sábado, novembro 06, 2010

O debate


6 de Novembro de 1975. Portugal em pleno PREC, ambiente de pré-guerra civil. O país parou para assistir a debate histórico na televisão, 3 horas e 40 minutos de confronto entre os principais líderes das forças antagónicas, Mário Soares, secretário-geral do Partido Socialista e Álvaro Cunhal, secretário-geral do Partido Comunista Português.


Passados 35 anos e partindo do visionamento deste pequeno vídeo onde se incluem as principais passagens do debate, é fácil concluir que Cunhal tinha razão. Soares alinhou sempre com as forças reacionárias e conservadoras em detrimento das progressistas e revolucionárias, formando governos ora com o CDS ora com o PSD, metendo o Socialismo na gaveta (Guterres trancou-o a sete chaves e Sócrates queimou-o...) e tornando-se vassalo dos EUA e da Europa Ocidental.

Soares não tinha razão quando acusou Cunhal e o PCP de quererem impor uma ditadura pró-soviética em Portugal. Aqui, bastou esperar 19 dias para provar isso mesmo, quando o Partido Comunista não apoiou a tentativa de golpe militar levada a cabo por forças da extrema-esquerda, no célebre 25 de Novembro, que teve como grande vencedor Ramalho Eanes e o seu Grupo dos 9, e o próprio Mário Soares, assim como toda a direita em geral.

Sem comentários: