sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Vidente?


"Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado."

Karl Marx, in O Capital, 1867

Qualquer semelhança com a realidade actual não é mera coincidência...

6 comentários:

Ga b riel Ba lta zar disse...

Ui!

Mas que Presságio de Marx. Nunca pensei nisto e agora JP até fizeste o Sócrates e o Bush terem cólicas.

Que bela frase do longínquo ano de 1867 para ser lida em 2009.

Acho que a frase cala qualquer capitalista e ela diz tudo em três linhas.

Abraço,

João Caniço disse...

Gabriel, esta é mais uma prova inequívoca que o pensamento e ideais de Karl Marx não estão mortos como nos quiseram levar a crer após a queda do império soviético, continuam bem vivos e muitos deles em jeito premonitório, tal como bem referiste.
Concordo absolutamente contigo, qualquer capitalista ao ler esta frase não tem a mínima hipótese de argumentação! É mais um estímulo para continuarmos a lutar pela mudança, rumo ao verdadeiro socialismo!
Abraços

Michel Costa disse...

JP,

Realmente foi uma frase com ares proféticos.
Também sou contra o capitalismo selvagem, mas será realmente possível a aplicação do socialismo hoje em dia?
Convenhamos, o mundo hoje caminha para a mudança. Só que mais no sentido de valorização das pessoas e não numa distribuição da renda de uma maneira solidária.

Abraços.

João Caniço disse...

Michel, eu também acredito na mudança para um mundo melhor, mas sinceramente não vejo como o capitalismo poderá fazer isso.
Acredito numa reformulação do marxismo, isto é, aplicar alguns dos seus princípios básicos à sociedade actual de forma a que esta tenda a ser mais igualitária e não com a disparidade enorme entre a pequena franja de muitos ricos e todos os outros. Não sou utópico ao ponto de acreditar que o socialismo idealizado por Marx no século XIX seja aplicável hoje em dia, acredito sim numa espécie de 'upgrade' dessas mesmas ideias à realidade actual.
Penso que a grave crise que o mundo está actualmente a viver reflecte na sua essência o próprio capitalismo em si que é a individualização e a ganância do próprio capitalista...
Abraços

Unknown disse...

Agora a pergunta que me vem à cabeça é: se o Marx vivesse nos dias de hoje, conseguiria encontrar um solução? E dar-lhe-iam ouvidos?

É que o mal já está feito... E não foi por falta de aviso, essa frase tem quase 150 anos!

João Caniço disse...

É verdade, Toupeirinha, o mal já está feito, e há quem continue a querer prosseguir as mesmas políticas erradas que conduziram o mundo dito civilizado e evoluído para este descalabro...
É uma questão muito pertinente essa que colocas, sinceramente não tenho resposta para ela, apenas te posso dizer que passados quase 150 anos após a publicação do 'Capital', livro que serviu como suporte teórico à formação dos primeiros partidos socialistas e comunistas, continua a haver muita gente a acreditar na base dos ideais marxistas e com tendência para aumentar em virtude do colapso capitalista. Basta atendermos ao caso português onde todas as sondagens mais recentes colocam os dois partidos de esquerda com resultados na ordem dos 20 a 25%. É certo que só o PCP é marxista, o Bloco é uma mistura de várias correntes de esquerda (trotskista, maoista, marxista...), mas não deixam de ser números muito significativos que fazem toda a diferença no actual panorama político e fazem-me acreditar que sim, é possível mudar de políticas em breve.