domingo, março 02, 2008

'Onda vermelha' pela liberdade e democracia!

O PCP organizou ontem em Lisboa a 'Marcha pela Liberdade e Democracia', manifestação em que participaram cerca de 50 mil pessoas e que teve como objectivo levar a cabo o direito à indignação dos portugueses contra as políticas do governo e alertar sobre o risco de fragilização do regime democrático.
A marcha principiou no jardim do Príncipe Real, desceu a rua do Século onde fica o Tribunal Constitucional (TC), lugar onde milhares de militantes comunistas fizeram questão de levantar e mostrar bem alto o seu cartão de militantes do partido numa forma de protesto contra a lei dos partidos políticos e a exigência do TC de os partidos provarem que têm mais de 5 mil militantes. Em seguida a manifestação passou pelo Largo do Carmo, local simbólico do 25 de Abril, e terminou com um comício no Rossio cujo principal orador foi o secretário geral, Jerónimo de Sousa, que criticou duramente o executivo de Sócrates acusando-o de atacar todas as vertentes da democracia, de se submeter aos 'ditames dos poderosos' e de estar a desenvolver um estado autoritário.
Na véspera Jerónimo de Sousa, sem querer criar expectativas ou definir números de adesão à marcha, garantia que seriam mais de 10 mil pessoas na manifestação, número amplamente suplantado pelas tais 50 mil que responderam presente e mostraram ao país que é possível lutar e reverter esta política de ataque às instituições públicas e de privatizações desmesuradas, tentar terminar com os compadrios, tachos e cunhas existentes entre os políticos ligados ao Centrão que minam a nossa sociedade, tentar inverter as políticas desastrosas da saúde e da educação, entre muitas outras... O PCP, apesar de muitos o vaticinarem como morto e enterrado após a queda da URSS continua vivo e bem vivo, não desiste de lutar pela mudança, com o objectivo definido de terminar com este capitalismo de favores que domina e destrói o nosso país, está ao lado dos trabalhadores como se comprova pelo grande peso dos seus militantes na intersindical nacional CGTP! É caso para gritar o slogan tão em voga nos congressos comunistas: "ASSIM SE VÊ A FORÇA DO PC! ASSIM SE VÊ A FORÇA DO PC!..."

Sem comentários: