra área oferecendo de bandeja o golo ao togolês que não desperdiçou!
Anfield tremeu durante 1 minuto! Mas, outro jovem substituto, o holandês Babel tirou um coelho da cartola ao arrancar uma grande penalidade a Touré! Gerrard, chamado a converter, desferiu pontapé forte e colocado, voltando de novo os reds à liderança da eliminatória.
O Arsenal nunca desistiu e sofreu o 4º golo quando se encontrava totalmente balanceado no ataque, descurando a defesa, já nos descontos Babel isolou-se e bateu facilmente o desamparado Almunia sentenciando de vez o verdadeiro duelo de gigantes que foi esta eliminatória!

Nas outras três partidas passaram todos os favoritos. O Chelsea sentiu algumas dificuldades perante o personalizado Fenerbahce de Zico, mas um golo no inicio e outro no final arrumaram a questão a favor dos blues. O Man Utd, mesmo sem Cristiano Ronaldo que ficou a descansar, venceu a Roma novamente, desta vez por 1-0. A Roma pode-se queixar de si própria já que De Rossi desperdiçou uma grande penalidade ainda na 1ª parte com o resultado a zero... Finalmente, o Barça voltou a vencer o Schalke 04 por 1-0 e confirmou sem grandes problemas a passagem à meia final onde enfrentará o Man Utd. Liverpool e Chelsea jogam a terceira meia final em 4 anos! Nas outras duas vezes Benítez venceu Mourinho e agora como será com Grant? E o Man Utd confirmará o favoritismo perante um Barça longe do fulgor de 2006?

Amanhã há Taça UEFA onde se espera por uma passagem do Sporting à meia final, vamos torcer que sim. Polga é o grande ausente por lesão muscular jogando Gladstone no seu lugar. Terá estaleca suficiente para substituir na íntegra o central campeão do mundo? Passa muito por aí o sucesso do Sporting na eliminatória...
Os russos do Zenit têm a passagem assegurada enquanto o Bayern terá que recuperar de um empate a uma bola consentido em Munique perante o Getafe. Idêntico resultado se verificou em Florença entre a Fiorentina e o PSV, como será agora em Eindhoven? Perspectivam-se dois jogos bem equilibrados, não arrisco prognósticos...

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá JP, em 1º lugar tenho que te agradecer esta analise aos jogos da champions,pois não sabia de todo os resultados desta 2ª mão dos 1/4 de final (rigor informativo do "Doce Ilusão" a vir à tona eh eh eh...)pois tenho andado ocupado a ver em dvd uma das melhores series da actualidade(o nome de Michael Scofield diz-te alguma coisa) e é um vicio tremendo.
Voltando à champions parece-me que estamos nas 1/2 finais da taça da liga inglesa 8-)
Abraço Filipe.

João Caniço disse...

Eh eh eh é verdade Filipe, também já passei por essa fase de 'vício' no Prison Break, mas neste momento tenho a série em dia, espero que venha a 4ª em breve...
Obrigado Filipe, destaquei o Liverpool-Arsenal porque foi de longe o melhor jogo desta fase, em especial a 2ª mão.
É verdade, o poderio das equipas inglesas está claramente acentuado em relação a todas as outras, arrisco-me a dizer que se o Arsenal tem calhado com o Barça teríamos agora umas meias finais totalmente inglesas...
Abraços

Anónimo disse...

Filipe andava sumido mesmo, hein? Como ele, também vindo aqui pude me atualizar à respeito dos jogos de quartas-de-final da Champions.

Só fiquei triste com a eliminação do 'Fener'. Era muito milagre de uma vez só, né? Mas já fizeram uma participação digna e Zico está se revelando como treinador.

Ciao!

João Caniço disse...

É verdade Cyntia, o Fenerbahce demonstrou ter uma equipa muito interessante e bem orientada pelo Zico, escutei muitos elogios ao seu trabalho.
Ciao!