terça-feira, maio 13, 2008

Dois pesos e duas medidas...

Scolari esteve igual a si próprio ao elaborar a lista de convocados para a fase final do Euro 2008 onde a incoerência das suas escolhas só me leva a concluir que existiram dois pesos e duas medidas...

Começo pelo caso mais notório e significativo que é a ausência do Maniche. Realizou uma primeira parte de temporada muito razoável em Madrid, após desentendimentos com o treinador Aguirre foi cedido por empréstimo ao Inter em Janeiro onde pouco jogou. Se bem me recordo antes do Mundial 2006 aconteceu algo semelhante, insatisfeito no Dínamo de Moscovo foi emprestado na segunda fase da época ao Chelsea sem grandes resultados práticos. Apesar disso Scolari convocou-o e Maniche foi o motor do meio campo luso, cotando-se como um dos melhores portugueses na prova tal como já tinha acontecido no Euro 2004... É-me totalmente incompreensível a decisão de o deixar de fora, só espero que João Moutinho esteja à altura da responsabilidade e consiga substitui-lo a bom nível na posição 8 do meio campo português... Só me refiro ao capitão do Sporting porque não considero que Raul Meireles tenha nível para assumir tal função. Sim, é verdade que fez uma boa época no Porto, mas se analisarmos com rigor, num meio campo onde jogou ao lado da classe e talento de Lucho e da fenomenal capacidade táctica de Paulo Assunção até eu jogava bem! Penso que qualquer jogador mediano fazia na perfeição o lugar de Meireles no Porto e não se notava rigorosamente nada no rendimento da equipa tal é a qualidade dos restantes dois elementos da intermediária.

Petit e Deco realizaram épocas perfeitamente desastrosas quer a nível individual quer a nível colectivo e foram convocados. Estiveram melhor que Maniche? Nem pensar! Muito longe disso... Nem vou falar no Tiago porque joga na minha Juventus e podem-me acusar de favorecimento na análise, só digo que não fez uma época ao seu melhor nível, esteve até distante do que já lhe vi fazer, mas mesmo assim esteve bem melhor que Petit e Deco e a sua qualidade e classe é tremendamente superior à de Raul Meireles...

Passo para a defesa e fico surpreendido com a opção por 4 centrais quando se leva também Miguel Veloso e poderia ter ido igualmente Caneira, o jogador do Valência faz muito bem todos os lugares da defesa e ficou de fora ao que parece preterido por Paulo Ferreia, jogador que desde que saiu do Porto tem descido progressivamente de qualidade. Lugar cativo? Diria que sim, já que na direita Miguel e Bosingwa são indiscutíveis e com a excelente época de Jorge Ribeiro só sobrou um lugar para lateral esquerdo, foi para o afilhado Paulo Ferreira, que não passa de uma adaptação banal ao lugar...

Oxalá a minha leitura esteja completamente errada e Scolari tenha acertado em cheio no lote dos convocados, mas sinceramente não me parece...

6 comentários:

Unknown disse...

Concordo contigo JP. Também espero que o Scolari tenha razão, porque sinceramente, acho que já gastou toda a sorte que tinha noutros tempos. Acredito na criatividade dos nossos jogadores, mas acho que falta alguém para traduzir a nossa fantasia em golos. Espero que o núcleo duro do meio campo se aguente e que a defesa não deite tudo a perder.

João Caniço disse...

Eu acredito na criatividade dos nossos extremos, temos 4 dos melhores do mundo nessa posição. Espero que Deco actue ao seu melhor nível e que Nuno Gomes volte a finalizar como no Euro 2000...

Anónimo disse...

Vixe!

A ausência de Maniche me surpreendeu também, até porque ele, quando jogou, não foi nada mal. Quanto aos outros, peco pela falta de conhecimento. Mas digo, que depois da Itália, com quem ando às turras, Portugal está em segundo lugar!

Sorte para vocês.

Abraços,

João Caniço disse...

Maniche foi sempre a grande figura do meio campo português, quer no Euro 2004 quer no Mundial 2006, é incompreensível a sua ausência do lote de convocados...
Fico contente pelo teu apoio, obrigado :)
Abraços

Anónimo disse...

Como de previsões eu ando mal das pernas, vide as sondagens da UEFA e Champions, vou apostar de novo, já imaginando que corro riscos...
Também, quem podia imaginar que haveria um Zenit poderoso no caminho do Bayern?! ehehehe

Abraços e ótima sexta-feira

João Caniço disse...

É verdade, quase ninguém podia prever que o Zenit vencesse a Taça UEFA da maneira como o fez!
Eu ainda não apostei porque penso que este Europeu vai ser muito aberto, não há nenhuma equipa que se destaque nem que possa ser considerada como favorita, vou reflectir mais uns dias ;)
Abraços