sábado, março 08, 2008

Não esquecemos!

Depois das manifestações pacíficas dos monges budistas birmaneses em Setembro passado e da repressão violenta exercida pelo exército fiel à ditadura militar que lavra no país asiático desde 1962 o assunto liberdade e democracia na Birmânia andou alguns dias/semanas na ordem do dia, mas rapidamente desapareceu das primeiras páginas dos jornais e dos noticiários televisivos.
Entretanto o governo ditatorial convocou um referendo para Maio sobre a nova Constituição e eleições gerais legislativas para 2010. Soube-se ontem que Aung San Suu Kyi, líder da oposição, prémio Nobel da Paz, vencedora das eleições de 1990 com mais de 80% dos votos e actualmente em prisão domiciliária será impedida de participar nas eleições de 2010 devido a uma lei na Constituição que a impede de concorrer porque foi casada com um cidadão estrangeiro, Michael Aris, britânico, falecido em 1999... Incrível...
A MTV, lançou há alguns anos uma campanha intitulada Free Aung San Suu Kyi onde é pedido um simples clique na página http://www.burmacampaign.org.uk/mtvaction.html e o respectivo nome e e-mail numa mensagem dirigida ao secretário geral da ONU e aos 5 países membros permanentes do Conselho de Segurança para resolverem a crise na Birmânia e libertarem Aung San Suu Kyi! A todos os que lerem este post conto com a vossa participação!

8 comentários:

Menina Ochoa disse...

A minha participação já voou para lá =)

Ga b riel Ba lta zar disse...

Ola JP, de facto já vi essa campanha na MTV e a minha participação também já voou para lá.

Convocaram eleições sim, mas em 1990 (penso que foi neste ano) também convocaram eleições mas vendo que os democratas liderados por Aung San Suu Kyi tinham obtido mais de 80% dos votos decidiram não abandonar o poder e colocaram a activista pelos direitos humanos em prisão domiciliária.

Agora pelo que dizes ela não pode participar nas eleições, lá arranjaram maneira de acabar com a sua causa, pois porque a senhora já tem quase 63 anos e o desgaste deve ser imenso.

Parece que a prisão domiciliária já vai para 5 anos depois de ter estado livre entre 2002 e 2003. É com pena que vejo que não poderá concorrer nas próximas eleições, 20 anos depois.

Acho que em 2008 é incrível estas coisas acontecerem.

Para o fim acho que não é demais deixar o link do videoclip de Walk On, música que os U2 em 2001 dedicaram a Suu Kyi e que continua actual como se vê pelas notícias.

http://www.youtube.com/watch?v=NiCpjNSOY2I

João Caniço disse...

Obrigado Dreama pela tua participação :)

João Caniço disse...

Gabriel, pegando no teu comentário digo-te que foi ao assistir ao vídeoclip do 'Walk On' que me interessei e pesquisei informação sobre a Birmânia e Aung San Suu Kyi, e desde essa altura que tenho tentado passar um pouco a mensagem sobre essa questão. Como sei que também te interessas por este assunto como tive oportunidade de ver no teu blog com aquele excelente trabalho de pesquisa que realizaste aconselho-te a veres o filme 'Rangoon' de meados da década de 90.
Muito obrigado pela tua participação, comentário e pelo link desse fantástico tema e vídeo dos não menos fantásticos U2 :)
Abraços

Anónimo disse...

Já vou votar também. Em se tratando do dia 8 de março, dia em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a questão tem todos os seus méritos :)

João Caniço disse...

Cyntia, foi uma feliz coincidência ter escrito esse post neste dia que é muito importante especialmente nas sociedades e países menos evoluídos e onde a discriminação da mulher é muito mais evidente como é o caso da Birmânia e muitos outros infelizmente...

Ga b riel Ba lta zar disse...

Obrigado pelo elogio. Já lá vai mais de um ano, mas jamais me esquecerei o gozo que me deu aquela semana a procurar conhecimentos sobre o tema, sempre impulsionado pela grande musica dos U2 dedicada a Suu Kyi.

É admirável o percurso desta senhor e o seu sacrifício pelas gentes que na Birmânia habitam.

Em 2010 o cenário vai ser identico ao de 1990 parece-me, espero estar enganado. Mas...

Abraços

João Caniço disse...

Acredito que sim Gabriel, deve ter sido daqueles trabalhos que dá mesmo imenso prazer em realizar, pelo que li no teu blog estava muito bom, espero que tenhas tirado uma boa nota nele :)
Aung San Suu Kyi é uma heroína na verdadeira acepção da palavra, um grande exemplo a ter em conta para todos nós na forma como luta, sem recorrer ao uso de armas, pelo objectivo da liberdade e democracia para o seu povo.
Espero sinceramente que estejas enganado nesse teu prognóstico embora eu também tema o mesmo... em 2010 logo veremos, vamos torcer para que desta vez corra pelo melhor :)
Abraços