sexta-feira, novembro 06, 2009

Obrigado, Paulo Bento


Um verdadeiro exemplo de rigor, coerência, honestidade e competência. Em poucas e significativas palavras se destaca o profissionalismo evidenciado por Paulo Bento na sua longa passagem pelo Sporting.
Nove anos de brio e abnegação que merecem todo o meu respeito, admiração e sincero agradecimento pelo muito de positivo que fez no clube.


A demissão era apenas uma questão de tempo, a situação atingiu os píncaros do insustentável durante os vergonhosos protestos ocorridos após o desafio com o Marítimo, patrocinados tacitamente pelas claques, essa autêntica corja que mina, corrói e implode o clube por dentro das suas estruturas. Os sócios e adeptos em geral deixaram-se ir na onda de contestação e hoje, decerto, que muitos estarão arrependidos da atitude irreflectida. Talvez alguns, como eu, se recordarão de como as claques impediram Mourinho de assumir o comando técnico do Sporting no Outono de 2000...

Paulo Bento sabia que partia para esta temporada com um plantel fragilizado, nitidamente inferior ao dos grandes rivais. Sabia que não possuía um único defesa lateral de categoria no plantel. Sabia que os melhores momentos de Polga e Caneira já lá vão, definham condicionados por sucessivas lesões. Sabia que, exceptuando Liedson, não tinha um único avançado com nível na equipa. Sabia que não poderia contar com Izmailov - o jogador mais talentoso e imprevisível - durante a fase inicial da temporada. Sabia que para além do luso-brasileiro e do russo, contava apenas com Miguel Veloso, João Moutinho, Daniel Carriço e Vukcevic como jogadores de créditos firmados no elenco. Sabia que Matias Fernandez era o único reforço propriamente dito para esta temporada.
Apesar de todos estes factores negativos aceitou renovar contrato e continuar ao leme do Sporting, mais com o coração do que com a razão como o próprio admitiu durante a conferência de imprensa de hoje. Posto isto, era previsível uma temporada tão irregular, com resultados e exibições sofríveis que despoletaram toda a enorme contestação em redor da sua pessoa.

O verdadeiro problema do Sporting passa por uma situação financeira deficitária em consequência da má gestão e dos gastos exorbitantes durante boa parte da década de 90 com jogadores que se viriam a revelar autênticos fiascos tais como Tello, Leandro, Gimenez, Kmet ou Carlos Miguel. Aliado a esses terríveis negócios veio a construção do novo estádio de Alvalade e do centro de estágio de Alcochete tornando-se o Sporting um clube dependente dos empréstimos da banca para conseguir sobreviver.

Paulo Bento sabia da situação financeira do clube quando assumiu o cargo de treinador do clube em Outubro de 2005. Sabia que tinha que apostar fortemente nos jovens formados no clube e foi o que fez lançando e consolidando João Moutinho, Miguel Veloso, Nani, Yannick, Rui Patrício, Pereirinha e Daniel Carriço na formação principal.
Construiu equipas competitivas que conseguiram lutar taco a taco com o FC Porto pela conquista de três títulos nacionais. Alcançou quatro segundos lugares consecutivos no Campeonato. Venceu duas Taças de Portugal e duas Supertaças. Participou três vezes na Champions e atingiu numa ocasião os quartos de final da Taça UEFA. É o segundo treinador de sempre em tempo de permanência e no número de jogos à frente do Sporting.

E agora, Sporting? Despachado Paulo Bento quem será o ilustre sucessor? Será que consegue fazer alguma coisa de positivo com esta equipa? Não creio... aposto que será pior a emenda que o soneto. Está à vontade da maioria dos sócios e adeptos, devem sentir-se orgulhosos com o regresso ao passado (1982-2005) da instabilidade e da desgovernação no reino do leão...

6 comentários:

Anónimo disse...

Que poder, isso a q é conhcer um clube e saber daquilo que se fala... há tanto mitra que só fala por falar... és um lagarto com mto nivel camarada... aquele abraço do tripeiro espanhol... ;)

Anónimo disse...

è isso mesmo J.Pedro,concordo com tudo o que disseste, mas nos tempos que correm infelizmente o que conta para essas claques de minorias "podres" é a vitória, não conseguem olhar com olhos de ver o treinador que tinham à frente do clube, um homem de uma honestidade e transparência ímpar, que nos tempos de hoje é um " bicho raro" e um alvo a abater.E vamos ver nos próximos debates os comentadores que temos nas televisões,serão poucos ou nenhuns que vão valorizar a pessoa humana de Paulo Bento.Num país como o nosso que de Norte a Sul é varrido pela corrupção a todos os níveis e mais incidente nos presidentes das maiores empresas públicas e gestores de bancos, um Paulo Bento é uma figura "non grata". Até a raia miúda quer é dinheiro e posição seja a que preço for,veja-se a nova vitória do PS no governo e nas autarquias o PSD,partidos envolvidos em escândalos de corrupção e os portugas votam sempre neles.tenho pena de pertencer a este novo Portugal,não sei por que valores as pessoas se regem. Mas é bom saber que ainda há pessoas como Paulo Bento.OBRIGADA "PAULO BENTO "
Obrigada por existires e seres quem és.Grande abraço,Pedro.Bjs. Mae

Filipe disse...

J.P. sabes bem que não sou adepto do Sporting mas admiro muito aquela instituição, e concordo contigo a 100%. A opinião em relação ao P. Bento dos adeptos e associados leoninos (pelo menos na grande maioria), condiz com a tua e com a minha. E em relação ao proximo Sr. que se segue, não tem desde já a "matéria" necessária para fazer uma equipa mais competitiva e provavelmente vai agravar a situação mais ainda...
A semana passada ouvi um jornalista bem nosso conhecido (Gabriel Alves)a comentar o actual momento do SCP e vai de encontro ao que referiste,P.Bento fez aposta em jogadores formados no clube melhor que ninguem, fez um autentico "milagre" durante quatro anos mas nunca ganhou um grande titulo, isso tirou-lhe alguma margem de manobra e tambem não houve um reforso significativo, principalmente nos sectores mais fragilizados(defesa e meio campo)só assim a equipa ganhará mais competitividade.
Posso estar enganado, mas o Sporting, para alem de perder um grande profissional perdeu a capacidade de "fazer" milagres.
Um grande abraço, fica bem

João Caniço disse...

Caros amigos, de diferentes ângulos e visões convergimos todos no mesmo ponto.
Paulo Bento é um excelente profissional, um homem com valores e princípios, terá com toda a certeza muito sucesso na sua carreira de treinador, em especial se vier a dispor de condições humanas e financeiras que nunca teve em Alvalade.
Agradeço as vossas palavras lúcidas e objectivas.
Abraços

Michel Costa disse...

JP, já existe o nome do sucessor de Paulo Bento?
Abraços.

João Caniço disse...

Michel, existem muitos nomes veiculados para o lugar, mas nada de concreto até ao momento.
Para já, o treinador interino será Leonel Pontes, um homem da casa, que tem como maior feito ter sido o principal mentor da ascensão meteórica de Cristiano Ronaldo nas camadas jovens do Sporting.
Abraços