quinta-feira, junho 08, 2006

Mundial : os candidatos crónicos!

Argentina: depois da enorme decepção de há 4 anos, os azuis celestes surgem com uma equipa renovada e rejuvenescida onde se destacam Mascherano, Tevez, Riquelme ou Saviola embora o grande destaque vá por inteiro para o menino prodígio do futebol mundial, Messi, que aos 18 anos promete deslumbrar com os seus dribles, velocidade e virtuosismo deslumbrantes. Dos elementos da velha guarda resistem ainda Crespo, Ayala, Sorin ou Heinze. A táctica a usar deverá passar pelo singular 3*4*3.

Holanda: os laranjas comandados pelo lendário Van Basten apresentam uma selecção muito jovem, cheia de sangue novo e que poderá chegar bastante longe na prova. Nomes como os de Van der Vaart, Robben, Sneijder, Kuijt, Babel ou Maduro aliados à experiência de Van Nistelrooy prometem um grande torneio para a selecção das tulipas. O 4*3*3 tipicamente holandês, com dois extremos bem abertos deverá ser o esquema a usar, onde a genialidade de Robben poderá desequilibrar.

França: um misto de experiência e veterania (Zidane, Henry, Trezeguet, Gallas, Makelele, Thuram...) conjugado com o núcleo duro do pentacampeão francês Lyon (Malouda, Wiltord, Coupet, Abidal...) poderá catapultar os blues para altos voos depois do enorme falhanço de há quatro anos. Zidane decerto quererá despedir-se do futebol em beleza e para isso muito poderá contribuir a qualidade técnica e física de Henry, um autêntico prodígio no futebol actual, tal como a capacidade concretizadora de Trezeguet.

Alemanha: surge como candidato devido ao facto de ser o país organizador e pela sua enorme história na competição porque, actualmente a mannschaft apresenta muitas pechas especialmente a nível defensivo. Ballack é o único jogador de nível mundial que possui, o que aliado à qualidade dos jovens Schweinsteiger e Podolski, e ao instinto goleador de Klose poderão levar os germânicos a um nivel condizente com os seus pergaminhos embora sinceramente não acredite muito nisso.

Sem comentários: