sábado, junho 10, 2006

Mundial: os outsiders!

Rep.Checa: dois anos após um brilhante Europeu onde foi a equipa que melhor e mais vistoso futebol praticou, encantando e deslumbrando o Velho Continente, apenas parada injustamente pela ultra defensiva e sortuda Grécia, os checos chegam ao Mundial praticamente com os mesmos jogadores, o que pode ser garante de novo sucesso.
Nedved continua a ser a figura de proa com o seu potente remate e a sua técnica refinada, bem auxiliado no meio campo por Rosicky e Poborsky, e protegido na defesa por Ujfalusi e Jankulovski.
Na baliza, Cech é um dos melhores guarda-redes da actualidade enquanto que no ataque Koller e Baros complementam-se da melhor forma. Heinz costuma ser a arma secreta quando necessário. Pode estar aqui um grande candidato ao titulo!

Espanha: mais uma vez chegam a uma fase final com um grande lote de jogadores mas, com o estigma de nelas sempre falharem, será que vai acontecer o mesmo? Uma total incógnita...
Raul teve um ano para esquecer mas, para compensar surgiu em grande David Villa, melhor marcador da Liga e principalmente El Niño Torres, sendo agora a grande referência da equipa!
No meio campo muita qualidade: nas alas Joaquin, Luis Garcia e Reyes; no miolo Xabi Alonso, Xavi, Albelda e as grandes revelações e promessas Iñiesta e Fabregas.
Casillas dá estabilidade defensiva, mas a defesa apresenta algumas lacunas, Puyol, Marchena e Salgado são as referências.

Portugal: ainda e sempre Figo a grande estrela, o símbolo, o último guerreiro de uma geração dourada. Cristiano Ronaldo é a outra grande esperança embora as suas ultimas atitudes não sejam bom prenúncio, oxalá me engane...
Pauleta será o nº 9, depois de mais uma excelente época, mas Nuno Gomes é uma opção válida, já que costuma aparecer muito forte nas fases finais, relembre-se o fantástico Euro'2000 ou o golo que eliminou a Espanha há dois anos.
No meio-campo Deco e Costinha parecem intocáveis, a outra vaga parece ser discutida entre Maniche e Petit, Tiago estranhamente, após uma brilhante temporada, não parece entrar muito nas contas de Scolari...
Simão é boa opção para as alas. Meira será o substituto de Andrade e Carvalho o líder natural. Miguel e Ferreira lutam pela vaga na direita, Caneira e Valente pela esquerda. Ricardo depois de uma boa segunda metade da época promete uma boa competição.

Sem comentários: